Seja um advogado correspondente confiável com essas dicas matadoras

A advocacia correspondente é uma prestação de serviços que, cada vez mais, vem se consolidando e ganhando um espaço definitivo no Brasil. Isto porque muitos escritórios já constataram que esta é uma excelente solução em termos de eficiência, economia e praticidade para as ocasiões em que estão afastados das comarcas onde tramitam seus processos.

Porém, como ocorre com todo profissional de uma área em ascensão, é inevitável que o advogado correspondente vá enfrentar concorrência no mercado, e precisa se destacar para conseguir mais contratos com os escritórios que lhe requeiram apoio. Afinal, os escritórios costumam confiar serviços importantes apenas a advogados que lhes passem confiança e lhes garantam que suas diligências serão realizadas de forma satisfatória.

Está interessado em atuar no segmento e usufruir de seus benefícios, mas não sabe como firmar sua competência e se destacar de seus concorrentes? Gostaria de saber o que fazer para tornar seu perfil mais atraente para os possíveis contratantes? Se este é seu caso, saiba que, com algumas posturas matadoras, você certamente terá mais chances de contratação e será solicitado mais vezes pelas empresas e escritórios para este tipo de serviço. Assim, você poderá consolidar-se como um advogado correspondente confiável – e de muito sucesso. Acompanhe nosso post!

Acima de tudo, tenha responsabilidade

A responsabilidade é um atributo essencial para qualquer tipo de advogado. Mesmo trabalhando remotamente e segundo critérios de apoio, você não poderá deixar de ser responsável, cumprindo com rigor e correção os atos, as diligências e os acompanhamentos que dizem respeito ao que foi acertado com o escritório cliente.

Afinal, conforme mencionamos na introdução do artigo, os escritórios e advogados confiam suas diligências apenas aos profissionais que mais lhes passarem segurança de que o serviço será feito de forma rápida e eficiente. Caso o correspondente mostre esta segurança e seja bastante responsável, ele certamente será visto como um bom profissional pelos seus contratantes, o que irá aumentar as chances de que ele seja contratado novamente!

Fique atento – a responsabilidade é um requisito indispensável para se alcançar a imagem de profissional confiável.

Seja acessível

Uma das piores situações, quando se precisa contatar um profissional (principalmente em casos emergenciais ligados ao âmbito jurídico, nos quais pequenos deslizes podem significar a perda da demanda e de grandes somas de dinheiro), é que não se consiga nenhuma forma de comunicação com ele. Neste sentido, a disponibilidade do advogado correspondente é valiosa e imprescindível, seja por telefone ou por e-mail.

Portanto, fique sempre atento ao seu celular, telefone, sua caixa de entrada de seu e-mail, etc. O advogado precisa se mostrar sempre disponível e oferecer respostas rápidas, se quiser ficar com a diligência. Ter canais nas mídias sociais também é sempre bom: com o Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp e Viber, ele terá mais chances de se mostrar disponível para seus contratantes e clientes!

Seja inteligível e descomplicado

Não basta ser acessível: é também fundamental que o advogado correspondente tenha um discurso tratável, objetivo e descomplicado. Como o trabalho é feito à distância, as conversações abstratas e confusas só têm a piorar a relação com o escritório cliente. Caso você divague muito, isto poderá ser visto como enrolação, e o contratante certamente preferirá buscar um correspondente mais objetivo. Quanto mais inteligível você for, melhor será a sua comunicação com seus contratantes.

Tenha versatilidade

Como o advogado correspondente é um profissional de apoio a outros advogados ou escritórios naquelas atividades que lhe são essenciais – mas que, por estarem em outra cidade ou Estado, não poderiam cumpri-las a contento – o advogado poderá contribuir de várias maneiras para cumprir as diligências necessárias. Assim, quanto mais ocupações forem ofertadas pelo cliente, melhor. Não restrinja as tarefas a unicamente tirar cópias de processos, fazer protocolos e distribuições, elaborar preparos para recursos ou acompanhamentos de publicações! Abra o leque de serviços para circunstâncias mais peculiares, como atuação como preposto ou representante em audiências, traslado de documentos e despachos específicos com Magistrados. Estes casos vão exigir mais de você, mas também irão trazer mais clientela e rentabilidade, segundo a sua performance.

De toda forma, contratantes gostam de correspondentes versáteis, que atuam em mais de uma área do Direito. Afinal, isto denota um profissional comprometido e qualificado, cujas capacidades não se restringem apenas à um pequeno número de áreas ou serviços realizados.

Seja diligente

A depender do contrato que for realizado com o escritório principal, os atos dos advogados correspondentes ficam mais ou menos amarrados aos poderes que lhe foram passados para agir em um determinado grupo de causas processuais. Mas isso não quer dizer que seu desempenho precise se limitar a agir somente quando for expressamente solicitado. Afinal, qualquer advogado, mesmo que agindo em apoio, não só pode como deve agilizar o andamento das ações, cumprindo diligências com eficiência e vigilância. E, acredite: os escritórios contratantes irão reconhecer os correspondentes que lhes prestarem um atendimento de qualidade.

Conclusão

Para quem se atenta a estas características, há um mercado de trabalho promissor pela frente. São estas qualidades que diferenciam os bons profissionais em um dos ramos de serviços jurídicos que mais vem crescendo no Brasil!

Se você quer aprimorar ainda mais sua profissão, não deixe de conferir O Guia Definitivo da Advocacia Correspondente.

E você, conhece mais dicas que podem ajudar os correspondentes no país? Comente abaixo!

Dê uma nota a este post

2 comentários em “Seja um advogado correspondente confiável com essas dicas matadoras”

  1. Como faço para ser um Advogado correspondente, moro em Goiânia e posso fazer diligências tanto na capital, como nas cidades próximas de Goiânia.

    1. Boa noite Warlley, tudo bem?

      O Juris Correspondente busca e divulga Advogados Correspondentes em todo o Brasil.

      Cadastre-se em nossa base e divulgue com destaque os serviços prestados! Acesse:

      http://bit.ly/SejaumAdvogadoCorrespondentenoJuris

      Qualquer dúvida estamos à disposição!

      Seja bem-vindo.

      Obrigado.

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *