A modalidade da Guarda Compartilhada agora é regra – Inovações da nova lei

O tema aqui abordado é bastante pulsante, já que houve inovação no que diz respeito a guarda compartilhada, com a introdução da Lei no 13.058/2014.

A Lei no 13.058/2014 alterou os artigos 1583, 1584, 1585 e 1634 do Código Civil de 2002, para estabelecer o significado da expressão “guarda compartilhada” e dispor sobre sua aplicação.

De destacar que, antes da introdução da nova lei, a guarda compartilhada somente era aplicada “sempre que possível”, sendo ainda uma opção dos pais.

No entanto, a possibilidade da aplicação da guarda compartilhada estava relacionada ao bom relacionamento entre os pais. Isto quer dizer que, quando os genitores do menor tivessem algum tipo de litígio, não era possível sua implementação.

Contudo, com a introdução da Lei no 13.058/2014, a aplicação da guarda compartilhada é regra, sendo irrelevante o fato dos pais estarem em litígio. O único óbice que inviabiliza a aplicação da guarda compartilhada é o fato de um dos genitores ou ambos não possuírem condições de exercerem o poder familiar, ou na hipótese de um dos pais expressamente manifestar o desinteresse pela guarda.

Isto porque, em atendimento ao melhor interesse do menor, mesmo na ausência de consenso dos pais, a guarda compartilhada deve ser aplicada, cabendo ao Judiciário a imposição das atribuições de cada um.

Registre-se que um dos principais objetivos da guarda compartilhada é manter o tempo de convivência do filho dividido de maneira equilibrada entre o pai e a mãe. Com isso, ambos se tornam responsáveis por decisões que envolvam a criança, assim como sua educação, forma de criação ou quaisquer mudanças que envolvam a escola, médico, atividades extracurriculares, etc.

Saliente-se que os genitores devem priorizar o bem estar do filho, não podendo permitir que suas desavenças pessoais afetem o desenvolvimento saudável do menor, considerando ainda que o objetivo é atender o superior interesse da criança, que deve ser tutelado com absoluta prioridade. Aliás, os genitores devem ficar atentos para que eventual hostilidade unilateral ou recíproca, não acarrete prejuízo ao menor.

Nesse sentido, colaciona-se recente julgado, de relatoria do Desembargador Relator Carlos Alberto de Salles, no Agravo de Instrumento no 2062192-76.2016.8.26.0000, da 3a Câmara de Direito Privado do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:

“GUARDA COMPARTILHADA. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA. Decisão que antecipou tutela, fixando guarda compartilhada do menor, com dias de pernoite com o genitor, e residência fixa com a genitora. Irresignação da genitora, autora. Alegação de riscos à integridade física do menor, em caso de visitas do agravado sem supervisão. Ausência de verossimilhança (art. 273, CPC/1973, e art. 300, CPC/2015). Guarda compartilhada que é a regra, nos termos do artigo 1.584, §2o, do Código Civil. Boletins de ocorrência e medida protetiva baseadas em atitudes do agravado contra a agravante, sem envolvimento do menor. Guarda compartilhada mantida (arts. 1.584, §2o, c/c 1.586, CC). Recurso desprovido”.

O compartilhamento da guarda não se destina a atender os interesses dos pais no exercício do poder parental, já que o maior interesse é o bem estar do filho, que deve encontrar na figura de seus genitores um ponto de apoio e equilíbrio para seu desenvolvimento intelectual, moral e espiritual.

Importante destacar que a atribuição do Poder Familiar quanto aos filhos, está descrita taxativamente no artigo 1614 da mesma lei (Lei no 13.058/2014), que consiste, entre outros, a dirigir-lhes a criação e a educação; conceder-lhes ou negar-lhes consentimento para casarem; exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição.

Ainda, importante esclarecer que a nova lei prevê que na guarda compartilhada o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada entre a mãe e o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.

A nova modalidade da guarda compartilhada, todavia, não pode ser confundida com a guarda alternada, a qual não possui vigência no nosso ordenamento jurídico. Em verdade, os doutrinadores repudiam a modalidade da guarda alternada, eis que entendem que há prejuízo para o menor. Na guarda alternada, o menor ficaria uma semana, ou um mês, ou um ano com um dos genitores e no período subsequente com o outro, de forma alternada.

O verdadeiro intuito do legislador foi de não retirar as referências do menor e manter a afetividade, quando seus pais se separam, ou quando os mesmos nunca foram casados ou companheiros, como também de evitar a alienação parental. Portanto, é a forma dos genitores possuírem a corresponsabilidade e coparticipação diária sobre a vida dos filhos, como se vivessem em família, visando manter a rotina.

A lei diz que na modalidade da guarda compartilhada atual, a convivência de ambos os pais com os filhos deve ser equânime e equilibrada, respeitando o interesse do menor. Nessa modalidade, o controle de visitação não é exato, sendo que o genitor que não mora com a criança terá o total direito de convivência, tendo o livre arbítrio de escolher quais são os melhores dias para passar com o menor.

Ainda, cumpre esclarecer que o menor deverá ter uma residência fixa, que servirá de referência, ou seja, mesmo que equânime o tempo que cada genitor terá com ele, a lei não obriga que o menor more em duas casas. O juiz já estipula qual será a residência fixa. Há uma grande tendência que os filhos de pouca idade, como os menores de dois anos, fiquem predominantemente com a mãe, que geralmente ainda amamenta e cuida de outros fatores inerentes a esta idade.

Contudo, a intenção da guarda compartilhada na atual modalidade é fazer com que não haja mais aquela tendência de pais que buscam o filho de final de semana para um simples passeio, objetivando a estreita convivência de ambos, com maior intensidade e frequência.

Quanto aos alimentos, importa dizer que a guarda compartilhada não exime o pagamento do genitor que não mora com o menor de lhe pagar a pensão. Isto porque, como o menor terá uma residência fixa, o genitor que não reside com o filho deverá colaborar com os alimentos.

É evidente que, se o tempo com o menor é equânime entre os pais, tal fator deve ser considerado para o pagamento dessa pensão, não se podendo olvidar que aquele que reside com o menor tem gastos maiores.

Entretanto, no aspecto dos alimentos relativos à guarda compartilhada, deve ser analisado caso a caso, sempre respeitando o binômio necessidade-possibilidade.

Por fim, concluo que embora a aplicação da guarda compartilhada seja a regra, quando há animosidade intensa entre as partes, há muitos julgadores que entendem por sua inviabilidade, deixando de aplicá-la. Contudo, entendo que, considerando que o principal objetivo da nova regra é o melhor interesse do menor, almejando seu bom desenvolvimento educacional, cultural e espiritual, a guarda compartilhada deve ser aplicada, cabendo ao Judiciário a imposição das atribuições de cada um dos genitores.

Precisa de auxílio jurídico? Encontre um advogado qualificado para atendê-lo no Dubbio! Clique aqui e acesse para pesquisar um advogado.

Priscilla Yamamoto Rodrigues de Camargo Godoy

Advogada da Ozi, Venturini & Advogados Associados

priscilla@oziventurini.com.br

Dê uma nota a este post

15 respostas para “A modalidade da Guarda Compartilhada agora é regra – Inovações da nova lei”

  1. Boa noite, sou pai de uma menina 13 anos e eu e minha filha nos damos super bem, pois nesse momento estou estudando em outro estado, porém eu tenho a Guarda compartilhada em juízo, e como estou desempregado no momento e só estudando, minha mãe está pagando a pensão dela! Mas a mãe da minha filha não deixa ela ir ficar uns dias com a vó dela “minha mãe ” pois minha filha ama minha mãe, e também gostaria de saber como funciona essa nova lei se eu posso entrar na justiça novamente pedindo que ela fique comigo o mesmo tempo que ela fica com a mãe dela?

    Desde já agradeço

    Reinaldo Ribeiro

    1. Bom dia, Reinaldo, tudo bem?

      Você conhece o Dubbio? Por meio desse nosso parceiro, você poderá encontrar uma solução para o seu caso. Por lá você poderá enviar a sua dúvida diretamente para os advogados especialistas no assunto e poderá tirar suas dúvidas e negociar um atendimento com eles.
      O advogado ideal a um clique!

      https://www.dubbio.com.br/

  2. Boa noite! Infelizmente nem sempre essa regra é comprida, estamos passando uma situação bem constrangedora onde a genitora proíbe qualquer contato do pai com o menor, e a guarda compartilhada com moradia fixa com a mãe não foi uma alternativa durante audiência, e para agravar a situação a genitora USA da lei Maria da Penha onde apenas a palavra da mulher basta para mentir inventar e caluniar assim afastando o pai da criança como punição e vingança pelo término do relacionamento
    Infelizmente não podemos fazer nada ela simplesmente fica impune.

  3. Muitíssimo obrigada pela sua explicação. Nunca pretendi afastar o meu filho do pai, contudo esse último sempre me ameaçou tirar o meu filho de mim. Além de policiais e assistentes sociais; bem como o meu advogado, tranquilizarem-me, irei para a mediação com o meu ex muito mais informada sobre a guarda compartilhada, que é direito de ambos.

  4. Bom dia!!! Moro em Campinas – SP e meus filhos moram com a mãe no estado da Bahia, gostaria de saber se posso pedir a guarda compartilhada sem precisar estar me deslocando até a Bahia? Quero pedir a guarda compartilhada porque estou encontrando dificuldades nas minha relações com meus filhos como falta de informações, restrições no contato e etc. Obrigado.

  5. Boa noite! Tenho um filho de 17 anos q mora comigo porém preciso saber se consigo q o pai dele tb tenha responsabilidade de ficar com ele nessa lei de guarda compartilhada?

  6. Tenho um bebê de 6 mêses, e o Pai pediu guarda compartilhada.
    Apesar do meu bebê não mamar no peito, ainda requer de outros cuidados materno.
    Gostaria de saber se a justiça determina uma idade para que o pai possa ter o direito de levar o bebê?
    Obrigada!

    1. Olá Rita!
      O Dubbio é uma plataforma parceira do Juris e você pode tirar suas dúvidas por lá! 🙂
      Segue o link de acesso – https://www.dubbio.com.br/
      Espero que sua dúvida seja solucionada em breve!

  7. Boa noite
    Queria fazer um questionamento,
    Se vc afirma que objetivo da guarda compartilhada é cada vez mais dividir tempo e responsabilidades entre os genitores, pq isso não pode ocorrer na prática?
    Ex: uma semana com o pai e outro com a mãe e os dois dividirem por igual as despesas.
    Esse tipo de guarda existe no Brasil?mesmo q seja so na parte da visitação 50% em cada residência?

  8. Excelente artigo. Importante ressaltar que a guarda compartilhada instituída em nossa país, nada tem haver com o compartilhamento de atribuições, a verdade é que essa lei foi criada para “inglês ver”, tendo em vista que na prática nada mudou em relação a guarda unilateral, bem como a regulamentação de visitas, muita das vezes sendo confundida com a guarda alternada.

  9. A guarda compartilhada, na minha opinião, é o melhor formato para a criança que poderá conviver com ambos os pais e se desenvolver de maneira saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *