5 dificuldades que sua empresa passa ao não contratar um advogado correspondente

O advogado correspondente opera como um facilitador em diversas situações pelas quais um escritório de advocacia passa diariamente. Com a contratação desse profissional nos momentos oportunos, passa a ser possível deixar de assumir certas responsabilidades muito custosas, que podem até se tornar verdadeiros desafios no futuro. Que tal conhecer algumas das armadilhas que seu escritório pode superar facilmente ao contar com a ajuda de um advogado de apoio? Então confira agora nossa mesmo nossa lista e se previna desde já:

Ir até outras cidades para resolver questões simples

Muitas vezes o escritório ou a empresa tem processos correndo em outras cidades ou mesmo em outros Estados. Assim, ter que enviar um advogado de seu plantel para resolver questões às vezes muito simples — como tirar fotocópias de folhas do processo ou peticionar ao juízo — pode, na verdade, sair muito caro. Nesse caso, um advogado correspondente pode ser uma ótima solução para que se tenha o devido suporte logístico e operacional na hora de cumprir essas diligências, o que sai bem mais barato do que precisar contar com um largo plano de viagens para advogados de sua comarca.

Deixar de fazer o acompanhamento processual à distância

Como o advogado de apoio contratado se encontra próximo aos tribunais em que seus processos estão correndo, não só vai oferecer ótimos serviços, como também entenderá, melhor que ninguém, como as coisas funcionam naquela determinada comarca. Dessa forma, vai saber como se virar nas diligências acessórias e decidir bem tarefas menores e inesperadas que venham a aparecer, para o adequado acompanhamento processual.

Perder muito tempo nas diligências em locais distantes

Quem contrata um advogado correspondente poupa muito dinheiro, claro, mas também economiza um tempo precioso. O deslocamento para outras cidades mais distantes pode exigir muitas horas de viagem, além de estadia de um dia para o outro, cansando o profissional e diminuindo sua produtividade. Já o correspondente pode rapidamente cumprir despachos com o Magistrado, elaborar petições e outras peças jurídicas, recolher custas e desempenhar atos processuais, dos mais simples aos mais complexos, sem maiores complicações e desgastes.

Ficar sem apoio em atividades administrativas e extrajudiciais

O advogado à distância também pode resolver inúmeras questões fora do juízo, como a análise de atos em processos administrativos e a obtenção de certidões ou licenças do órgão executivo municipal ou Estadual, por exemplo. Para isso, basta que o profissional tenha o documento habilitador dos poderes para fazer esses atos, como uma procuração ou substabelecimento, sendo capaz de realizar atos jurídicos e extrajurídicos a mando de outros advogados, de gestores ou de pessoas físicas que precisem de alguém capacitado para resolver suas questões em outras localidades.

Perder informações importantes sobre processos

Ninguém está 100% protegido de falhas ou imprevistos, não é mesmo? O escritório pode perder suas cópias e demais informações sobre os processos que cuida, por exemplo. E é aí que entra a valiosa ajuda do advogado correspondente, que certamente é um ótimo suporte nessas circunstâncias. Esse profissional pode acessar seus backups, suas cópias de reserva ou até ir ao fórum pegar novos dados processuais, como uma calmaria depois da tempestade.

Quer ter muito mais agilidade e desenvoltura nos serviços jurídicos de que sua empresa ou seu escritório precisa? Então não hesite em contar com o auxílio de um advogado correspondente para crescer muito mais!

Quer outras dicas de como maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos? Baixe agora nosso Guia de redução de custos para escritórios de advocacia e alavanque sua empresa.

Você por acaso ainda tem dúvidas sobre a contratação desse tipo de profissional? Comente aqui e divida seus questionamentos conosco!

 

Dê uma nota a este post

Um comentário em “5 dificuldades que sua empresa passa ao não contratar um advogado correspondente”

  1. É, pois é! É tudo muito bom. É lindo. Mas quanto se paga a um advogado correspondente por diligência ou serviço? O que as tabelas dos Estados do Espírito Santo e Minas estão estampando em sua tabela ou a situação está como no Rio de Janeiro que se paga de R$ 7,00 a R 20,00 por audiência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *