O mercado jurídico é competitivo? Em 2018 os advogados já somavam mais de 1 milhão no Brasil, segundo dados apresentados na obra de Bertozzi, a famoso A Nova Reinvenção da Advocacia: a Bíblia da Gestão Legal no Brasil. Fato é que advogados que lidam com marketing, planejam e testam estratégias, são capazes de se destacar e atrair o público certo em qualquer situação, seja com 30 ou 300 concorrentes.
Para você que ainda não saber ou tem dúvidas de como iniciar seu projeto de marketing, confira algumas dicas essenciais em nosso artigo 5 tarefas preliminares do marketing jurídico de resultado
Se você já sabe quais os primeiros passos para iniciar o Marketing de Resultados agora é a hora de conhecer práticas muito eficientes de divulgação do seu trabalho. . Confira a seguir:
Invista em identidade visual
A identidade visual deve compor a estratégia de marketing jurídico, afinal, é um ponto fundamental para quem quer transmitir profissionalismo e por isso deve estar entre as primeiras ações. Nesse sentido, é importante definir a identidade da marca, ou seja, como os clientes devem enxergar seu trabalho. Dessa forma, é possível planejar o logotipo, as fontes usadas para o nome da empresa e as cores para replicar na fachada do escritório, no cartão de visitas da empresa, no site, na assinatura de e-mails e em toda comunicação.
Defina as redes sociais a serem usadas
O uso das mídias sociais impulsiona bastante a comunicação com muitos potenciais clientes, simplificando a tarefa de levar esses visitantes para seu website. Para isso, além de estratégia, é necessário determinar em quais redes sociais você deve estar. Um público engajado? O Twitter é uma opção já que ali é fácil começar um debate e comentar as atualidades de forma bem rápida. Trabalha atendendo empresas? O LinkedIn pode ser uma ponte entre seu negócio e novos clientes.
O Facebook também é uma mídia social útil aos advogados. A rede permite anúncios com bom alcance e a custos baixos. O segredo para não errar é, sim, se adaptar aos formatos nos diferentes canais, mas sem deixar de lado o discurso da empresa, o que é essencial para novos e atuais clientes.
Tenha um site
Para muitos segmentos, estar online ainda é algo novo. Porém, cabe ressaltar que um site não é somente uma página estática na web, ele pode ter várias funções, tanto para escritórios quanto para profissionais autônomos do direito. Ter um site é essencial para:
- Estar disponível a qualquer momento: o site pode ser um canal de contato fora do horário comercial. Desse modo, quem pesquisa sobre serviços como o que você presta ou quiser enviar alguma mensagem, pode ter essas informações rapidamente;
- Demonstrar autoridade: para clientes e possíveis clientes falando sobre assuntos do seu domínio por meio de um blog;
- Conquistar novos clientes: visitantes do site, ao verificar as informações disponibilizadas, podem fechar negócio, entrar em contato para fazer isso ou solicitar um orçamento, seja por e-mail ou telefone;
- Manter as informações atualizadas: seja uma mudança no local da empresa, no telefone ou nos serviços, isso deve constar no site. Desse modo, clientes e prospects sempre poderão te encontrar.
Ainda não está convencido da importância de um site? Acabe com todas as suas dúvidas em nosso artigo: Por que o advogado precisa ter um site?!
Aplique práticas de marketing local
Um escritório de advocacia ou mesmo um advogado autônomo com um raio de atuação menor pode utilizar o marketing local. Ele se traduz em parcerias, eventos e até nas instalações físicas da empresa.
Por meio de parcerias é possível receber menções e indicações. Nesse contexto, é uma boa opção conhecer outros escritórios que prestem uma assessoria diferente da sua para que indiquem clientes para você fazer o mesmo pelo parceiro.
Outro meio de se destacar em seu raio de atuação é por meio de eventos. Há uma feira de empreendedores em sua cidade onde seu público-alvo pode estar presente? Se não for possível palestrar, por exemplo, ou falar 10 minutos sobre algo interessante, patrocine esse evento para tornar o nome da empresa conhecido.
Ainda em termos de marketing local, também cabe promover seu espaço físico para ser atrativo para visitantes e clientes. Possuir uma sala de espera, música ambiente agradável, estacionamento, se possível, e uma localização estratégica, próxima a um fórum, por exemplo, facilitam a chegada de clientes até você.
Incentive as indicações
Além das indicações por meio de parcerias, os próprios clientes podem ser incentivados a fazer isso. No contexto jurídico, é possível aplicar ações que serão úteis também para fidelizar. Quer um exemplo? Caso o nível de satisfação de clientes esteja bom, defina uma premiação para quem indicar. Assim, quem indicar novos clientes entra em um sorteio para ganhar ingressos para o teatro, por exemplo, ou aquilo que você julgar mais conveniente para seu público. Outra opção é fornecer um brinde, como uma agenda com seu logotipo, para o cliente e a indicação dele.
Ao estimular indicações, lembre-se que não se trata de uma ação do tipo “varejo”. Faça o que interessa seu público e seja compatível com a identidade da sua empresa.
Quais efeitos esperar da divulgação?
Mesmo que o marketing não pareça estratégico para seu negócio, saiba que ele tem funções além de contribuir para o aumento de clientes, trazendo muitos benefícios. Divulgar sua empresa garante que mais pessoas a conheçam, sejam parceiros, concorrentes e quem futuramente se interessaria pelo que você faz.
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2 Comentários. Deixe novo
sou recém formado (Bacharel Direito) tenho carteira de estagiário, há demanda compensatória para que eu possa contrair o investimento em correspondência?.
Boas dicas, pessoal. Muitos advogados são excelentes profissionais, mas não sabem como divulgar seu trabalho. Daí a importância de se investir em marketing ético e dentro dos preceitos legais estabelecidos pela OAB.