4 dicas de gestão de pessoas para seu escritório

Um escritório é claramente um ambiente competitivo e, quando se trata do ramo da advocacia, esta característica tende a ser ainda mais pronunciada. Uma batalha que envolve ego e vontade de crescer será travada no dia a dia, e isso não será necessariamente um ponto negativo para o negócio. De fato, direcionar essa energia a favor do sucesso conjunto pode ser o grande segredo daqueles que estão no topo desse ramo. A postura profissional adequada é essencial no meio jurídico, e os cargos de liderança, aqui, exigem não só competência na área, mas também conhecimentos específicos de gestão. Neste cenário, algumas ações a serem colocadas em prática podem trazer um grande diferencial para seu escritório – e muitas delas, como você perceberá, são de simples execução. Confira nossas dicas e verifique como a interação e a produtividade da equipe podem melhorar a olhos vistos através da adoção de medidas eficazes de gestão de pessoas:

1 – Invista no treinamento do time

Na posição de liderança do escritório de advocacia, é fundamental que você conheça e invista no seu pessoal. Um plano de treinamento pode resolver as carências e necessidades de determinado profissional e, como consequência, do escritório como um todo. Para concretizar a ação com eficácia, será necessário um estudo aprofundado da situação atual, identificando qualidades e defeitos nos processos cotidianos do ambiente de trabalho. A partir daí, elabore um plano de desenvolvimento, implantando e acompanhando de perto o treinamento. Acima de tudo, estimule essas melhorias, agindo como verdadeiro incentivador.

2 – Implemente um método de avaliação do desempenho

Implantar uma metodologia para avaliar o desempenho da equipe é uma oportunidade excepcional para rever o passado planejando o futuro, redistribuindo tarefas e reposicionando talentos. Os critérios, porém, devem ser claros para todos para que não haja dúvidas ou conflitos. Além disso, todo o processo deve ser oficialmente documentado, e o feedback para os profissionais do escritório deve ser uma constante.

3 – Promova a melhoria da comunicação interna

Em qualquer área, uma boa comunicação trará melhores resultados, e isso claramente também vale para o segmento jurídico. Promover o diálogo de qualidade, realmente, é ação essencial na criação de soluções e reduções de rixas ou problemas interpessoais. Para conquistar bons resultados nesse sentido, existem diversas estratégias das quais você  não deve abrir mão. Um método importante é criar eventos de integração, como cursos e treinamentos específicos para gestão. Outra maneira mais leve e divertida é  promover confraternizações como aniversários ou festividades para integrar seu pessoal. Uma pequena festividade pós-expediente no próprio local de trabalho ou uma happy hour em algum ponto próximo, de fato, poderão fazer maravilhas pelo ambiente profissional e pelo desempenho de todos. As comemorações de fim de ano e em datas significativas para o escritório também são uma boa pedida, com possibilidade de maior integração e sorteio de brindes para os funcionários.

4 – Aposte em um software de gestão da área

Por que não usar a tecnologia a seu favor? Existem, no mercado, algumas ferramentas que realizam o controle das principais atividades do ramo jurídico, adequando os processos ao porte do escritório e formulando relatórios de análise específicos para que se tomem as ações corretas para melhorar gestão da equipe. Um sistema otimizado de gerenciamento de pessoas auxiliará processos importantes como a administração da equipe, gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento e mesmo os procedimentos de recrutamento e seleção de novos profissionais.

Além da gestão, existem diversas tecnologias que podem facilitar o seu dia a dia e é sobre isso que escrevemos no artigo Conheça 7 tecnologias para escritório de advocacia.

Sinta a diferença!

Os procedimentos que abordamos acima realmente podem modificar o ambiente de trabalho do escritório e aumentar a produtividade e a motivação dos profissionais.  Pouco dispendiosos e por vezes divertidos, você poderá adotá-los sem que o time se sinta pressionado ou negativamente impactado. Além de aprimorar o atendimento ao cliente e construir a imagem de um empreendimento confiável, investir em gestão de pessoas é investir em melhores resultados para seu escritório de advocacia. Aposte nas dicas acima e comemore os benefícios no ambiente de trabalho!

Além disso, se você quiser maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos, não pode deixar de conferir o Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.

Agora comente aqui e nos conte se você já usa alguma dessas dicas em seu escritório! O que pretende fazer para mudar essa realidade? Compartilhe suas experiências e expectativas conosco!

Dê uma nota a este post

Uma resposta para “4 dicas de gestão de pessoas para seu escritório”

  1. Gostaria de um modelo simples de Avaliação de desempenho, possua 12 funcionários em meu escritório.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *