Primeiramente, você não deve aceitar. Infelizmente, as plataformas de correspondentes pouco podem fazer a respeito, pois normalmente conectam sem fazer intermediação e determinação de valores dos serviços. Essa é uma prática que tem como únicos responsáveis quem oferece e quem trabalha por valores considerados aviltantes.
Vale destacar que dentro desse contexto existem os contenciosos de massa, que são pessoas ou empresas que contratam em grande quantidade. Nesses casos, é totalmente válida uma análise sobre os valores oferecidos e as formas de pagamento, pois pode haver um enorme ganho para o correspondente ao trabalhar com grandes volumes de diligências.
Cobrar ou oferecer um valor aquém do que normalmente se recomenda pela tabela de honorários da OAB pode parecer, à primeira vista, uma boa solução para um mercado cada vez mais competitivo e inflacionado, como é o da advocacia. Essa prática é, entretanto, extremamente prejudicial à classe, já que cria uma tendência de redução geral dos valores cobrados, bem como desvaloriza o trabalho de prestação de assistência jurídica, seja ele qual for.
Caso se depare com colegas oferecendo ou cobrando valores aviltantes, você pode e deve comunicar isso para a OAB.
Para tal, utilize o canal oficial do Conselho Federal da OAB clicando aqui.
Tomaz Chaves de Paula
Advogado formado pela UFMG, empreendedor, fundador e CEO do Juris Correspondente e do Dubbio.
Ótima iniciativa. Recebi uma proposta de R$ 20,00 para retirada de uma guia de levantamento de honorários, fiquei chocada! Espero que nenhum colega tenha se rebaixado e aceito.
Excelente iniciativa!
Proponho a criação de um comando na diligência que possibilite ao advogado informar que estão sendo oferecidos honorários aviltantes. De modo que, ocorrendo reiteradamente, o profissional seja retirado da plataforma.
Concordo plenamente com o Dr. e dou meu total apoio à sugestão do colega… chega a ser vergonhoso…hoje tive uma proposta de 20,00 para um protocolo… realmente deveria haver alguma forma para denunciar o escritório contratante que oferece este tipo de honorários.
Geralmente são esses escritórios de logística jurídica, que já chegam determinando o valor, mas o pior é que tem colega que aceita.
A OAB não está fazendo nada pelos advogados, já denunciei várias vezes, tirando um print da tela e mandando para as respectivas seccionais, inclusive já tem empresa Ltda se passando por escritório de advocacia e a OAB nada fez.