3 opções de carreira para advogados na área do Direito Civil

O Direito Civil é uma das áreas mais atraentes do mundo jurídico. É nessa vertente que são tratadas as relações mais comuns da sociedade, estabelecidas entre particulares.

Casamentos, divórcios, falecimentos, contratos de compra e venda: tudo isso é estudado e trabalhado por esse ramo do Direito.

A seguir, conheça 3 boas opções de carreira na área para você se especializar:

Do que trata o Direito Civil?

O Direito Civil regulamenta as relações estabelecidas entre particulares, pessoas físicas ou jurídicas, no âmbito privado.

Dentro desse ramo do Direito, podemos citar algumas divisões: Contratos, Família, Direito do Consumidor e Direitos Reais. E são exemplos de relações regidas por esta área: compra e venda, locação, casamento e divórcio, abertura de inventários, dentre outras.

O profissional do Direito que optar por se especializar no Direito Civil terá uma vasta gama de opções de carreira, tanto na advocacia quanto em cargos públicos. Falaremos, a seguir, sobre 3 opções de carreira. Confira.

1. Advocacia privada

Nesse caso, o profissional poderá trabalhar como advogado autônomo ou como funcionário de um escritório ou no setor jurídico de uma empresa.

Poderá, ainda, como um advogado correspondente, ou simplesmente como assessor jurídico de empresas e pessoas físicas em geral, oferecendo aconselhamento e orientações na forma da Lei.

Na esfera do Direito Civil, o advogado tem a função de defender os seus clientes em casos que envolvam questões particulares relacionadas a situações jurídicas como as que citamos acima.

Seja o cliente pessoa física ou jurídica, a figura do advogado é muito importante, pois esse profissional será necessário não só para acompanhar o cliente em audiências e acordos extrajudiciais e para representá-lo e orientá-lo juridicamente, mas também no planejamento estratégico para evitar o surgimento do conflito.

Vale lembrar que, para atuar como advogado, é imprescindível que o bacharel em Direito tenha sido aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), esteja regularmente inscrito nos quadros da Ordem e em dia com as suas obrigações.

Além disso, é interessante que o advogado que deseja trabalhar com Direito Civil se especialize em uma das vertentes que integram a área, que, como já vimos, é muito abrangente.

A preparação para o trabalho pode ser feita por meio de cursos de pós-graduação, como especialização, mestrado e doutorado.

2. Advocacia pública

Há também oportunidade de carreira em cargos públicos para advogados voltados para as causas do Direito Civil.

Um exemplo é a profissão de defensor público, o bacharel poderá representar clientes designados pelo Estado que não dispõem de recursos para arcar com assessoria jurídica.

É um cargo que exige, a aprovação em concurso público, de provas e títulos, mas não precisa estar inscrito no quadro da OAB para exercer as suas funções.

3. Assessoria jurídica pública

Outra opção interessante para os bacharéis em Direito e advogados que pretendem trabalhar com Direito Civil no setor público, é a assessoria jurídica.

O assessor jurídico presta esclarecimentos e auxílio técnico a diversos cargos de chefia dos órgãos públicos, como desembargadores, juízes, procuradores e promotores.

Ele é o profissional que zela pela aplicação e observação da lei em diversos casos analisados e julgados pelo órgão para o qual foi designado, por meio da emissão de pareceres técnicos.

Ademais, elabora ainda minutas das peças, dos documentos oficiais e dos contratos e acordos próprios do órgão para o qual trabalha.

 

Gostou da nossa lista de carreiras para advogados no Direito Civil? Compartilhe o post nas suas redes sociais e continue nos acompanhando no Facebook e no Twitter.

Para você aumentar sua capacitação ainda mais, não deixe de conferir nosso e-book O Guia Definitivo do Advogado Recém-Formado.

 

Dê uma nota a este post

Uma resposta para “3 opções de carreira para advogados na área do Direito Civil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *