Mercado de advocacia: como se destacar da concorrência?

É de conhecimento geral que o mercado de advocacia está com certo excesso de contingente quando o assunto são os profissionais recém-formados. Com mais de mil faculdades disponibilizando cursos de Direito pelo país e uma precária avaliação e fiscalização de qualidade pelo órgão responsável do governo, o número de recém formados dispara e não é à toa que a própria Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) impõe uma prova para a obtenção do registro adequado.

Mas será que após a aprovação nesse exame o novo profissional terá seu futuro assegurado? Longe disso! O mercado na área é extremamente competitivo e, para conquistar os melhores cargos, é preciso obter destaque em meio a tanta concorrência. A boa notícia é que existem caminhos possíveis e certeiros para especializar-se, adquirir mais conhecimento e conseguir uma boa posição no mercado de advocacia. Confira nosso post e saiba como conseguir o destaque tão desejado no mercado de advocacia!

Crie uma excelente rede de contatos

Talvez a dica mais importante e essencial para o novo profissional seja essa: crie uma imensa network, ou seja, uma ampla rede de contatos no meio. Em uma área em que se busca cargos de confiança e capacidade assegurada, ser indicado por alguém pode ser o caminho mais curto para atingir aquele cargo que tanto almeja. Pessoas que conhecem seu valor e sua capacidade serão seus melhores promotores na hora de algum escritório avaliar se seus serviços valem ou não a pena.

Algumas estratégias interessantes para aumentar e fortalecer sua network são participar de associações da área (como organizações e associações que promovem o debate de seus temas de interesse); marcar presença em fóruns e redes sociais de relevância no meio, principalmente o LinkedIN (nesses locais, há ainda outro forte ponto positivo: a troca de informações e conhecimentos com os membros dos grupos); fazer trabalho voluntário na área (pode ser palestras gratuitas em eventos, participação voluntária em eventos do setor, projetos de auxílio à comunidade, dentre outros) e ainda outra ótima alternativa da qual trataremos adiante: ser advogado correspondente.

Zele pela sua reputação

A avaliação do valor do advogado está, talvez mais do que em qualquer outra profissão, na reputação construída pelo profissional, tanto no meio jurídico como em sua vida pessoal. Agindo com ética e moderação, você pode atingir o prestígio que merece em seu meio. Construir uma boa imagem é imprescindível desde o começo da sua atuação na carreira.

Tenha boa comunicação

Nem pense em advogar se você não sabe se comunicar. Treine, faça cursos, leia, improvise no espelho, mas tenha boa capacidade de comunicação. Falar e escrever com clareza, objetividade e educação é mais do que uma opção, é uma obrigação nesse ramo. Imprecisão com a língua portuguesa também pode matar qualquer possibilidade de contratação ou prestígio que você estaria construindo. Ainda que você fale apenas o essencial, fale com perfeição, fluidez e coerência.

Seja inovador

Embora o mundo jurídico seja, em geral, extremamente conservador e tradicional, destaca-se também quem – além de ética e conhecimento – possui ousadia. Buscar fazer de forma distinta aquilo que os outros tratam como ordinário certamente atrairá olhares e admiração para você. Fuja dos dogmas quando tiver convicção e inove nas soluções. É isso que qualquer empregador esperará de um novo contratado.

O Direito, afinal, está passando por grandes mudanças proporcionadas principalmente pelas inovações digitais e para você aprimorar seus conhecimentos na Era do Direito 4.0, não deixe de aprender diversas novas habilidades em nosso curso Ganhe dinheiro na nova era do direito.

Considere a advocacia correspondente

O ingresso do mercado da advocacia pode ser um processo um tanto árduo, principalmente para quem não possui contatos e referências na área. É neste cenário que uma outra ótima possibilidade se insere para fazer com que o profissional adquira experiência, expanda sua network e possa demonstrar seu potencial e seu trabalho bem feito (conseguindo, desta forma, o tão sonhado destaque na área): ser advogado correspondente. A advocacia correspondente consiste em prestar serviços na área para outros advogados ou escritórios, com a chance de atuar em um grande leque de diligências, como realizar audiências, cópias de processos, protocolos, despachos com juízes, acompanhar julgamentos, dentre outras atividades. Hoje, é possível se cadastrar para o serviço de forma simples e rápida, acessando os portais de busca e cadastro da área que otimizam seu tempo e potencializam a chance de contratação. Fique de olho!

Para iniciar no ramo da advocacia correspondente não deixe de conferir nosso artigo: Seja um advogado correspondente confiável com essas dicas matadoras.

Dispare para o sucesso!

Agora que você se atualizou e leu essas dicas, você se sente mais preparado para entrar na disputa pelos melhores cargos na área da advocacia? Pois saiba que não importa o quão saturado esteja um meio ou quão competitivo esteja o mercado – aqueles que demonstrarem capacidade e ética sempre serão valorizados. Alguns dos hábitos que podem contribuir são tão simples que não será nenhum trabalho adotá-los. Com competência, muito estudo, esforço e vontade de crescer, o seu destino não poderá ser outro: o sucesso!

cta-guia-advocacia-correspondente

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *