O curso de Direito é uma das graduações superiores com mais possibilidades de atuação no mercado. O bacharel terá a liberdade de escolher qual ramo mais lhe agrada e buscar se especializar no assunto. O Direito do Trabalho é uma dessas áreas e promete uma carreira promissora para os profissionais que se destacarem. Pensando nisso, preparamos o post de hoje com as opções de atuação em 4 carreiras trabalhistas. Acompanhe.
1. Juiz do trabalho
A magistratura é uma carreira muito sonhada por bacharéis e estudantes do curso de Direito, principalmente porque oferece um plano de carreira excepcional e vencimentos atrativos. Entretanto, é necessário ter muito foco, esforço e dedicação para alcançar esse objetivo.
O concurso público que dá acesso ao cargo é um dos mais difíceis do país e conta com várias fases. Após aprovado, o juiz atuará como substituto por um período de 10 anos até obter a progressão de carreira e tornar-se juiz titular.
A função do juiz do trabalho é julgar conflitos e garantir que os direitos trabalhistas sejam integralmente respeitados. Sua função é de grande responsabilidade e de extrema relevância para a sociedade.
A vantagem do juiz do trabalho em relação aos outros magistrados reside no edital do concurso, que tem um conteúdo programático muito mais específico, dispensando o estudo de muitas disciplinas diferentes.
2. Procurador do trabalho
Outra carreira muito almejada pelos profissionais do Direito é a de procurador do trabalho. Esse cargo faz parte das funções do Ministério Público do Trabalho (MPT) e tem como escopo central fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista, principalmente por parte dos empregadores.
Dessa forma, o procurador do trabalho pode promover ações públicas em defesa dos interesses coletivos, manifestar-se em processos trabalhistas e mediar conflitos grevistas.
Tanto o concurso de juiz do trabalho como o de procurador exigem uma experiência mínima de 3 anos de prática jurídica. O concurso de procurador também é composto por diversas fases de provas objetivas, subjetivas e orais, assim como provas de títulos.
O cargo oferece excelentes vencimentos, condizentes com a grande responsabilidade da função.
3. Advogado trabalhista
Saindo das carreiras públicas, o advogado trabalhista é um profissional que atua defendendo os interesses das empresas e de seus colaboradores.
Ele atua nas relações empregatícias regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a exemplo dos casos de rescisão trabalhista, cálculo de direitos, pagamento de comissões e acidente de trabalho.
A carreira de advogado trabalhista é bastante promissora, uma vez que a demanda por profissionais da área é sempre alta, principalmente em períodos de crise econômica, em que o número de demissões aumenta. O advogado que se destaca no mercado pode obter salários consideráveis e, até mesmo, maiores que os oferecidos pelas carreiras públicas.
Outra opção de atuação nessa área é a de advogado correspondente, profissional que faz diligências para escritórios trabalhistas de outras comarcas e tem a possibilidade de aumentar seu networking, incrementar a renda, trabalhar em horário flexível, além de ganhar experiência.
Se interessou sobre a correspondência? Para que você possa se especializar nessa área de atuação, não deixe de baixar nosso e-book: O Guia Definitivo da Advocacia Correspondente.
4. Consultoria em Direito do Trabalho
Finalmente, uma carreira que tem se destacado nos últimos anos é a de consultoria em Direito do Trabalho. As funções dos profissionais desse ramo estão relacionadas à identificação de melhorias e de vulnerabilidades no setor de RH das empresas.
Além disso, o consultor trabalhista poderá auxiliar na negociação e na elaboração dos contratos de trabalho, indicar a forma mais eficiente de gerenciar os funcionários e evitar que a empresa seja alvo de multas e processos trabalhistas.
Esse tipo de consultoria tem um forte viés preventivo e garante que uma organização não comprometa a sua saúde financeira com indenizações trabalhistas que podem chegar a ser milionárias. Com isso, a empresa também ganha em credibilidade e fidelização de clientes, já que pode construir para si uma imagem de socialmente responsável.
O consultor trabalhista tem surpreendentes perspectivas de salários, principalmente se atuar de forma estratégica e buscar sempre por atualizações.
Gostou do nosso conteúdo sobre opções de atuação na área de Direito do Trabalho? Então, que tal nos seguir nas redes sociais — Facebook, LinkedIn, Twitter — e acompanhar todos os nossos artigos sobre as carreiras jurídicas?