Entenda cada tipo de demanda que existe no mercado de correspondência

Uma das principais dúvidas dos correspondentes jurídicos é sobre quanto cobrar pelos seus serviços. Além da dúvida de por onde começar, existem questões delicadas que envolvem este tema, como o aviltamento de honorários. O que muitos advogados não sabem é que o preço a ser cobrado dependerá do tipo de demanda que você decidir atender.

Primeiramente, gostaríamos de deixar claro que sabemos da importância da valorização dos serviços dos advogados e fazemos questão de mostrar em nosso Blog as tabelas estipuladas por algumas OABs. Se quiser acessá-las, basta clicar aqui.

De qualquer forma, trazemos até você uma explicação de questões presentes no mercado.

Tipos de demanda

Primeiramente, são três os tipos de demanda que um correspondente pode assumir no mercado comercial atual.

Demanda especializada:

A demanda especializada é aquela própria para advogados com formação especializada, ou seja, são demandas mais difíceis em que o correspondente consegue cobrar mais por sua realização. Neste caso, o advogado que escolhe se especializar para atender diligências deste tipo ganhará mais no valor cobrado e não na quantidade de diligências realizadas. E mais, conseguirá fidelizar muito mais clientes, uma vez que possui um knowhow que parte dos advogados não detém.

Se você é recém-formado ou não tem como diferencial certas especializações, dificilmente conseguirá atender demandas especializadas com valores mais altos. Mas se você tem como objetivo chegar neste nível, corra atrás de especializações, destaque-se em alguma área para ter competitividade e conseguir entrar neste mercado especial.

Contencioso de massa

Contudo, existe um mercado chamado contencioso de massa em que as demandas são mais simples e não exigem especialização. Neste caso, grandes empresas que recebem milhares de processos todos os meses contratam as logísticas jurídicas que, por suas vez, contratam os correspondentes. O correspondente que assume as demandas de massa ganham pela quantidade de diligências realizadas e não pelo preço. Por isso, realizando muitas delas, podem ganhar “no final do mês” até mesmo o mesmo que os advogados especializados ganham. Torna-se necessário se organizar mais pela quantidade de serviços, mas no final pode valer muito à pena se você não tem especialização.

Demandas isoladas

Existe um terceiro tipo de contratação que não segue nenhum dos padrões colocados acima. Geralmente, ela provém de advogados autônomos ou escritórios de pequeno porte. O valor deste tipo de demanda varia de acordo com questões como local de realização da audiência, urgência de cumprimento, dentre outros.

Aviltamento de honorários

As regras do mercado infelizmente são duras, mas elas existem. O topo de todo este processo são as grandes empresas solicitantes das diligências que, se a demanda não for especializada, pagam muito pouco. O aviltamento de honorários surge como um problema do topo do processo e são nelas que a OAB deveria intervir.

Vale lembrar que para calcular o valor cobrado você deve sempre observar as tabelas de honorários disponibilizadas por cada Seccional da OAB. Elas não são obrigatórias, mas estipulam o mínimo que deve ser cobrado. Quanto mais profissionais utilizarem a tabela, menores serão as chances de leilão de serviços advocatícios, e mais valorizado será o profissional de Direito.

Gostou da opção de carreira? Se quiser aprofundar mais no assunto, não deixe de conferir nossa série de vídeos sobre Advocacia Correspondente 4.0 e diversas outras dicas no curso Ganhe dinheiro na nova era do direito.

O que achou do artigo? O tema é polêmico mas é importante estar por dentro. Dê sua opinião nos comentários!

 

Dê uma nota a este post

Uma resposta para “Entenda cada tipo de demanda que existe no mercado de correspondência”

  1. Olá aqui é a Roberta Vasconcellos, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *