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Advogado correspondente: saiba a importância de fidelizar clientes

Ser advogado correspondente não significa deixar de se preocupar com prospecção e fidelização de clientes. Pelo contrário: para manter um fluxo de ações, diligências e casos em sua rotina, é preciso se atentar a alguns desses aspectos, especialmente se o correspondente deseja crescer na carreira.

Quer saber exatamente qual é a importância de fidelizar clientes? Confira estas informações:

Por que é importante fidelizar clientes?

Qual seria mesmo o propósito de fidelizar clientes enquanto advogado correspondente? Como a maioria desses clientes são empresas, departamentos jurídicos e até mesmo escritórios de advocacia, pode parecer que não há necessidade de fidelização, a princípio. Saiba por que isso não é verdade:

Atração de mais clientes

Clientes fidelizados significam mais indicações e networking, atraindo novos clientes para seus negócios. Como advogado correspondente, é imprescindível a expansão de suas atividades de forma a aumentar também seus rendimentos.

Fluxo constante de demandas em seu dia a dia

Alguém que atua como correspondente há algum tempo sabe que existem demandas sazonais, que não necessariamente ocorrem todos os dias ou até mesmo por meses. Quanto mais fidelizados forem seus clientes, mais diligências irão bater em sua porta, o que significa também maior regularidade e previsibilidade na profissão.

Crescimento profissional

Trabalhar com o mesmo cliente por mais tempo é algo que te faz crescer como profissional. Passa-se a acompanhar não apenas os estágios iniciais de um processo, ou uma demanda única, como também realizar audiências, verificar resultados de julgamentos e decisões, além de ganhar a confiança do cliente para absorver novas demandas, como elaboração de peças processuais mais complexas.

Como colocar em prática a fidelização de clientes?

Abaixo, separamos 5 dicas que vão te ajudar nessa tarefa:

1. Manter contato constante

Os clientes precisam saber que o advogado está de olho em toda e qualquer demanda que lhe é delegada. Assim, mantenha contato constante por e-mail, WhatsApp e telefone. Não deixe para responder seus clientes no dia seguinte. Acredite, isso faz muita diferença.

2. Cumprir além daquilo que prometer

Foi pedido para agilizar o trâmite de um protocolo? Que tal fazer muito além do esperado e já conseguir uma decisão do juiz? Muitas vezes, o advogado correspondente tem a capacidade de fazer mais do que lhe foi pedido. Não se contente em fazer o mínimo.

3. Ouvir reclamações e resolvê-las

Sim, clientes de advogados correspondentes também reclamam, se frustram e precisam de atenção. Para fidelizá-los, não é possível ignorar esses pedidos. Ouça reclamações e procure fazer o máximo para resolvê-las.

4. Direcionar seu foco de atuação

Por mais que sua atuação como correspondente seja muito mais de apoio, isso não significa que é preciso atender toda e qualquer demanda que aparece. É muito bom contar também com advogados correspondentes especializados em certas áreas do Direito. Por isso, direcione sua atuação advocatícia para áreas específicas.

5. Ser diligente

Não espere o cliente pedir uma diligência, notícias sobre um processo, ou aquela medida natural de qualquer advogado, como a verificação do conteúdo de uma publicação. Aproveite que já está envolvido (e, provavelmente, substabelecido) no processo e adiante-se ao cliente.  Isso causa uma ótima impressão e, com certeza, acarreta novas demandas no futuro.

Mas cuidado para não prejudicar seu cliente, por exemplo: é possível ter vista dos autos antes mesmo da publicação, mas isso significa que a parte está se dando por citada e o prazo irá começar naquele momento.

Gostou das nossas dicas sobre como melhorar sua estratégia para fidelizar clientes no dia a dia de sua prática? Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.

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