Você é estudante, estagiário ou bacharel de direito e precisa de experiência e renda extra? Seja um correspondente!

Para os bacharéis, estudantes ou estagiários de Direito que querem ir além do ambiente teórico e acadêmico da sala de aula e que quer ganhar mais experiências práticas, a correspondência é uma ótima e promissora alternativa. Por meio dela, o correspondente poderá realizar diversos tipos de serviços para adquirir experiência profissional, aumentar sua renda e otimizar o seu tempo seja para dedicar aos estudos ou aprimoramento profissional.

De fato, o mercado brasileiro de advocacia não consegue absorver satisfatoriamente a grande oferta de novos profissionais. Devido a grande quantidade de advogados disponíveis para para os escritórios e instituições jurídicas, o início da carreira jurídica pode ser árduo para muitos estudantes e recém-formados de Direito, que, na falta de vagas, acabam optando por prosseguirem com os estudos ou fazerem concursos públicos. Assim, a correspondência pode ser uma ótima oportunidade para que os estudantes, estagiários e bacharéis possam adquirir a experiência necessária para garantir um ingresso mais qualificado no mercado de trabalho e/ou até mesmo fazer dela sua profissão.

Se você é estudante, estagiário inscrito na OAB ou Bacharel em Direito, conheça agora algumas das vantagens de atuar como correspondente!

Ampliação de Networking

Ter contatos em todas as regiões do Brasil significa novas e melhores oportunidades profissionais, não concorda? E você pode atingir esse objetivo de forma rápida sendo um correspondente. Ao atuar nesta modalidade, os estudantes, estagiários e o bacharéis em Direito poderão prestar diligências para escritórios e outros profissionais de todo o Brasil. Prestando um bom trabalho, você será capaz de ampliar sua rede de contatos, o que é tão importante em qualquer fase de sua carreira.

Faturamento extra

Uma das principais dificuldades de estudantes, estagiários e recém formados que ainda lutam por um lugar no mercado de trabalho, é uma renda fixa, que garanta sua sobrevivência e uma vida relativamente confortável, que o permita se dedicar aos estudos e aprimoramento. A correspondência pode garantir justamente isto. Além de não exigir um vínculo empregatício e rigidez de horários, o profissional que realiza uma quantidade razoável de diligências consegue ganhar mais do que se estivesse exercendo um estágio tradicional.

Perfil facilmente visível aos escritórios e advogados

Para se tornar correspondente, basta cadastrar seu perfil em uma plataforma de correspondentes online – desta forma, seus dados serão visualizados por outro advogado ou escritório que precisar de alguém para cumprir diligências na comarca em que você está. O site Juris Correspondente é um dos maiores sites de correspondentes no Brasil e assim que uma diligência for solicitada, todos os usuários cadastrados naquela comarca receberão a proposta e poderão iniciar a negociação pelo serviço.

Aquisição de know-how em diversos serviços

Ao optar pela correspondência os estudantes, estagiários e bacharéis podem adquirir experiência em diversos serviços, porém, é preciso ficar atento aos tipos de diligência podem ser feitas por quem não é advogado.

O Estatuto da Advocacia e da OAB estipula que existem algumas atividades privativas do advogado, como por exemplo, a função de postular em ações (escrever peças: petições iniciais, contestações, recursos etc.), consultoria, assessoria e direção jurídica. Entretanto, se você for um estagiário regularmente inscrito na OAB, a própria lei permite que exerça essas atividades, desde que em conjunto e sob a responsabilidade de um advogado.

Por outro lado, se você não for um advogado ou estagiário inscrito na OAB, não precisa desanimar, existem diversas outras atividades que poderá exercer como correspondente.

Que tal uma lista das atividades que os estudantes, estagiários e bacharéis em direito podem realizar?

Diligências que somente os advogados e estagiários inscritos na OAB poderão ser contratado para:

  • Retirar cópia de processos;
  • Retirar alvarás ;
  • Examinar processos ;
  • Acompanhar movimentações;
  • Elaborar petições e recursos;
  • Fazer carga dos autos.

Diligências que estudantes estagiários e bacharéis sem inscrição na OAB poderão fazer:

  • Participar como preposto em audiência;
  • Confecção de Habeas Corpus;
  • Distribuição e protocolo de processo e petições;
  • Serviços extrajudiciais;
  • Cópias e cargas poderão ser feitas por quem não é inscrito na OAB. Dependendo do tribunal, o ato poderá ser realizado mediante uma autorização do advogado responsável.

Aprimorando e ganhando essa experiências, os estudantes, estagiários e bacharéis de Direito passarão a exibir um currículo mais diversificado e distinto, ajudando-os a conseguirem um melhor posicionamento no mercado.

Aprimoramento da postura profissional

O contratante do correspondente normalmente é um escritório de Advocacia ou Advogado. Por este motivo, a correspondência possibilita o desenvolvimento de determinadas posturas profissionais imprescindíveis como oratória, ética, postura, pontualidade e responsabilidade. Aos estudantes, estagiários ou bacharéis com pouca ou nenhuma vivência de mercado, trata-se de um aprendizado sem igual, que fará toda a diferença para quando chegar a hora de atuar como um advogado.

Se você é estudante, estagiário ou bacharel de Direito e deseja trabalhar sem comprometer o bom desempenho nos estudos e ganhar uma renda extra, considere atuar como correspondente. Os benefícios são muitos – tanto para quem contrata, quanto para o correspondente! Conheça as principais diligências que você pode fazer baixando o nosso e-book: O guia completo de serviços que estagiários de Direito, estudantes e bacharéis podem fazer e aproveite para fazer o seu cadastro no Juris Correspondente!

Dê uma nota a este post
cta-diligencia

37 comentários em “Você é estudante, estagiário ou bacharel de direito e precisa de experiência e renda extra? Seja um correspondente!”

  1. Boa tarde!

    Sou de Barretos, estudante de Direito, 7º Período, e gostaria de saber onde tenho acesso à plataforma de Correspondentes online.

    Obrigada.

    1. Boa noite Divair, tudo bem?

      A partir do sétimo período você pode pleitear sua carteira de estagiário na OAB.

      Com ela em mãos, você poderá se tornar um advogado correspondente!

      Estamos à disposição!

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

  2. Boa tarde

    Sou escrevente de um Tribunal de Justiça. Eu posso atuar, cumulativamente, como advogado correspondente?

    Grato.

    1. Boa tarde Rodrigo, tudo bem?

      Qualquer advogado ou estagiário com carteira da OAB pode se cadastrar no Juris Correspondente! Sociedades de Advogados também.

      Estamos à disposição.

      Obrigado.

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

  3. Boa noite,

    mas não tem que estar estagiando pelo menos por dois anos

    para conseguir ser um correspondente??

    grato.

  4. Depois de ler muito sobre o assunto de advogado correspondente, fui até o site e fiz minha inscrição, mas como estou em carreira solo e ainda estou estudando (acadêmico de direito), e estou preste a obter carteira de estagiária da OAB, gostaria de saber de vocês que são experientes nesse assunto, se com essa carteira vou poder “Realizar Diligências (carga, retirada de guias, distribuições no fórum, instrução de precatória, alvarás, retirada de ofícios) e também fazer serviços de preposto? Por favor mandem uma lista do que vou poder realizar com a carteira de estagiário da OAB e mas algumas opções que posso me dedicar como advogado correspondente.
    Atenciosamente
    Marcos L Abreu

    1. Boa tarde Dr. Marcos, tudo bem?

      Muito obrigado pelo seu interesse!

      Para esclarecer as suas dúvidas sugerimos que leia o capítulo IV do REGULAMENTO GERAL DO ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB.

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Blog do Juris

  5. Sou estudante de Direito, e estou no segundo período. Eu posso atuar como correspondente para realizar cópias de processos por exemplo?

  6. O estagiário correspondente pode imprimir cartões de visita (oferecendo serviços) em sincronia com a divulgação no site Juris Correspondente?

    1. Boa tarde, Dr. Luiz Flávio.

      Claro, não há problemas em você fazer seu cartão de visitas. Fique à vontade para divulgar seu perfil no Juris da forma que achar melhor!

      Estamos à disposição.

      Att.,

  7. BOM DIA, venho respeitosamente com a seguinte pergunta, sou estudante de direito, tenho 50 anos de idade,e trabalho a mais de 25 anos,no campo do direito,já tranquei minha matricula,umas 3 vezes,só que já participei de mais de 700 júri,e na qualidade de conselho de sentença,também participei, (digo) juiz de fato,e sou proprietário de um escritório de adv. aonde os profissionais são devidamente registrado oab do meu estado,ségue aqui a minha pergunta,quais são os meus méritos? tendo em vista que que jamais errei em qualquer situação, até por que jamais desapontaria um colega profissional, tenho 19 parentes adv. professores de faculdade e autor,de brilhantes livros na área criminal, pode tirar minha dúvida? ABÇ.

  8. Olá, boa noite.
    Achei muito interessante a postagem. Estão de parabéns!
    Eu gostaria de saber se, cursando o 7 semestre de Direito e com a OAB de Estagiário em mãos, posso ser correspondente, e se há alguma diligência que não poderei realizar. Obrigado!

    1. Olá, Dr. Rafael, tudo bem?

      Certamente que sim!

      No Juris, nós aceitamos também o cadastro de estudantes de Direito, desde que de posse da carteira de estagiários da OAB, a qual pode ser obtida a partir do sétimo período – como a que você possui.

      Sobre as atividades que você pode desempenhar, por favor, leia a matéria abaixo:

      http://blog.juriscorrespondente.com.br/2014/06/02/ganhando-experiencia-quais-sao-atividades-que-o-advogado-correspondente-pode-desempenhar/

      Att.,

  9. Bom dia,
    Para finalizar o cadastro, eu tenho que necessariamente ter a carteira da OAB?
    Sou estudante do 9º semestre.

  10. Boa tarde. Já tenho o n.º da minha OAB. No entanto, ainda não a recebi.
    Posso extrair cópia de processo?

  11. Boa noite, prezados colegas, estou no 4semestre de direito. Por favor, me respondam:
    – Quais são as funções que posso exercer?

  12. Estou no 8º semestre de direito, tenho OAB/BA de estagiária e me inscrevi para ser correspondente jurídico, mas tenho dúvidas quanto devo cobrar pelos serviços pois ainda não sou advogada iniciante. Não quero cobrar a mais e nem abaixo do valor de mercado. Podem me ajudar?

  13. Sou bacharel em Direito, conclui o curso em julho 2019, posso me cadastrar? Obs: Não tenho OAB e nem de estagiário.

    1. Olá Marcela, tudo bem?

      Como você pode ter percebido, a correspondência jurídica é possível para quem é bacharel, como você! 🙂 Sugiro a você dar uma olhada no e-book sobre os Serviços que estudantes, estagiários e bacharéis podem realizar. Para acessar é só clicar aqui! Espero que seja esclarecedor. Abraços!

  14. sou bacharel em direito tenho a carteira de estagiário só que ta vencida posso ser um correspondente ?

    1. Olá Soraya, tudo bem?
      Pode ser correspondente sim. Há vários serviços que podem ser feitos por bacharéis em Direito.
      Para te ajudar, sugiro que leia o e-book sobre esse assunto.
      Você pode acessar por meio deste link.

  15. Eu admilson Sebastiao Ortiz,sou aluno de Direito e estou cursando 8 semestre estou muito feliz de me cadrasta muito obrigado quero vencer e me dornar um grande profissional.na minha vida.

  16. Grato por compartilhar seus conhecimentos, aprendendo cada dia mais e adorando conteúdo do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *