Carreiras na área trabalhista: quais são suas opções e vantagens?

A área trabalhista é uma das mais proeminentes do Direito atualmente e contempla diversas oportunidades de carreiras promissoras, seja no âmbito da carreira pública, seja na atuação no ramo privado. Entre as várias possibilidades profissionais que o Direito oferece, a área trabalhista vem se destacando, sobretudo após a Reforma do Judiciário, com a Emenda Constitucional 45 de 2004.

Nesse cenário, os profissionais do Direito que escolhem a área trabalhista para atuar se dividem entre os cargos públicos e a advocacia privada, seja em um escritório de advocacia, de forma individual, ou mesmo atuando como advogado correspondente.

No post de hoje, confira algumas opções e as principais vantagens dessa área.

Carreira Pública

A área trabalhista disponibiliza diversas opções de concursos públicos para quem busca uma carreira com a estabilidade, o status e a segurança oferecidos pelos altos salários dos cargos públicos. Isso sem falar de outras vantagens, como a vitaliciedade, licenças, férias,etc.

Principalmente, depois da ampliação da competência da Justiça do Trabalho, promovida pela Emenda Constitucional 45 de 2004, o número de vagas para o setor cresceu consideravelmente. Entre as carreiras mais concorridas, estão: Magistratura do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Analista e Técnico dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho e Auditor Fiscal do Trabalho.

Contudo, para ingressar em um desses cargos públicos, é necessário muito estudo, dedicação e paciência por parte dos candidatos que devem se preparar para enfrentar as exigências das provas e a concorrência acirrada pelas vagas.

Carreira Privada

A advocacia trabalhista pode atuar nas áreas preventivas, contenciosas e previdenciárias, alcançando, assim, uma enorme demanda de relações jurídicas. Embora a advocacia privada não ofereça a segurança e a estabilidade dos cargos públicos, não existem limites para o sucesso, como em qualquer empreendimento. E, diferentemente do que acontece em uma função pública, é o advogado quem escolhe as atividades em que irá atuar e como será sua rotina diária de trabalho.

O advogado trabalhista defende os direitos dos trabalhadores e prestadores de serviços, mas também atua em favor de empregadores e tomadores de serviços, normalmente empresas. Além disso, há uma grande demanda de profissionais da área trabalhista nos sindicatos trabalhistas e na realização de diligências como advogado correspondente.

Advogado correspondente

Outra opção interessante para a carreira privada é a atuação como advogado correspondente na área trabalhista. Isso porque a atividade representa um relevante aumento na renda do profissional e garante também o crescimento do networking do advogado, muitas vezes através da realização de tarefas simples que são delegadas por escritórios de advocacia ou advogados que estão em outras comarcas.

O advogado correspondente, além de ter um horário flexível de trabalho, tem a facilidade de receber por e-mail as demandas disponíveis para a sua comarca ou para outras comarcas em que também atenda, quando cadastrado em plataformas como o Juris Correspondente.

Se interessou sobre o assunto? Para que você possa se especializar nessa área de atuação, não deixe de baixar nosso E-book: O Guia Definitivo da Advocacia Correspondente.

E, então, já decidiu qual carreira seguir na área trabalhista? Ainda tem dúvidas? Comente abaixo.

Dê uma nota a este post
cta-ebook-recem-formado

Um comentário em “Carreiras na área trabalhista: quais são suas opções e vantagens?”

  1. gostaria ade agradecer pelos conteúdos postados aqui nesta págian que contribuem a cada dia para o crescimento intelectual da nossa sociedade.

    e equipe est de parabéns que deus ilumine a cada dia a equipe proporcionando muitas benção saúde,novos assuntos para dar continuidade ao projeto com mais sucesso ainda e muito amor e dinheiro .

    att jurídica equipe de busca de conteúdo do site .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *