Direito e Game of Thrones: confira 3 lições que todo advogado pode aprender com a série

Em pouco tempo, Game of Thrones se transformou em uma verdadeira febre. No encerramento da sexta temporada, a série chegou a ter a segunda maior audiência dos EUA . Mas por que tanto sucesso? Mais do que tramas complexas e personagens envolventes, Game of Thrones traz diversas reflexões que podem ser muito úteis para a vida profissional, especialmente se tratando de um advogado recém-formado.

Quem acabou de chegar no mercado sabe que precisará enfrentar uma realidade bastante competitiva. E, para conquistar o seu próprio espaço, ou ainda, o “seu trono de ferro”, é possível aproveitar algumas das estratégias e comportamentos dos personagens da série. Para quem acha que Direito e Game of Thrones não tem nada a ver, vale a pena continuar a leitura e se surpreender.

1 – Saiba convencer e negociar

O Novo Código de Processo Civil,  trouxe novos desafios para quem atua como advogado. Como a nova lei dá prioridade aos acordos, é fundamental que os profissionais da área jurídica estejam aptos a argumentar e a negociar, evitando sempre o litígio.

Para se inspirar com uma boa oratória, o personagem Tyrion Lannister é uma ótima referência. Quem acompanha a série sabe que o anão dá um show na hora de convencer as pessoas a mudarem de ideia. Além disso, seus diálogos são poderosos e impactantes e servem como uma verdadeira aula de negociação: Tyrion costurou importantes acordos usando seu poder de persuasão. Sua capacidade de achar alternativas satisfatórias para os envolvidos pode servir também para o jovem advogado na hora de lidar com clientes.

2 – Aposte nas qualidades individuais da sua equipe

Mesmo iniciando a vida profissional, um jovem advogado se vê diante da difícil tarefa de gerenciar uma equipe. Muitos recém-formados precisam liderar uma equipe de estagiários e coordenar esse tipo de atividade pode ser um grande desafio. Porém, mais uma vez, Game of Thrones pode trazer ótimos ensinamentos!

Na série, Jon e Daenerys se mostraram líderes excepcionais e vencedores do trono de ferro. Não por outro motivo, esses personagens sabiam muito bem como atender aos anseios de seus seguidores. A mesma técnica pode e deve ser utilizada em equipes dentro de escritórios de advocacia.

Mesmo sendo um advogado recém-formado, não é preciso temer em ouvir seus estagiários e muito menos em buscar atender seus anseios. Isso, ao contrário do que muitos pensam, não vai retirar a sua autoridade. Ouvindo estagiários, é possível construir uma relação de ganha-ganha, equilibrando expectativas e vantagens para ambos os lados. Esse tipo de relação pode ser extremamente positivo e pode ser uma ótima forma de contar com estagiários produtivos, motivados e muito fiéis.

Para você se tornar um Expert em liderança, não deixe de conferir nosso artigo com 4 dicas de gestão de pessoas para seu escritório.

3 – Ética é fundamental

Agir com ética, lealdade e honestidade, tanto com clientes como com colegas de trabalho, é essencial para quem deseja prosperar na carreira. A figura do advogado arrogante, que fala difícil e cobra um preço alto está cada vez mais em extinção. Hoje, os clientes buscam serviços e profissionais acessíveis, que buscam oferecer soluções e não mais dúvidas. Os honorários advocatícios custam caro, por isso, é fundamental que a prestação de serviços seja impecável, começando pela postura e pela forma de tratar pessoalmente colegas e também clientes.

Para quem quer se inspirar com relação a uma postura ética, honesta e leal, Jon Snow é o personagem ideal. Por ter sempre uma postura correta, coerente e honrada Jon Snow se tornou um dos principais líderes dos vigilantes de Westeros, conquistando admiração até de seus adversários.

E como o poder da persuasão é fundamental para suas argumentações, confira em nosso e-book gratuito com Técnicas infalíveis de NEGOCIAÇÃO para advogados.

Dizem que a arte imita a vida, certo? Porém, ela também pode trazer boas reflexões. É fã de Game of Thrones? Se surpreendeu com essas lições da série? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com outros advogados fãs da série.

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *