Estudando para a prova da ordem? Confira 7 dicas para estudar melhor

O índice médio de aprovação na prova da ordem não é dos mais animadores, ficando na faixa dos 17% dos candidatos que efetivamente fazem a inscrição para o processo seletivo. Ou seja, um volumoso contingente de recém-formados em Direito não conseguem autorização para advogar, por isso acabam passando anos a fio refazendo as provas de primeira e segunda fases. E essa situação gera ainda mais nervosismo nos aspirantes a advogado, com a pressão só aumentando com o decorrer do tempo. Para não precisar se ver nessas mesmas circunstâncias, vale a pena se preparar o quanto antes, realmente mantendo o foco nos estudos para passar logo — e bem — por essa etapa, não concorda? Mas não sabe como se organizar para otimizar os estudos? Pois então confira agora mesmo algumas dicas para fazer bonito na prova da ordem:

Encontre um local tranquilo para estudar

Essa dica pode, a princípio, parecer bobeira, mas, acredite, fazer suas leituras em um local mais tranquilo e com bem pouco — ou, de preferência, nenhum — barulho aumenta, e muito, sua produtividade. Por isso, seu espaço de estudo deve ser arejado e bem iluminado, de modo que consiga reter melhor a matéria e fixar os pontos em que tem dificuldade. Não sustente o hábito de ler com a televisão ligada ou dentro dos transportes que toma para seguir para a faculdade ou o trabalho. É preciso concentração total!

Se você não sabe como determinar seu ritmo, confira uma matéria especial sobre Quanto tempo é saudável estudar por dia?

Procure resolver questões antigas

Em praticamente todas as provas se vê questões muito semelhantes àquelas já cobradas em exames anteriores. Por isso, fazer simulados testa não apenas seu conhecimento nas matérias, mas apresenta os aspectos que a banca examinadora — atualmente, a FGV — leva em conta, além de avaliar a familiaridade que você já pegou com o ritmo dos enunciados, o que faz bastante diferença na hora da prova em si.

Dê preferência às disciplinas mais cobradas

Mesmo que você queira dar o seu melhor para obter o mais alto resultado, vale a pena manter o foco nas disciplinas que são mais cobradas na prova, a fim de garantir mais de 40 pontos — visto que, para passar para a segunda fase, o estudante tem que acertar pelo menos metade das 80 questões. Assim, dê ênfase ao estudo, por exemplo, de Direito Constitucional e Civil, equivalentes a 7 questões cada, Direito Administrativo, Penal, Processual Civil e do Trabalho, que contam, cada um, com 6 questões. Isso não significa que você possa dispensar outras matérias, como Filosofia do Direito, ECA ou Direito Ambiental, mas, sim, que você poderá, no caso de falta de tempo ou de acordo com suas prioridades, ler resumos ou apostilas mais enxutas sobre elas.

Reforce o estudo de Deontologia Jurídica

Das 80 questões da primeira fase, pelo menos 10 tratam do Estatuto da OAB e do Código Ética e Disciplina da Advocacia. E a ideia precisa ser fazer a maior pontuação possível nessa parte da prova, de preferência gabaritando o assunto, porque a matéria é uma das menores quando comparada a outras disciplinas, assim, se você a fizer bem, só ficarão faltando 30 pontos para chegar à fase seguinte. Lembre-se de que as questões de Deontologia são as primeiras do exame. Acertando-as você ainda adquire mais confiança para fazer as posteriores!

Leia a Constituição diariamente

O estudo do Direito Constitucional é muito relevante para a primeira parte do exame, também servindo de fundamento para várias outras disciplinas. Vale ressaltar que, inúmeras vezes, os examinadores acabam aproveitando o texto constitucional básico para elaborar as questões. Portanto, leia um pouquinho da Constituição, a cada dia, por cerca de 30 minutos ou uma hora.

Estude súmulas e jurisprudência

Muitas questões do exame tomam por base julgados do STF e do STJ, seus entendimentos reiterados e as súmulas vinculantes. Exatamente por isso é interessante ler ao menos aquelas mais importantes, o que certamente vai ser indicado no cursinho que estiver fazendo ou nos livros e apostilas que pegar para ler.

Escolha um dia da semana para descansar

De nada adianta enlouquecer para passar no exame e acabar forçando o estudo, sem nenhuma pausa. Pequenos intervalos e momentos de descanso bem planejados fazem com que você tenha mais atenção, vigor e até memória para manter o ritmo dos estudos e fazer uma boa prova da ordem. Assim, para seu próprio bem, tire pelo menos um dia da semana para relaxar e revitalizar os ânimos para a próxima jornada.

No seu dia de descanso, aproveite para atualizar sua lista de filmes assistidos com o nosso e-book: 50 Filmes e 10 Séries que Todo Advogado Precisa Conhecer.

Agora comente aqui e nos conte como vem estudando para a prova da ordem! É a primeira vez que faz os exames? Deixe suas dicas e compartilhe suas experiências conosco! Participe!

Dê uma nota a este post

Uma resposta para “Estudando para a prova da ordem? Confira 7 dicas para estudar melhor”

  1. Sou estudante do 9º período e faço a minha primeira prova agora em março. Obrigada pela dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *