Como melhorar o processo de clipping jurídico em seu escritório?

Uma boa alternativa para os escritórios de advocacia que buscam crescer e ganhar vantagem competitiva é investir no clipping jurídico, que se trata de um processo de monitoramento, avaliação e arquivamento de alusões realizadas na mídia de uma certa marca, empresa, entre outros, ou referência usadas em campanhas de comunicação.

Geralmente, esse controle é realizado em mídias de conteúdo público ou por assinatura, como: jornais, revistas, televisão, rádio, sites de notícias, redes sociais etc.

Apesar de parecer um processo simples, o clipping pode trazer diversas vantagens para o escritório de advocacia. Entre os benefícios estão a percepção de como a empresa é vista no mercado, a identificação de falhas no processo de comunicação, a avaliação de procedimentos cumpridos, a compreensão as tendências do mercado, a antecipação de crises e também novas oportunidades.

Se deseja saber como ter um clipping jurídico eficiente no seu escritório, continue lendo este texto!

Defina objetivos

Estabelecer os objetivos é o ponto inicial para qualquer procedimento de planejamento com base em resultados, pois não é possível esperar resultados quando não se tem bem definido onde se quer chegar.

Quando as perspectivas são estabelecidas, fica mais fácil buscar pelos dados necessários.

Afinal, como já falamos, o clipping jurídico é o recorte das informações relativas aos objetivos proposto pelo seu escritório de advocacia.

Use estratégias eficientes

É muito importante usar métodos eficazes e que organizem o fluxo de trabalho no momento de realizar o clipping. Para isso, pode ser utilizado um organograma em que é possível estruturar todas as fases de desenvolvimento do processo.

Utilize palavras-chaves típicas e canais de comunicação relevantes sobre o assunto a ser monitorado. Dessa forma, quando pesquisar, por exemplo, sobre processos jurídicos, não vai correr o risco em cair nas páginas de assuntos que não tem relação com o que procura.

Utilize as ferramentas digitais

O uso de ferramentas digitais vai otimizar o trabalho feito de forma manual em praticamente sua totalidade. Isso porque além de fazer uma busca minuciosa sobre os temas mais específicos, as ferramentas digitais conseguem também obter um alcance mais efetivo no momento de procurar páginas da internet que versam sobre o assunto em questão — e, a partir disso, geram relatórios precisos e prontos para serem analisados.

Entre os benefícios da utilização das ferramentas digitais, podemos mencionar:

  • buscas mais eficientes,
  • geração de relatórios completos;
  • otimização do tempo.

Entre as ferramentas disponíveis no mercado, você pode encontrar o software de Search, Google Alertas, entre outros.

Além do clipping, existem diversas tecnologias que podem facilitar o seu dia a dia e é sobre isso que escrevemos no artigo Conheça 7 tecnologias para escritório de advocacia.

Escolha bons canais de comunicação

Escolher bons canais de comunicação é fundamental na qualidade da informação que se deseja adquirir. Esses canais podem ser divididos em irrelevante, relevante e muito importante.

A internet tem inúmeros sites que tratam dos mesmos temas e os dados concedidos por cada site necessita de algum fundamento ou base real.

Antes de optar pelos canais podem ser feitas algumas indagações como:

  • qual a expressão do site para o ramo que será pesquisado;
  • se o site já apresentou alguma informação inverídica e, caso positivo, quantas vezes isso ocorreu;
  • quantas vezes o site errou na previsão das informações.

Deu para perceber que é preciso ser bastante seletivo no momento de buscar informações presentes nos canais de informações, não é mesmo? Afinal, é preciso ter qualquer cuidado quando o crescimento do seu escritório está em jogo.

Priorize a diversificação

A diversificação não está ligada na visita em diversos sites para busca da mesma informação, mas em examinar todo o conteúdo do tema fruto da pesquisa. Ao utilizar o clipping jurídico, é preciso estar totalmente acessível para explorar todos os dados que constituem um mercado.

Por exemplo, você deve pesquisar o tema, ter em mente qual é o objetivo da sua procura e monitorar esse assunto como: quem está falando, qual apresenta informações mais confiáveis etc.

É um exemplo simbólico, claro que dentro de um ambiente de negócios, a formalidade é de extrema importância. Esse foi somente um exemplo simples, para facilitar sua compreensão de como funciona a adoção do clipping em uma empresa.

Avalie os relatórios gerados

Após realizar o monitoramento, pesquisar e conseguir as informações necessárias, é hora de reunir  todos os dados para que façam sentido e o responsável pela análise tenha entendimento nos momentos de decisão.

As ferramentas digitais podem ser consideradas um avanço na estruturação de dados e informações, pois, automatizam todo o procedimento e elaboram de relatório, possibilitando que os clientes somente avaliem as informações.

Ter esses recortes armazenados é essencial para que o uso do clipping demonstre sua eficácia.

Compartilhe as informações

Divida as informações com seus clientes em relação a tudo que foi pesquisado. Isso dará a ele um entendimento sobre tudo que tem sido falado sobre a execução do seu trabalho.

Você pode compartilhar as notas resumidas, os sites e o que relataram e os comentários positivos e negativos. Não guarde as informações enquanto elas podem ser determinantes em ocorrências de negócios, gerar insights (compreensão rápida sobre determinada situação) e principalmente enquanto gerar lucros.

O clipping jurídico é uma monitoria mais ativa do mercado, permitindo também a compreensão de métodos que podem estar sendo utilizados pelos seus concorrentes.

Quando consegue monitorar a própria mídia e a mídia de seus clientes, fica mais fácil identificar como fazer uma aplicação que tenha maior efeito na estratégia de marketing do escritório.

É importante lembrar, ainda, da importância de observar as normas da OAB no que tange a propagando dos seus serviços. Esteja sempre atento às regras de publicidade da profissão, regulamentadas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e, caso não sejam obedecidas, podem gerar consequências graves para sua inscrição junto ao órgão.

Para você não ficar com qualquer dúvida quanto ao princípios éticos da OAB, não deixe de conferir o nosso e-book: O Código de Ética da OAB e seus principais pontos.

Conseguiu perceber a importância do clipping jurídico para a manutenção do fluxo constante e frequente de clientes no seu escritório de advocacia? Essa tarefa não precisa ser complexa e com todas as inovações tecnológicas disponíveis fica mais fácil de executá-la, trazendo praticidade para o seu dia a dia.

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