Saiba como contratar advogados correspondentes pela internet

A internet vem revolucionando o mercado brasileiro nos mais diversos setores da economia. E um dos setores que se beneficia das facilidades do mundo virtual é o setor jurídico.

Isso porque com apenas alguns cliques é possível consultar andamentos processuais e, em algumas comarcas, ajuizar ações e fazer protocolos. Todavia, ainda são muitas as atividades e atuações processuais que exigem a presença física do advogado, pois não se admite a sua realização via online, exemplo disso é a realização de audiência e mesmo a consulta aos autos dos processos físicos.

Mas, mesmo para resolver este problema, a internet pode ser uma aliada, uma vez que facilita a contratação de advogados correspondentes, conectando escritórios de advocacia de um lado e advogados de apoio do outro. Pensando nisso, vamos listar as vantagens desse serviço e explicar como contratar advogados correspondentes pela internet.

Confira!

Por que contratar advogados correspondentes?

Dinamismo e celeridade são essenciais no mercado atual. A cada dia, devido à instabilidade da economia brasileira, cresce o número de processos ajuizados no Judiciário, nas mais variadas áreas do Direito. Por isso, é interessante que o escritório de advocacia aproveite essa oportunidade e amplie o seu leque de matérias tratadas, bem como de regiões e de clientes atendidos, sem que isso implique aumento de custos significativos para o escritório.

A contratação de advogados correspondentes possibilita o alcance de todos esses objetivos. Acompanhe:

Possibilidade de expansão dos negócios

Ao contar com advogados correspondentes que atuam em outras comarcas, o escritório de advocacia tem a possibilidade de expandir sua atuação para essas outras cidades, sem que haja a necessidade da instalação de uma filial.

Isso porque o escritório pode se manter acessível aos clientes cujas causas tramitam em outras comarcas, prestando o mesmo serviço de qualidade e com agilidade.

Redução de custos

Contar com o apoio de um advogado que já atua na comarca onde a diligência deve ser realizada implica, ainda, sensível redução de custos. Afinal, o escritório se priva de fazer gastos com o deslocamento, hospedagem e alimentação do advogado do escritório que precisaria viajar.

Isso sem mencionar que o escritório não é prejudicado com a interrupção do trabalho de um de seus advogados, o qual permanece voltado para a redação das petições e serviço forense na própria comarca em que atua.

Além disso, o custo do advogado correspondente é menor do que a contratação de um advogado como empregado, já que o pagamento, em valor previamente acordado, é apenas por cada diligência prestada.

Economia de tempo para a realização das tarefas

Outra facilidade conferida pela contratação de advogados correspondentes é a economia de tempo do escritório para que ofereça maior dedicação aos clientes na elaboração de peças e na participação em reuniões, audiências e assembleias.

Assim, as tarefas são realizadas mais rapidamente, uma vez que o advogado correspondente já se encontra no município onde a diligência precisa ser realizada e, por tal razão, pode prestar as informações assim que forem solicitadas. Não há, portanto, a necessidade de um advogado do próprio escritório se deslocar até outro município para ver o processo ou fazer um simples protocolo.

Atendimento pessoal ao cliente

Contar com o apoio do advogado correspondente ainda confere ao cliente a sensação de que está sendo pessoalmente assistido pelo próprio escritório de advocacia. Isso porque sempre que há a necessidade de ver o processo, de se manifestar ou mesmo de realizar uma audiência o cliente sabe que esse serviço será rapidamente prestado.

Esse bom trabalho realizado pelo correspondente pode render a indicação de novos clientes ao escritório e, assim, consolidar a sua expansão.

Como contratar advogados correspondentes pela internet?

A contratação de advogado correspondente pode ser feita de três formas diferentes, quais sejam, pelo site da OAB, pela pesquisa em sites de buscas e pela pesquisa em sites especializados.

Site OAB da respectiva Seccional

A forma mais clássica — e antiga — de realizar a contratação do advogado correspondente é por meio do site da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da respectiva cidade onde tramita o processo.

Para isso, basta o escritório localizar nos registros da OAB os advogados que atuam naquela comarca ou entrar em contato via telefone com os atendentes da seccional para que estes informem advogados que prestam esse serviço.

Essa é uma opção que garante vasta gama de opções de advogados, já que o site lista todos os que estão inscritos e que atendem aos parâmetros da busca na região indicada. No entanto, nem todos os advogados inscritos costumam se interessar em prestar essa assessoria, o que tornará a busca cansativa e incerta, além de ser arriscado escolher um advogado sem indicações ou referências.

Contudo, ao entrar em contato com os atendentes da OAB, é provável que eles indiquem apenas os colegas mais próximos. O problema disso é que eles podem não ser bons correspondentes ou podem cobrar um preço alto pelo serviço, além da não possibilidade de negociação.

O problema é que muitas vezes as subseções da OAB não gostam de indicar um advogado específico e os sites não estão atualizados ou não possuem nenhum tipo de contato.

Dessa forma, encontrar um advogado no site da OAB pode se mostrar, portanto, difícil e arriscado.

Buscadores de pesquisa

Outra maneira de encontrar advogados que prestam esse tipo de serviço é por meio das ferramentas de buscadores da internet, como o Google, o que tem sido um dos meios mais populares de procura de advogados. Assim, basta digitar a comarca onde a diligência deve ser prestada e o serviço a ser realizado para encontrar uma opção.

Todavia, os dados do correspondente não estarão necessariamente atualizados ou mesmo poderá não mais haver disposição dele em prestar esse tipo de serviço. Nesse tipo de busca, um dos principais pontos negativos é a possibilidade de perder muitas horas tentando encontrar um advogado apto para o serviço e, ainda assim, não conseguir.

Além disso, como no caso de buscador do site da OAB, é arriscado contratar um advogado sem referências e que possa não cumprir com o prazo combinado.

Sites especializados

A contratação de advogados correspondentes por meio de sites especializados é relativamente mais nova, mas, ainda assim, pode se mostrar bem mais interessante e eficiente.

Esses sites são especializados em intermediar a relação entre o escritório de advocacia e o correspondente jurídico. Para isso, o advogado interessado em trabalhar como correspondente se cadastra previamente no site e, como esse cadastro é mantido por um período limitado, ele se mantém sempre atualizado.

Outra facilidade de encontrar o advogado dessa maneira é que no próprio cadastro costuma constar as diligências a que ele se dispõe a fazer, assim como as áreas de atuação. A busca, portanto, é feita de forma direcionada, o que aumenta as chances de contratar um advogado mais capacitado para cada tipo de tarefa.

Há que se acrescentar, ainda, que muitos destes sites permitem que o escritório avalie o trabalho prestado pelo correspondente, possibilitando a contratação de advogados mais comprometidos com o serviço prestado.

A partir do cadastro feito no site especializado, o escritório de advocacia pode localizar com exatidão um profissional que esteja disposto a prestar a diligência naquela comarca. Importante ressaltar que os escritórios que desejam encontrar um correspondente não precisam se cadastrar previamente nesses sites, basta acessá-los, selecionar a cidade de interesse, o tipo de diligência necessária e, em alguns casos, a área do Direito.

Uma vez prestado o serviço, o escritório terá a oportunidade de avaliá-lo e, a partir daí, poderá selecionar sempre os melhores e mais capacitados profissionais para contratação.

Qual a forma mais eficaz de contratação?

Apesar da possibilidade de pesquisar advogados correspondente através da OAB ou de ferramentas de busca, a forma mais rápida e prática de contratação de advogados correspondentes são os sites e plataformas online especializados na intermediação entre escritório e advogados correspondente.

Isso porque somente por meio desse tipo de pesquisa é que o escritório terá a certeza que o advogado com quem entra em contato está realmente disponível para prestar diligência e, ainda, pode refinar sua pesquisa pela região da prestação do serviço, área do Direito e o tipo de serviço que será realizado.

Esses sites e plataformas contam com uma base de dados sempre atualizada e completa, com um grande número de profissionais cadastrados, o que proporciona ao escritório uma economia preciosa de tempo, porque procurará direto de uma seleção confiável de advogados. O escritório, ainda, não correrá o risco de não conseguir contato com o correspondente escolhido, por informações e dados desatualizados ou incompletos.

Importante ressaltar, ainda, que esses sites fazem só a ponte entre escritório e correspondentes, mas todos os termos da contratação são acordados diretamente entre as partes, sem qualquer interferência da plataforma.

Para que essa pesquisa seja ainda mais eficaz, vale seguir essas dicas:

Encontre um site de confiança

Atualmente, são muitos os sites que oferecem esse serviço, por isso mesmo é importante encontrar um que seja de confiança.

Assim, vale conferir há quanto tempo o site está no mercado, se constam reclamações contra ele e, caso constem, como foi a sua postura para saná-las.

Outra forma de encontrar um site de confiança é por meio da indicação de escritórios que já utilizam esses sites especializados, pois, conversando com os colegas, eles podem narrar as experiências que tiveram com os buscadores e qual deles se mostrou a melhor.

Dessa forma, encontrar um site de confiança é o primeiro passo para encontrar um correspondente de confiança.

Verifique a metodologia de trabalho do site

Cada um desses sites costuma ter uma metodologia distinta de trabalho, por isso é interessante acessar alguns deles para verificar qual oferece a que melhor atende o seu escritório.

Aqueles que permitem maior refinamento da pesquisa tendem a possibilitar, mais rapidamente, o encontro do correspondente mais apropriado para cada trabalho. Assim, ao ter a faculdade de refinar a pesquisa a partir da cidade onde a diligência deve ser prestada, do serviço solicitado, da área de atuação ou do tipo de processo e do prazo máximo para a realização da diligência a chance de encontrar o correspondente ideal aumenta significativamente.

Garanta que o site trabalhe com profissionais qualificados

É essencial que o site ofereça o contato com profissionais qualificados e que vão prestar o serviço da melhor forma possível e, claro, dentro do prazo acordado. Em razão disso, é interessante escolher o site que forneça o maior número possível de informações sobre o correspondente, possibilitando uma escolha mais acertada.

O Juris Correspondente é um exemplo desse tipo de plataforma, e oferece uma ferramenta de busca e contratação de advogados por correspondência, com uma base de dados de mais de 75 mil advogados correspondentes, de todas as regiões do Brasil, atuando em 5.601 mil cidades brasileiras. O Juris apresenta, ainda, perfis mais completos, com mini currículo e recomendações. Confira esse serviço!

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

Gostou de nossas dicas? Então aproveite para conhecer o nosso site agora mesmo.

 

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *