Estão me oferecendo valores de honorários aviltantes, o que eu devo fazer?

Primeiramente, você não deve aceitar. Infelizmente, as plataformas de correspondentes pouco podem fazer a respeito, pois normalmente conectam sem fazer intermediação e determinação de valores dos serviços. Essa é uma prática que tem como únicos responsáveis quem oferece e quem trabalha por valores considerados aviltantes.

Vale destacar que dentro desse contexto existem os contenciosos de massa, que são pessoas ou empresas que contratam em grande quantidade. Nesses casos, é totalmente válida uma análise sobre os valores oferecidos e as formas de pagamento, pois pode haver um enorme ganho para o correspondente ao trabalhar com grandes volumes de diligências.

Cobrar ou oferecer um valor aquém do que normalmente se recomenda pela tabela de honorários da OAB pode parecer, à primeira vista, uma boa solução para um mercado cada vez mais competitivo e inflacionado, como é o da advocacia. Essa prática é, entretanto, extremamente prejudicial à classe, já que cria uma tendência de redução geral dos valores cobrados, bem como desvaloriza o trabalho de prestação de assistência jurídica, seja ele qual for.

Caso se depare com colegas oferecendo ou cobrando valores aviltantes, você pode e deve comunicar isso para a OAB.

Para tal, utilize o canal oficial do Conselho Federal da OAB clicando aqui.

Tomaz Chaves de Paula
Advogado formado pela UFMG, empreendedor, fundador e CEO do Juris Correspondente e do Dubbio.

Dê uma nota a este post

Publicado por

Tomaz Chaves de Paula

**Ei, vem me conhecer melhor!** Fazer e cultivar amizades, família, filosofia de boteco, negócios e squash! Sobre a vida: “De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro”. Fernando Sabino. **Quais são minhas principais atribuições na empresa?** - Definir e implementar Missão, Visão, Valores; - Fazer projeções para a empresa e garantir que elas estejam alinhadas com a operação; - Cuidar de parcerias estratégicas - investidores, softwares jurídicos, AB2L, potenciais contratantes, fornecedores e buscar que estes encontros se transformem em projetos internos; - Cuidar de toda a operação financeira.

4 comentários em “Estão me oferecendo valores de honorários aviltantes, o que eu devo fazer?”

  1. Ótima iniciativa. Recebi uma proposta de R$ 20,00 para retirada de uma guia de levantamento de honorários, fiquei chocada! Espero que nenhum colega tenha se rebaixado e aceito.

  2. Excelente iniciativa!

    Proponho a criação de um comando na diligência que possibilite ao advogado informar que estão sendo oferecidos honorários aviltantes. De modo que, ocorrendo reiteradamente, o profissional seja retirado da plataforma.

    1. Concordo plenamente com o Dr. e dou meu total apoio à sugestão do colega… chega a ser vergonhoso…hoje tive uma proposta de 20,00 para um protocolo… realmente deveria haver alguma forma para denunciar o escritório contratante que oferece este tipo de honorários.

  3. Geralmente são esses escritórios de logística jurídica, que já chegam determinando o valor, mas o pior é que tem colega que aceita.
    A OAB não está fazendo nada pelos advogados, já denunciei várias vezes, tirando um print da tela e mandando para as respectivas seccionais, inclusive já tem empresa Ltda se passando por escritório de advocacia e a OAB nada fez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *