6 Dicas de como escrever artigos para blogs

A publicidade no Direito ainda é um tema muito complexo que causa inúmeras dúvidas e, justamente por esse motivo, o marketing de conteúdo é uma excelente estratégia utilizada como uma forma de se poder atuar na construção do nome profissional sem ferir o código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil. 

Para isso, o advogado poderá criar um blog ou publicar em outras plataformas como o Dubbio, na qual é possível postar artigos jurídicos de uma forma simples e fácil e, assim, conseguir mais visibilidade e conquistar novos clientes através dos conteúdos e do seu perfil público. 

Caso prefira criar um blog, tenha em mente que é preciso mantê-lo atualizado, uma vez que quanto mais regular forem as suas postagens, mais as pessoas irão visitar sua página. Além disso, um site desatualizado pode passar a impressão de que foi abandonado e o escritório não está mais em atividade.

Porém, nem sempre é tão simples escrever artigos. Isso porque, o público alvo, em sua maioria, é composto por pessoas leigas e não por pessoas do mundo jurídico que conhecem o famoso “juridiquês”. Então, cuidado com as palavras e expressões muito rebuscadas, porque elas podem não ser compreendidas pelos seus leitores. 

Mas e se você é daqueles que fica diante da tela em branco e nada de bom parece surgir em sua mente para escrever um artigo para blogs de forma em geral, o que você deve fazer?

Em primeiro lugar, entender que escrever com qualidade para blogs é bem mais difícil do que parece e, para te ajudar, preparamos algumas das principais dicas sobre como escrever artigos para blog

Continue a leitura para saber mais! 

Escrever artigos para blog exige um preparo diferenciado!

Antes de responder o que você deve fazer para escrever com qualidade para os blogs, é preciso entender o porquê deste modelo de escrita te exige um preparo diferenciado. 

Bom, toda estratégia de marketing de conteúdo é baseada em uma coisa: produção de conteúdo relevante para o público-alvo do nicho de mercado escolhido. Então, você não deve, de forma alguma, escrever um artigo sobre temas que não estão dentro do seu público. Por exemplo, se você advoga em causas predominantemente trabalhistas e quer se manter nesta área, por que escreveria sobre prisão em flagrante ou tráfico de drogas? 

Além disso, o público que lê blogs ou posts nas redes sociais, ou melhor, a maioria das pessoas que navegam pela internet de forma geral não costuma ler os textos da primeira à última palavra. Por isso, o seu dever é tentar prender ao máximo seu leitor e futuro cliente por meio de sua narrativa. 

Nesse sentido, se você quer produzir conteúdos para a internet que realmente se destaquem pela qualidade, siga nossas dicas!

1- Defina um bom tema

A primeira dica é: escolha um bom tema para o seu nicho. Isso porque, como já mencionado, você precisa despertar a atenção dos leitores, e uma boa opção para isso é escrever sobre aquilo que eles estão buscando diariamente.

Para encontrar quais temas estão mais relevantes naquele dia, semana ou mês, você poderá realizar uma pesquisa de palavras-chave no google. Assim, você poderá analisar um dos dez conteúdos mais bem posicionados e discorrer sobre algum deles.

Conquistou o interesse do leitor? Agora é preciso conseguir captar essa atenção durante todo o resto do texto. 

2- Divida seu artigo em subtópicos

Suponhamos que você tenha uma dúvida sobre um determinado assunto. A primeira coisa que vem à mente é jogar essa dúvida no google e tentar encontrar uma resposta, certo? Porém, se a resposta encontrada for uma massa contínua de texto, dificilmente você conseguirá se deter em algum ponto e não conseguirá sanar esta dúvida.

Sendo assim, para evitar que seu leitor desista e procure outro conteúdo mais fácil de ser absorvido, crie subtópicos de uma maneira mais atrativa possível. Então, não gaste o seu tempo tentando mostrar o quanto você sabe sobre determinado assunto, seja direto e simples. Lembre-se, menos é mais (mas cuidado para não ser extremamente sucinto!) 

Para criar a sensação de facilidade e tranquilidade em ler seu artigo, você pode adotar parágrafos curtos, lista em tópicos, inserir algumas mídias como imagens ou gráficos, entre outras formas, mas com equilíbrio e bom senso. 

Isso também serve para a linguagem que, como já foi falado, não deve ser cheia de juridiquês. Use palavras de fácil compreensão! Na dúvida, utilize aquelas que fazem parte do dia a dia de seu público-alvo.

3- Leia-o em voz alta 

Pode parecer simples, mas quando algo é lido algo em voz alta é possível observar o ritmo e a fluidez do texto, o que facilita muito, não só na sua correção, mas também para perceber como será a leitura do seu futuro leitor. 

Neste momento, fique atento às palavras repetidas, aos erros de digitação e à concordância. Sabe aquele ditado “uma vírgula pode mudar tudo”? Então, é pura verdade e você não quer seu cliente sendo informado de forma equivocada, ainda mais por você. 

4- Crie perguntas e respostas

Qual é uma boa forma de manter os olhos do leitor atentos ao longo do texto? Tanto em textos curtos quanto em textos longos, criar perguntas é uma excelente opção.  Isso porque, acabam forçando a pessoa a pensar sobre o assunto e instintivamente a tentar responder o seu questionamento. Assim como acabou de ser feito, percebeu? 

Então, faça perguntas no decorrer do texto e apresente as respostas logo em seguida! É uma boa estratégia para apresentar também as possibilidades de soluções que o seu público pode ter.

5- Utilize elementos visuais 

Alguns conteúdos permitem a utilização de elementos visuais com a finalidade de agregar ainda mais ao seu artigo.  A foto que você escolher, por exemplo, pode se tornar o seu “cartão de visita”, é a primeira impressão que o leitor terá de você. É a sua chance de apresentar seu conteúdo de forma amigável!  

Porém, utilizar imagens ou fotografias não é tão simples assim, sendo necessário bastante cuidado! Isso porque, as imagens podem acabar te prejudicando ao invés de te favorecer, um exemplo disso é o uso não autorizado de imagens. Então, nada de copiar uma imagem qualquer do google e utilizar no seu conteúdo sem autorização do autor. 

Para te ajudar, existem  banco de imagens (pagos e gratuitos). Já ouviu falar? Nessas plataformas é possível obter imagens ou fotografias prontas para uso e livre de direitos autorais. 

6- Como concluir? 

Tudo que se inicia precisa se encerrar, não é!? E com seu artigo não pode ser diferente! É horrível ler algo e ficar com aquela sensação de que tinha mais sobre aquele assunto para falar ou que faltou alguma coisa.

Essa sensação, muitas vezes, ocorre por falta de uma boa conclusão. Então, se atente a isso, faça uma recapitulação breve do que foi dito no desenvolvimento do texto e utilize os últimos parágrafos para dar um fechamento adequado ao seu texto.

Uma opção bastante utilizada e muito boa é o chamado Call-to-Action (CTA), que, basicamente, é convidar o leitor a fazer uma determinada ação dentro de seu site. Por exemplo: convide-o a ler outro texto de seu blog, ou direcioná-lo a baixar e-Books ou realizar a compra de algum produto ou serviço.

E aí, o que achou das dicas? Sabemos que a captação de clientes no ramo do Direito gera grandes debates e, além disso, é um tema bastante complexo, com várias regras estabelecidas pelo Estatuto. Então, a criação de conteúdo vem se tornando uma boa forma de conquistar as pessoas! 

Como citamos no início, existem algumas plataformas em que você consegue divulgar os seus conteúdos. Uma em especial é o Dubbio, que além de divulgar o seu conhecimento escrevendo artigos, é possível receber contatos de cidadãos de todas as partes do país através da sua página de perfil. 

A plataforma é totalmente gratuita, e para conhecer é só clicar aqui.

Siga essas dicas e conte nos comentários quais foram os resultados! 

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *