5 maneiras de desafogar o departamento jurídico da sua empresa

Quando o departamento jurídico de uma empresa começa a ser prejudicado pelo excesso de trabalho, há uma série de medidas que não só podem como devem ser tomadas antes de se pensar em iniciar um processo seletivo de contratação de novos funcionários — até mesmo porque, em alguns casos, a empresa pode contratar diversos novos advogados e ainda ver seus antigos problemas persistirem. Mas então como lidar com essa situação?

Ao longo do artigo de hoje vamos sugerir algumas medidas que podem desafogar o departamento jurídico de qualquer organização sem necessariamente aumentar as despesas com a folha de pagamento. Ficou curioso? Então confira:

Criar uma rotina de organização

Como a organização está intimamente relacionada ao planejamento, pode-se dizer, a grosso modo, que planejar significa escolher para onde se quer ir e organizar significa traçar o caminho até o tal destino. Assim como qualquer outro departamento de uma empresa, o jurídico também precisa de planejamento e organização para não ficar atolado em trabalho desnecessariamente.

Suponhamos, por exemplo, que a empresa deseje aumentar o número de acordos judicias para diminuir a quantidade de processos ativos e, consequentemente, a quantidade de trabalho e custos administrativos. Nesse caso, é preciso organizar a dinâmica dos procedimentos e estabelecer metas para cada uma das equipes, bem como estabelecer a alçada de cada profissional para a aprovação das propostas e assim por diante.

Investir em treinamentos

Apostar em treinamentos pode fazer com que sua equipe aumente sua produtividade, reduzindo aquela carga extra de trabalho que sempre sobra ao final do expediente e, consequentemente, o estresse que vem com ela.

E vale lembrar que essa capacitação não precisa se limitar apenas aos conhecimentos jurídicos! Também é importante treinar o advogado para se comunicar bem com outros setores da empresa, superando as barreiras do chamado jurisdiquês, por exemplo. Além disso, a equipe jurídica deve ter noções básicas sobre otimização do tempo, informática e trabalho em grupo.

Para aumentar ainda mais a motivação da sua equipe, não deixe de conferir nosso artigo com 4 dicas de gestão de pessoas para seu escritório.

Adotar uma boa solução de TI

Hoje em dia já é possível contar com uma série de soluções tecnológicas especificamente desenvolvidas para a área jurídica. E a grande vantagem do uso de um software como esses é a facilitação do acompanhamento da tramitação dos processos judiciais e a centralização das informações relativas a cada um dos processos registrados no sistema.

Afinal de contas, quanto menos tempo os advogados desperdiçarem com tarefas mecânicas e repetitivas, que podem facilmente ser automatizadas, mais tempo terão para trabalhar de verdade nos objetivos da empresa, não é mesmo?

Contratar funcionários extras

Outra solução para desafogar o setor jurídico consiste na contratação de mão de obra temporária. Essa opção costuma ser empregada para cobrir férias de membros da equipe ou para reforçar o time durante momentos extraordinários — como uma eventual carga extra de trabalho oriunda de uma auditoria interna anual, por exemplo.

A desvantagem dessa alternativa é que o advogado extra não está nada entrosado com o restante do setor, não conhece a dinâmica da empresa e de seus procedimentos. Isso sem contar nos custos relativos aos encargos, que normalmente pesam um pouco nos cofres de qualquer organização.

Contar com a ajuda de advogados correspondentes

A grande vantagem de se contratar advogados de apoio é, sem dúvida, a flexibilidade que esses profissionais agregam ao time, já que a empresa pode contar com essa ajuda na exata medida de sua demanda de trabalho, para realizar apenas as tarefas que forem por ela determinadas.

Geralmente o correspondente fica encarregado de realizar diligências secundárias, de modo a dar um apoio logístico aos advogados da empresa. A título de exemplo, podemos citar a obtenção de cópia dos autos, o protocolo de petições e a realização de audiências, que já aliviam bastante o excesso de peso dos demais.

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

E você, já passou por essas dificuldades em sua empresa? Que tal um e-book com dicas para maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos? Baixe agora o Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.

Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!

 

Dê uma nota a este post

Um comentário em “5 maneiras de desafogar o departamento jurídico da sua empresa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *