4 dicas para expandir a atuação do escritório sem perder a qualidade

Expandir a atuação aumentando a carta de clientes — que leva a um consequente aumento do volume de processos — tem sido um verdadeiro desafio para pequenos e médios escritórios de advocacia no Brasil. Muitos têm encontrado espaço para crescimento pela prestação de um serviço de excelência combinado com investimentos em marketing ético, no entanto, é preciso garantir que esse crescimento seja real e sustentável, antes mesmo de se iniciar um plano de expansão. Só assim será possível prolongar a sobrevivência do negócio e manter o território conquistado. Diante da relevância do tema, abordaremos, neste artigo, alguns dos principais pontos para se conseguir preservar a qualidade dos serviços durante um período de crescimento. Quer saber como? Então confira:

1 – Gestão financeira

O acompanhamento das finanças do escritório deve ir muito além do simples registro de receitas, despesas e saldo do caixa. É importante produzir relatórios periódicos e detalhados sobre a movimentação de recursos ao longo de todo o ano, gerando, assim, uma minuciosa base de dados que pode — e deve — ser consultada antes da tomada de grandes decisões — como investimentos na contratação de pessoal e capacitação de colaboradores, por exemplo. Ademais, durante o processo de controle das finanças surge, também, a sempre oportuna possibilidade de revisão de gastos e de contratos com prestadores de serviço, o que pode acabar sendo muito útil na organização produtiva dos recursos.

Para aprofundar ainda mais nesse quesito, você pode conferir nosso artigo com 4 dicas de gestão de pessoas para seu escritório.

2 – Contratação

Um dos fatores que mais prejudicam a qualidade do serviço prestado é a sobrecarga de trabalho. O administrador deve, por isso, considerar o recrutamento de advogados e funcionários adicionais em um momento de crescimento. Mas atenção: alguns cuidados devem ser tomados nesse momento. Se o escritório deseja se enveredar por outras áreas de atuação, é recomendável a contratação de profissionais experientes e especialistas para ocuparem uma posição de coordenação ou mesmo de sociedade. Se, porém, a ideia é expandir dentro do mesmo segmento, o gestor pode optar pela renovação, investindo na energia e na motivação trazidas por colaboradores menos experientes.

3 – Treinamento

A capacitação dos colaboradores — tanto dos novos como dos antigos — pode criar a motivação necessária para o aumento da eficiência dos procedimentos internos. Palestras, reuniões e cursos podem renovar os ares do escritório, fazendo com que os advogados se sintam devidamente prestigiados e reconhecidos. Adicionalmente, a capacitação proporciona uma imprescindível reciclagem, útil para eliminar práticas antigas e ultrapassadas, substituindo-as por metodologias mais atuais, condizentes com as inovações legislativas e práticas jurídicas mais modernas.

4 – Terceirização

Antes de resolver pelo efetivo aumento da equipe, no entanto, o administrador deve avaliar as reais necessidades do escritório, sem ignorar o fato de que muitos serviços podem ser prestados de forma muito mais eficiente por colaboradores externos a seus quadros. Imagine, por exemplo, que durante a instrução em determinado processo, surja a necessidade de tirar cópia dos autos ou protocolizar alguma petição em uma comarca distante. Nesse caso, a contratação de um advogado correspondente elimina os custos com diárias, passagens ou combustível, além de não desfalcar — mesmo que temporariamente — a equipe do escritório.

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

O planejamento da expansão do volume de causas e de uma presença mais massiva do escritório no mercado é, sim, um passo muito importante. Entretanto, mais importante ainda é fazer com que esse crescimento seja real, não apenas aparente. Em outras palavras, o trabalho não pode aumentar caso isso se traduza em uma queda na qualidade do serviço. A manutenção desse nível de qualidade, por sua vez, depende de muitos fatores relacionados à gestão de pessoas, que devem, sempre, ser bem administrados pelos sócios do escritório.

Além disso, se você quiser maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos, não pode deixar de conferir o Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.

Agora que você já sabe como crescer com responsabilidade e qualidade, comente aqui e nos conte se você já está pronto para dar esse passo. Como anda seu planejamento para a expansão? Divida suas experiências e opiniões conosco!

 

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