Como trabalhar como freelancer jurídico e não perder os cabelos!

A rotina de um profissional freelancer é bastante diferente daquela de um trabalhador com vínculo trabalhista ou de um empreendedor que administra o próprio negócio. E no mundo jurídico não é diferente. A advocacia autônoma também tem um conjunto peculiar de vantagens e desvantagens em relação aos advogados que atuam em empresas, escritórios ou mesmo no setor público. Apontaremos, ao longo deste artigo, algumas dessas especificidades às quais o advogado deve se adaptar para que possa exercer suas funções com tranquilidade. Confira!

Rigorosa organização

A possibilidade de montar o próprio horário de trabalho, adequando-o da melhor forma possível a outros compromissos, é uma das grandes vantagens em ser um colaborador freelancer. No entanto, é preciso tomar cuidado para que essa liberdade não venha a se transformar em um pesadelo. Sabe-se que a perda de um único prazo processual pode inviabilizar a pretensão do cliente em juízo, portanto, o advogado nunca deve deixar as tarefas para a última hora, já que é preciso prever a possibilidade da ocorrência de imprevistos — como panes em computadores ou impressoras, trânsito e falhas de sistema, por exemplo.

Quando se trabalha em equipe, os lapsos individuais podem ser devidamente complementados pela atuação do grupo. Mas isso, obviamente, não ocorre quando o advogado atua sozinho. Portanto, o profissional deve ser extremamente diligente com a administração de seus compromissos. É fundamental manter um calendário rigorosamente atualizado e adquirir experiência a ponto de identificar a concentração de trabalho como um sinal de alerta. O acúmulo de muitas audiências no mesmo dia não é um bom sinal, pois sabe-se que o pregão pode demorar se a pauta estiver atrasada, por exemplo.

Administração dos rendimentos

Sabe-se que a remuneração do advogado autônomo depende, essencialmente, de honorários convencionais, sucumbenciais e eventuais participações sobre o resultado útil do processo. Isso faz com que os rendimentos sejam auferidos em intervalos de tempo irregulares e em quantias variáveis. As despesas básicas, por outro lado, costumam ser regulares e fixas, como as contas de energia elétrica e internet, pagas uma vez ao mês, e a manutenção do registro na OAB, paga uma vez ao ano. Não resta outra alternativa senão criar uma reserva nos meses em que o advogado tem superávit, para auxiliá-lo nos meses em que poderá ter um eventual déficit.

Networking

Ampliar a agenda de contatos e manter um relacionamento saudável com clientes e outros colegas da mesma área são fatores cruciais para o profissional autônomo. Um serviço bem prestado somado a uma boa comunicação faz com que o advogado crie um nome no mercado e seja indicado para outras causas. E com o aumento no volume de trabalho é sempre bom ter colegas de confiança também autônomos, já que uma boa e confiável parceria pode salvá-lo, por exemplo, do risco de ter duas audiências marcadas para o mesmo horário e não poder comparecer a uma delas.

É sempre bom lembrar que o autônomo geralmente passa por dificuldades quando o assunto é estrutura. A ausência de um escritório físico, de funcionários administrativos e estagiários pode ser um fator limitador da sua potencialidade. No entanto, com organização e trabalho, esses obstáculos podem ser contornados. Grande parte do trabalho de um advogado pode ser realizado em um esquema home office, desde que tenha acesso a um computador, um aparelho multifuncional, materiais de escritório e bons e atualizados livros de referência. O atendimento ao cliente pode ser realizado em locais públicos, como restaurantes e cafés, ou escritórios compartilhados fornecidos pela OAB.

Sabia que uma oportunidade para o freelancer é ser um advogado correspondente e ter mais uma fonte de renda? Se interessou sobre o assunto? Para que você possa se especializar nessa área de atuação, não deixe de baixar nosso e-book: O Guia Definitivo da Advocacia Correspondente.

 

 

Dê uma nota a este post
cta-ebook-recem-formado

8 respostas para “Como trabalhar como freelancer jurídico e não perder os cabelos!”

  1. Meu nome é Eduardo Cerqueira, OAB/SP n° 315.863. Exerço a atividade advocatícia desde 2010 atuando em diversos campos do Direito. Apto a realizar trabalho freelancer para qualquer ocasião e horário.
    Telefones: (11) 4521 – 2961 e/ou (11) 9.9984-8640.
    Atenciosamente.

    1. Bom dia Dr. Eduardo, tudo bem?

      O Juris Correspondente busca e divulga Freelancers Jurídicos em todo o Brasil.

      Cadastre-se em nossa base e divulgue com destaque os serviços prestados! Acesse:

      http://bit.ly/SerumAdvogadoCorrespondentenoJuris

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

      Seja bem-vinda.

      Obrigado.

      Att.,

      Equipe Blog Juris Correspondente

  2. Dicas preciosas. Principalmente para quem está começando como freelancer . Acrescentaria, como sugestão, para o advogado, que passa muito tempo ausente do escritório, que divulguem seu horário de atendimento para um momento fora do período de audiências. Como eu também patrocino causas próprias, sempre que recebo uma ligação de um cliente, peço para ele vir no período da tarde, quando já não tem mais audiência aqui em minha comarca. Também procuro andar com procurações, declarações de hipossuficiência financeira e contrato de honorário vazados para preencher em qualquer lugar, ou utilizar em casos de pane em algum equipamento do escritório. Não vou perder de fechar um contrato por não ter como imprimi-lo (risos). Equipamento portátil para digitalização de documentos, assim como internet sempre acessível no celular são ferramentais. Abraço a todos.

    1. Bom dia Dr. Caio, tudo bem?

      Excelentes dicas!

      Muito obrigado pela sua preciosa colaboração.

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Blog Juris Correspondente

  3. De fato a vida de advogado freelancer não é fácil, assim como também não é a de todos os advogados que atuam em grupo de trabalho ou parceria. Mas a do advogado freelancer exige muita organização e cuidados especiais.

    Contudo, vejo que é uma boa alternativa para o profissional que busca se firmar no mercado sem atropelos, diante de um alto custo de se ter e manter uma estrutura organizacional sem a garantia de uma receita firme e mensal.

    Desde que o profissional busque a excelência de seu serviço, desde que seja competente e responsável e desde que se mostre atualizado com os temas de sua especialidade, não vejo como o advogado autônomo não aumentar a sua carteira de clientes e não ter êxito em seu trabalho.

    1. Bom dia Dr. José, tudo bem?

      Muito obrigado pela sua participação enriquecendo o nosso post!

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Blog Juris Correspondente

  4. Estou com a minha OAB cerca de 3 meses e vejo o quão desafiador é o início de carreira! Os pilares que utilizei para o início foi o cadastramento em sites correspondentes, cartão de visita e minha inserção em comissões da OAB/AM, por enquanto ainda está parado com poucas diligências, algumas audiências e cerca de 4 iniciais, mas o bom ânimo tem me motivado a estudar, lutar e vencer. Acredito que bons contatos fazm toda a diferença na nossa profissão.

    1. Boa tarde Vanessa, tudo bem?

      Muito obrigado pela sua preciosa contribuição!

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Blog Juris

Os comentários estão desativados.