Projeto de lei que extingue o Exame da Ordem é apresentado na Câmara

Em fevereiro de 2019, o deputado federal José Medeiros (PODE/MT) apresentou um projeto de lei que visa extinguir o Exame de Ordem como exigência para entrar para a OAB e, portanto, exercer a profissão de advogado.

O PL 832/2019 foi requentado de um antigo projeto apresentado (PL 2426/2007) pelo então deputado Jair Bolsonaro, que tinha como justificativa a equiparação com outras profissões do país, que não possuem a necessidade de se submeter a uma avaliação. O projeto de Bolsonaro argumenta que a Constituição estabelece que a educação será promovida com a colaboração da sociedade, e portanto não há dúvida sobre “a competência dos estabelecimentos de ensino em qualificar o cidadão para o exercício profissional e, como conseqüência, exclui tal atribuição da Ordem dos Advogados do Brasil”.

O projeto acabou arquivado com o fim da legislatura de Bolsonaro, assim Medeiros precisou apresentá-lo novamente. No dia 14 de março, o novo projeto foi recebido pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), onde se encontra atualmente.

O fim ou não do Exame de Ordem é um debate polêmico, que ainda divide especialistas, setores da sociedade civil e da classe dos advogados. No início do ano, o portal Consultor Jurídico realizou uma série de entrevistas com presidentes recém-eleitos para o triênio 2019-2021 das seccionais da OAB, que foram unânimes em ressaltar a importância do Exame. Marco Aurélio Choy, presidente da OAB/AM, argumentou que o “Exame de Ordem cumpre um importante papel como concurso de acesso à advocacia. Ninguém se forma advogado – o curso é de bacharelado em Direito.” Já Ricardo Breier, presidente da OAB/RS, declarou que o objetivo do Exame é identificar os cursos de Direito que não fornecem uma preparação adequada para a carreira, uma vez que não há fiscalização adequada do Ministério da Educação sobre todos os cursos.

E você, é contra ou a favor do fim do Exame de Ordem no Brasil? Comente conosco.

Ah, e aproveite para conhecer o Código de Ética da OAB com o novo e-book que preparamos! Baixe gratuitamente clicando aqui.

Dê uma nota a este post
cta-direito-4.0

129 respostas para “Projeto de lei que extingue o Exame da Ordem é apresentado na Câmara”

  1. Médicos, salvam vidas, e não precisam prestar exames. Afinal o estágio serve para quê?

    1. Boa tarde a todos!

      Em primeiro lugar devo esclarecer que esse exame não qualifica ninguém, sou totalmente contra ao exame de ordem da OAB, a OAB é somente um sindicato de classe, a quem cabe fiscalizar o ensino no Brasil, é o estado (MEC) e não conselhos de classe, tudo isso é explicitado em nossa carta Magna de 1988.

      1. Sou totalmente contra o exame, pois conheço diversos advogados com a carteira que envergonham a classes com tal despreparo. Em contrapartida ótimas pessoas que já atuam na área e por não conseguirem passar na prova acabam sendo submetidos a baixos salários dentro de grandes escritórios, pois não podem assinar sua própria petição, fazem todo trabalho e por fim não são “reconhecidos” por um exame que não os qualificou (Engraçado que são eles que muitas vezes trabalham em todo o processo)
        Outro ponto, porque um adv precisa de um exame tão rigoroso se o próprio médico que cuida de vidas não necessita? Seria isso mesmo necessário ou o que segura esse exame seria o montante de dinheiro que envolvido???
        Na minha opinião isso é uma vergonha!!!

        1. Parabéns pelo seu excelente comentário e com um exemplo que ocorre diariamente nos hospitais.

        2. Concordo plenamente! Não sei o que faz inúmeros bachareis em direito aceitarem essa situação. Essa prova poderia até ser existia a porém uma única etapa com apenas taxa como qualquer outra . É um absurdo ! Ninguém faz nada sendo do direito ! Se formam em direito e não conseguem nem o próprio pois a justiça os limites a fazerem o que eles querem total controle sobre a humanidade.

      2. pura realidade. não há como entender como uma “entidade de classe” mete o bedelho em todos os seguimentos da sociedade, trata com matéria de natureza pública e ainda indica ministro pelo quinto constitucional para o stf!!! isso é só no Brasil mesmo! para que isto acabe será necessário que outra entidade voltada para gerir a atividade de advocacia seja regulamentada neste país; desta forma haveria concorrência e acabaria com esse sistema onde a oab faz o que quer, ninguém sabe para quem presta contas, não dá a mínima para os seus candidatos quando aplica provas sem qualquer finalidade de testar conhecimento e, ainda consegue fornecer um serviço de má qualidade como no XXXIII exame de 1ª fase onde haviam pelo menos 05(cinco) questões erradas (com duplo entendimento), induzindo os candidatos ao erro! só no Brasil mesmo.

  2. Bem até 1994, não existia prova da OAB, pelo menos, é esse meu conhecimento,e nem todo advogado que tem a OAB, é bom,mas a OAB move muito dinheiro em nosso país.Acho que depende do conhecimento de cada pessoa,e dedicação.

    1. Sou totalmente contra ao exame da Ordem. Pois, acho que após a formação o cidadão deve cair campo, ou seja, ir pro mercado de trabalho , buscar seu lugar ao sol igual a todos os cursos. Já imaginou se após uma licenciatura plena, o professor tem que fazer um exame de classe?

  3. Sou a favor,que não tenha mas,deveria ser gratuito a todos,já que é pra ver o conhecimento de cada bacharel em direito. Bem até 1994, não existia prova da OAB, pelo menos, é esse meu conhecimento,e nem todo advogado que tem a OAB, é bom,mas a OAB move muito dinheiro em nosso país.Acho que depende do conhecimento de cada pessoa,e dedicação.

    1. Verdade ! Essa cobrança e abusiva sim. Não tem nenhum intuito de testar conhecimento e sim tirar dinheiro dos candidatos. Pena que muitos já sofreram horrores para estudar e pagar depois não conseguem nem fazer a prova de tanta pressão em ter que pagar várias vezes até passar, muitos desistem sem trabalhar que injustiça ! Ajudei ai Bolsonaro pelo menos cobrar só taxa simbólica e não extorsão

  4. Sou contra o fim do exame da OAB. O exame cobra o minimo de conhecimento do bacharel para o exercício da profissão.

  5. Boa noite, sou a favor que a prova acabe, essa prova ñ determina que a pessoa que passou é um advogado preparado.
    Estou cansado de ver petições ridículas de advogados e outros que ñ sabem nada em audiência.
    Concordo até com a segunda fase, mas só com a peça processual a primeira fase ñ soma nada na vida do advogado.

  6. O bacharel que não tem competência para ser aprovado em um exame (pífio) de ordem de classe, não tem a mínima capacidade para exercer a profissão de advogado. Mais a mais, quem contrataria um advogado que não consegue superar uma prova de admissão, repito, ridícula em termos de exigência técnica?

    1. Boa noite caro, infelizmente o Senhor está falando lorota, pois esse exame da Ordem existe para reserva de mercado, pois quem vai diferenciar um profissional de outro é o mercado e através de sua experiência forense.
      Prova da OAB, posso comparar com essa prova para tirar habilitação, não digo em dificuldade, mas para poder passar você deve estudar até passar, porém o mercado de trabalho que vai separar os bons dos maus profissionais e não uma prova ridícula onde a pessoa que realiza a correção não é Advogado, pois todos que conheço passaram depois de pleitear um recurso.
      Ex: A pessoa que pega sua habilitação pela primeira vez é uma boa motorista?
      Somente através da prática que conseguiremos a perfeição e na prova da OAB, é a mesma coisa!
      AGORA FALAR QUE ESSA PROVA É PARA O BEM DA POPULAÇÃO, QUANDO QUE ESSA OAB FEZ ALGUMA COISA EM FAVOR DO CIDADÃO?
      E OUTRA O BEM MAIOR TUTELADO PELA NOSSA CONSTITUIÇÃO É A VIDA, E COMO FICA ESSES MÉDICOS MATANDO DIRETO, O ADVOGADO É A PROFISSÃO MAIS VALIOSA DO BRASIL?
      ATÉ PARECE!

      1. Parabenizo pelo comentário valioso ! Não consigo ver o exame da ordem como uma medida de capacitação funcional, vejo como captação de fundos . Tenho uma filha médica que tudo que fez ao sair da faculdade foi entrar de cabeça no mundo clínico , estudou para residência, porque desejava ser especialista em uma área e assim é para todas as profissões . Absurdo o nível de exigência . Recomendaria à Ordem dos Advogados do Brasil , como medida de honra e prova de desinteresse financeiro , designar apenas provas de especialização em área especifica . Qualquer coisa diferente disto, tem caráter comercial, e desta forma, pejora a posição das faculdades, que entre linhas, a OAB, diz serem todas inaptas na formação de profissionais . Como se sua prova fizesse mais que 5 anos de aulas . Este é o Brasil .

    2. Boa tarde, com a finalidade de corroborar com a discussão, também SOU CONTRA O EXAME e sinto muito que o colega Fernando acima tenha falado tanta merda. A prova, ela é apenas um DECOREBA, quem decora passa. Agora, se você Fernando, assim que pegou sua carteirinha (suada, porque decorou), se achou PRONTO PARA O MERCADO, realmente você é um INTELECTUAL, porque, ninguém sai pronto da faculdade. Contudo, o que precisamos, é de mais prática na faculdade e menos teoria, isto sim, qualifica o profissional, e não uma prova de MARQUE A ALTERNATIVA CERTA, com muitas pegadinhas, e claro, quem tem tempo para estudar, vai conseguir passar. Muitos do curso de Direito, trabalham o dia todo e a noite fazem faculdade, foi assim que eu formei, agora, lembrar de matérias do primeiro ao quarto período, ai sim, é uma sacanagem né.. As provas da faculdade não servem para nada?????

    3. Para falar dessa forma com certeza ou você tem ligação com cursinhos preparatórios ou com a própria OAB, eu fiz e passei nesse exame, porem acho ridículo essa cobrança por parte de uma ordem de classe, esse exame só serve para gerar milhões aos cofres da OAB e cursinhos preparatórios. ridículos são as pessoas que defendem esse abuso inconstitucional!!

    4. Fernando você deve mamar na reta da OAB, pois se o bacharel que não passar no tal exame pífio? Prezado você defende o exame aplicado por essa corja porque ou você faz parte dessa corja, ou concorda porque nunca estudou direito constitucional, você não sabe nem o que é princípio da isonomia, mas você sabe ficar a favor da máfia chamada OAB, a favor da reserva de mercado, enfim você sabe ser bandido também. Todos os cursos de direito do Brasil tem parecer da OAB e os professores todos são advogados da OAB se acorda Fernando desculpe não vou te chamar de besta você não merece tampouco a besta.

  7. Sou contra qualquer exame qualificatório!
    Sou a favor do profissional manter um curriculum atualizado na área onde pretende atual, pois o exame só serve para alimentar cursinhos especializados em fazer alunos passarem nesse exame, e assim que conseguem a inscrição na OAB a grande maioria deixa de se atualizar e como podemos observar em inúmeras atuações dos profissionais prejudicando seus clientes no dia a dia…
    Eu também sou contador, e gosto muito do modelo que o CRC está aplicando para algumas atividades como a do Auditor que necessita de pontuação mínima conquistada na participação de cursos de atualização, as quais muitas são oferecidas pelo próprio CRC aos seus inscritos e com anuidade em dia, assim.
    Isso justificaria a própria existência da OAB como instrumento de melhoria da própria atividade profissional, visto que, por ser uma entidade que representa a classe, seus cursos trariam: o próprio posicionamento da OAB sobre questões polêmicas; os participantes teriam um momento de aproximação da entidade; promoveria a relação social entre os profissionais da área, etc.
    Hoje o exame da OAB é feito pela FGV que está envolvida em esquemas de corrupção conforme denuncias do ex governador do RJ, é uma entidade que não tem história na advocacia, seu foco histórico sempre foi em cursos de administração de empresas e correlatos, e em todos exames sempre vemos questões anuladas…
    O que deve ser feito é uma rigorosa fiscalização pela OAB nos cursos de bacharelado em Direito, pois o mínimo exigido para quem pretende estudar Direito é que tenha ao pleitear o ingresso nesse curso a capacidade de elaborar uma redação com nota alta, algo que comprove a capacidade pelo menos de expor na escrita algo próprio, etc… (me desculpe pelo texto prolixo, mas temos um país que só se criam coisas para beneficiar negócios que não geram valor à sociedade.)

    1. Meus parabéns Dr. RICARDO ALVES,

      Mandou muito bem, a OAB realiza anualmente três vezes o exame de ordem, com uma prova ridícula, cheias de pegadinhas para se capitalizar em cima dos bacharéis em direito, e que o percentual de aprovados é no mínimo de 7%, e isso só acontece porque eles procuram, se boicotassem o tal exame daria uma excelente resposta e enfraqueceria o caixa daquele sindicato chamado OAB. ISSO É NO MÍNIMO RIDÍCULO

  8. FIM DO EXAME DA OAB….
    Somos advogados…. médicos, engenheiros e tantos outros cursos não fazem essa prova ridícula. .. fim desse alienado exame da oab

    1. Boa noite! Em relação ao exame de ordem da OAB, alguém que defende a permanência, disse que a pessoa forma como bacharel e não como advogado! Mas para quem quer a saída do exame de ordem, tem a certeza que um bacharel tem sim a bagagem para advogar, até porque um advogado nunca para de estudar, e com isso, o próprio advogado sabe que precisa se fundamentar, e assim vamos ver que outras profissões não tem isso, depois da prova! E mais, se a OAB tivesse a preocupação mesmo com a sociedade como eles pregam, iriam se preocupar com a qualidade do candidato e não cobraria um absurdo como cobram, e mais iriam até montar um meio para que os alunos estudem, se preparem! Mas não, a OAB não quer nem saber quer apenas o dinheiro e pronto! 1000 candidatos pagando quase 300 reais veja quanto arrecadam! Isso são mais de uma vez ao ano! Isso é preocupar com a sociedade? Tenha paciência né?
      Mosair Alves Santana

    2. Se é uma prova ridícula não vejo nenhum problema em fazer. Pagar é o que serão todos obrigados quanto a caríssima anuidade da OAB. Agora, quem estudou sabe, que aqueles que tiraram seus diplomas “nas coxas”, sem estudar ou se esforçar o mínimo, o que é tolerado na maiorias das universidades de Direito no Brasil, esse não passa no exame. Nem a pancada. Não havendo esse filtro, por mais críticas que parem sobre ele (exame da ordem), aí será o caos. Qualquer boçal que tenha “conseguido” o certificado de conclusão do curso de bacharel em direito poderá se intitular advogado. Inclusive, para a própria OAB seria mais vantajoso. Se somente 7%, hoje em dia passam na prova e passam a contribuir com cerca de 1000 reais por ano, imagina todo mundo que faz a prova pagar essa anuidade.
      Quanto às outras profissões, acho a mesma coisa. Fazer a faculdade não significa ter a mínima condição de, pelo menos, iniciar o exercício da profissão. E quanto aos advogados, sem qualquer viés de preconceito, muitos dos antigos que não fizeram a prova, que entraram sem qualquer seleção, sofrem quando pegam como adversário os novos advogados que passaram na prova. Isso é fato.

  9. FIM DO EXAME DA OAB….
    Somos advogados…. médicos, engenheiros e tantos outros cursos não fazem essa prova ridícula. .. fim desse alienado exame da oab

  10. Exame de ordem não vai fazer com que pessoas sejam bem qualificadas no exercício de advocacia, pois quantas pessoas passam na ordem e não advogam porque não aprendem, absolutamente, nada. Simplesmente, na maioria das vezes, chutam as questões da primeira fase e, na segunda, pagam ($) cursinhos, os quais ensinam regras de como passar teoricamente, mas não praticamente. Hoje o dinheiro tem mais valor!! E se alguém, hodiernamente, quiser crescer profissionalmente, basta se dedicar na busca do conhecimento, para ser um excelente profissional, jamais virar um robor!

    1. Sou a favor do fim do exame da ordem , pois se o MEC reconhecer o certificado não e a OAB quê teria a competência de se posicionar ao contrário como fax com esse exame rediculo , pois todos os outros cursos os certificados falem , Ex : graduação em engenharia e engenheiro pode exercer sua profissão normalmente , na medicina a mesma coisa , Porque só o direito tem que fazer esse exame ,?se fosse assim todos os advogados teriam que fazer esse exame pelo menos de três e três anos para ver se ele continua com capacidade para exercer sua profissão, e vou mais longe ainda não só os operadores do direito , mas. Principalmente os deputados teriam que fazer esse exame , pois eles trabalham diretamente com o legislativo , para finalizar vamos acabar com esse exame da ordem que não passa de uma máquina de arrecadar dinheiro , ou todos e todas as profissões inclusive os parlamentares também teriam que fazer o tal exame , Fim do exame da ordem , Fim dessa Ramalheira

  11. Sou a favor do fim do Exame de Ordem, pois isso não passa de um meio de arrecadar “milhões de reais” e dizer que é um filtro entre o preparado e o não preparado para exercer a profissão de advogado.

    1. CONCORDO PLENAMENTE…..
      ACABAR COM A COBRANÇA É MEXER COM O BOLSO FARTO DE MUITO… PESSOAS MILIONÁRIAS POR CONTA DESSA PROVA…

  12. O problema é que nas demais profissões não existe tantos cursos como o de direito, só para se ter uma ideia, o mundo todo tem algo em torno de 1.200 faculdades de direito, enquanto que no Brasil são quase 1.600. Fim do exame de ordem, será o caos da advocacia que já anda tão desprestigiada perante a sociedade. Sou a favor que com o fácil acesso hoje a faculdades que não preparam profissionais adequadamente, todas as profissões passem por exame de ordem.

  13. O currículo normalmente de um curso de direito, indica que o aluno terá que cursar em média 65 ( cadeiras ou matérias) são em média 3800 horas de aula no minimo 5 anos. A primeira fase da prova da OAB exige o conhecimento de 16 áreas do curso ( Direito constitucional, penal, processo penal, civil, processo civil, direito ambiental, direito comercial etc…..) essa primeira etapa é divida em 80 questões de múltipla escolha, com textos longos e cansativos, ao qual o bacharel deve superar em 6 horas, sem contar que o material indicado para estudo no edital da prova indica quase todo o conteúdo de todas as 16 áreas do curso de direito, ou seja, o bacharel é obrigado a rever todo o conteúdo acadêmico de 5 anos, sem saber o certo o que irá cair na prova. Já na segunda fase o bacharel escolho uma área especifica de atuação tal como, direito civil, direito penal, direito do trabalho etc. Então o Bacharel tem mais 6 horas para fazer uma peça processual, peça essa onde se exige uma total expertise por parte do bacharel. Ocorre que essa prova é recheada de pegadinhas e claramente formulada para uma reprovação em massa. Nesse contesto, quem pode, fazer um cursinho, ou pode parar a vida para estudar, com certeza conseguira sua aprovação. Mas, e aquele bacharel que infelizmente não pode pagar um cursinho para rever toda a matéria da faculdade, e aquele bacharel que não pode parar sua vida por messes para rever toda a matéria novamente. Se a prova da OAB fosse realmente justa em seu conteúdo, não estaríamos diante de aproximadamente 600 mil bacharéis que reprovaram em virtude dessa prova. Portanto, um bom professor sabe do que estou falando, pois além de bacharel em direito sou professor de História, e quando quero fazer uma prova para que poucos alunos passem, sei como fazer, assim como tenho capacidade para fazer provas ao qual os alunos, de acordo com o conteúdo passado possam ser aprovado. Portanto se deve contextualizar, será mesmo, que esses 600 mil bacharéis, não possuem condições de advogar? Fica a dica!!!!!!!

  14. Sou contra o exame da OAB por entender que antes de 1994 não se fazia esta avaliação, e por tanto temos excelentes profissionais no mercado, após o exame, afirmo depois de 1994 este exame não fez nada para melhorar, só fez para arrecadar e não sabemos onde é aplicado o que arrecadam. São isentos de pagar impostos, o que é feito com o que arrecadam com os valores cobrados. Com a palavra os Presidentes da OAB. Se antes não tinha avaliação, o que mudou após as avaliações? Sou contra, e a favor que seja feito este exame pelo MEC, assim o que fosse arrecado seria investido na educação de modo geral.

  15. Acho que deveria ser gratuito… Pois é muito mais caro que prova de concurso….. É um custo alto é todos ganham, a OAB, os cursinhos, na realidade não vejo na atualidade a finalidade de ser um profissional e sim uma máquina de fazer dinheiro….. Se é pra continuar pq não ser gratuito?

  16. Sou a favor de acabar com o exame da ordem , ou se os deputados não concordarem com o fim desse exame , que eles também tenham que fazer esse exame afinal eles trabalham no Legislativo . E simples

  17. Parabéns deputado José Medeiros pela iniciativa , sou a favor em pôr fim a esse exame da ordem, estamos juntos

  18. Deve acabar e pronto! Balela sobre barrar os profissionais incompetentes…o mercado o fará e ainda assim com tanta exigência do exame, temos péssimos profissionais. Sem contar que os grandes nomes no mercado jurídico são justamente aqueles mais antigos que não fizeram o exame, pois não era exigido…chega de bla bla bla. Cansei de encontrar erros processuais grotescos gerados por profissionais aprovados no exame da Ordem.

  19. Parabéns ao deputado federal José Medeiros, que teve coragem de novamente “trazer à tona” este assunto e propor sua aprovação…
    Deve-se mesmo acabar com esta fábrica de arrecadação… OAB tem que se manter com anuidade dos profissionais.. e não com taxas de provas… e olha que não são poucas…!!! Que Deus ilumine nossos governantes na aprovação desta legítima lei, gerando assim o direito profissional de cada bacharel.

  20. Simples o comentários dos presidentes das seconais da OAB, será que são capazes de realizarem o exame? E atingirem o exigido dos bacharéis!

  21. Sou bacharel em Direito desde o segundo semestre de 2012 quando formei, mas atuo na área da advocacia, juntamente com dois colegas advogados desde 2002, auxiliando ambos. Tentei por algumas vezes o exame da ordem, chegando na segunda etapa por duas vezes, porém não tive êxito. Hoje continuo trabalhando com os mesmos advogados, e por incrível que pareça faço tudo o que eles fazem, porém eles não fazem o que eu faço, pois sou procurado por grandes advogados na região para fazer recurso de multa, onde ambos não fazem e não tem qualquer noção por onde começar. Para mim, na minha opinião, hoje muitos pais de família morrem nas estradas por falta de experiencia, pois acham que quem possui CNH está apto a pegar as perigosas estradas do nosso pais, mas nem sempre, pois a “credencial” da CNH não quer dizer que tal condutor habilitado é um excelente motorista. Mas a minha pergunta final é: Para que mesmo serve o “MEC”??????? Para avaliar o que mesmo???? Hoje me considero um excelente bacharel, pois trabalho com dois bons/ótimos advogados. E para finalizar, eu também sou a favor do “FIM” do exame da ordem. Abraços.

    1. Meus parabéns Dr. SANDRO RUI, você tão Advogado quanto eles, sem desmerece-los, você é até melhor que eles com certeza. mas esse maldito sindicato acha que aplicando uma prova cheia de pegadinhas é que vai diferenciar se é melhor ou pior, na verdade é uma reserva de mercado.

  22. Quem apresenta esse tipo de projeto, como o deputado José Medeiros (Podemos/MT) são os Deputados comprometidos com a sociedade que o elegeram, que não aceita essa reserva ilegal de mercado de trabalho, reserva inconstitucional como esse famigerado exame da OAB, que foi aprovado na calada da noite em 1994º a lei 8.906/1994 para dar legalidade essa roubalheira. Vergonhoso.
    O que é OAB? Até mesmo grande parte do Judiciário, inclusive o STF não deram conta de explicar com clareza o que é OAB, mas, um dos entendimentos do STF, diz que a OAB configura uma entidade ímpar, “sui generis”, um “serviço público independente”, não integrante da administração pública. O que fica claro é que a OAB não conhece o “DIREITO”, quando se recusa aceitar e reconhecer o diploma do Bacharel em Direito, que foram outorgados pelas Instituições autorizadas e reconhecidas pelo MEC, e se colocando com poder acima do MEC para avaliar os Cursos ministrados por essas instituições de Ensino Superiores e aplicar provas, isso tudo porque ela se aproveitou da falta de conhecimento de alguns maus parlamentares que em 1994 aprovaram a lei 8.906/94 e deu legalidade esse absurdo Exame de Ordem, inconstitucional, que vem enchendo os cofres da OAB, FGV e donos dos Cursinhos. Quem quiser ver a fúria dos donos de cursinhos, FGV e OAB, é só falar sobre a extinção do famigerado Exame de Ordem. Ainda bem que foram eleitos: o Presidente Jair Bolsonaro, Deputado José de Medeiros e outros, que estão comprometidos em por fim a esse absurdo, que é essa reserva ilegal de mercado.
    Fazer inscrição na OAB, trata-se de Direito adquirido pelos “BACHARÉIS EM DIREITO” quando colam grau e recebe seus diplomas, isso é o que preceitua a nossa Constituição Federal de 1988.
    Portanto, defendo fim do Exame de Ordem Já.

    1. Meus parabéns Dr. ALIVAN JOSE CURI,

      Mandou muito bem, eu defendo o fim do exame de ordem Já.

  23. No meu pensar, em parte, o exame é de grande valor para os advogados com dom; o exame qualifica a profissão de uma forma geral. Por outro lado? As oneraçoēs que incide para fazer o exame e a anuidade da carteira que é o problema. Ou seja, o Advogado que não paga a anuidade sofre sanções com de não poder advogar. Tá errado!

  24. O exame de ordem é ilegal,fere tanto o princípio da isonomia como tanto o da igualdade,para que serve as leis do nosso País?Será que cada indivíduo pode fazer sua própria lei? deste modo não podemos aceitar que aleatoriamente alguns desrespeitem a Constituição Federal mudando o que foi escrito na Carta Magna pelo legislador e operador do direito,é livre também o exercício da profissão no brasil,tratamentos desiguais penso que é totalmente equívoco,será que um diploma expedido pelo MEC não tem nenhum valor jurídico?Sou totalmente contra o exame que no meu entendimento é reserva de mercado

  25. A Cf 1988 traz direito iguais para todos, porque só o Bscharéu em Direito deve fazer esta prova, um Engenheiro mal formado pode trazer um grande tragedia na construção de um prédio, um médico mal formado pode tirar uma vida, eles não precisa fazer prova, porque só para advogados, isto é inconstitucional, estão tirando nosso direito de exercer nossa profissão.

  26. Porque a OAB não da a carterra para os advogados com prazo de validade de cinco anos e ao final aplique uma prova de avaliação.

  27. SOU CONTRA ESSE EXAME ARRECADATÓRIO, ESCRAVISTA E CONCURSAL PARA A SONEGAÇÃO DA OAB. ISONOMIA JÁ BRASIL PARA TODOS OAS BACHARÉIS!!!

  28. sou totalmente o exame da ordem ele nao qualifica ninguem, ha oab nao fiscaliza faculdade nenhum, ha oab nao presta conta do dinheiro arrecadado ela nao é transparante quando ele é cobrada para prestar conta ela se diz assossiação, são em média 124,000,00 mil inscrito para o exame da ordem há R$260,00, por pessoa, é facil fazer as contas são 03 exames por ano.

  29. Gostaria de um auxílio. Fiz o exame XXVII, 2ª Fase-prático profissional atingindo a pontuação de 5,9 restando para aprovação apenas 0,10, onde facilmente seria atribuído esse valor se a banca examinadora, após recurso interposto tempestivamente, considerasse como correta a fundamentação legal, apresentada por mim que foi artigo 469 da CLT § 1º, na parte B da questão 2, que tratava de Adicional de Transferência e dando, a banca, como única resposta correta o artigo 469 § 3º da CLT, sendo divergente apenas os parágrafos 1º e 3º, quando os dois satisfazem corretamente a resposta da questão. O recurso foi a nível da Ouvidoria da OAB a qual indefere o meu pedido de reconsideração sob alegação de não visualizar erro material na correção inicial. Se alguém puder me auxiliar no sentido de reverter essa decisão, ficarei muito agradecido.

  30. Boa noite! Sou a favor que o exame de ordem, acabe mesmo e que nunca mais volte, pois isso é uma falta de respeito com os alunos formados que pagou um curso aprovou, estudou, e depois vem um exame cheio de peguilhas onde o futuro advogado, não consegue ser aprovado, isto desmotiva qualquer um! Porque os outros cursos não precisa desse tipo de exame! Isso só gera lucros para OAB, e prejuízo aos alunos, e outra é um valor exorbitante! Foge por completo as condições de quem ainda não tem trabalho! Precisa acabar com tal exame!

  31. A verdade é doi’da, pois eu disse varias verdades onde me coloco contra o exame de ordem, que visa apenas arrecadar, e não contribui em nada! E me disseram que eu já havia publicado um anuncia como esse, sendo que eu nunca escrevi, sobre esse assunto! Mas paciência, eu fico com a verdade, e não com as coisas ilícitas!

  32. SOU A FAVOR QUE ACABE O EXAME DA ORDEM, ISSO É SÓ PRA ARRECADAR DINHEIRO, UM ABSURDO QUERER QUALIFICAR ALGUEM EM PROVAS, O QUE FAZ O BOM PROFISSIONAL NÃO É UMA PROVA. PASSA 5 ANOS PAR ESTUDAR E NÃO POSSO EXERCER, ENQUANTO VEJO MÉDICO E OUTRAS PROFISSÕES QUE NÃO TEM ESSE TIPO DE PROVA. ARRECADAÇÃO DE DINHEIRO DA OAB. ISSO SIM.

  33. SOU A FAVOR QUE ACABE O EXAME DA ORDEM, ISSO É SÓ PRA ARRECADAR DINHEIRO, UM ABSURDO QUERER QUALIFICAR ALGUEM EM PROVAS, O QUE FAZ O BOM PROFISSIONAL NÃO É UMA PROVA. PASSA 5 ANOS PAR ESTUDAR E NÃO POSSO EXERCER, ENQUANTO VEJO MÉDICO E OUTRAS PROFISSÕES QUE NÃO TEM ESSE TIPO DE PROVA. ARRECADAÇÃO DE DINHEIRO DA OAB. ISSO SIM.

  34. sou a favor do fim do Exame. Essa prova não habilita ninguém. Não julga competência. advogar é como dirigir um carro, se aprende na prática

  35. Sempre fui a favor somente da segunda fase do exame, porque mesmo quando ainda bacharel, sempre fiz muitas petições para advogados que passaram no exame, mas não tinham capacidade de elaborar e fundamentar se quer uma simples petição. Sem se falar quando trabalhei no forum, passava por minhas mãos cada coisa vergonhosa que diziam que se tratavam de uma petição. Hoje em dia, vejo que, nem sendo aprovado no exame, muitos não conseguem nem fundamentar uma petição. Emfim, hoje em dia sou à favor de acabar com essa absurda arrecadação da Instituição, como se não bastasse a anuidade.

  36. Sou a favor do fim do exame da OAB. Este exame não atesta capacidade, já que o profissional já está apto a exercê-la quando sai da Faculdade. E nem capacita ninguém para tal. A OAB e demais conselhos de classe não passam de sindicatos e sobrevivem desses exames (as que o aplicam).

  37. Sabemos que até 1994 não era exigido o exame de Ordem e nunca foi questionado a formação dos advogados, e agora se exige. Sou totalmente contra, pois esse exame não pode avaliar em dois dias a formação de cinco anos e existem profissões como medicina, engenharia, que não existe uma prova nesse patamar. Logo, Não se faz necessário o exame, pois a prática profissional irá capacitar os bacharéis como os que se formaram antes de 1994.

  38. Sou a favor da EXTINÇAO DO EXAME DA ORDEM, sua existência chega ser imoral, é um sindicato bilionário. A livre iniciativa do profissional liberal deve ser respeitada assossiar-se a ela ou não.

  39. Esse exame tem uma unica finalidade intrínseca a saber: arrecadar e muito , muito mesmo
    jamais aferiu a capacidade postulatória de quem é graduado em direito , quem faz e é aprovado fica muitas vezes pensando e agora ……..??? quem é reprovado quando obtém sua aprovação também pensa e ai…….???? Além do mais a OAB não tem legitimidade para tal , dizer esse poderá advogar , aquele não , é público e notório que ela usurpa competência……..!!!!! . Isso precisa acabar .

  40. Não sou a favor do exame da ordem, uma vez que este não qualifica ninguém para ser um bom advogado, isto a faculdade já faz.
    O Projeto de Lei em sua fundamentação está certíssimo, há outras profissões tão importantes ou até mais importantes, como as de Médicos e enfermeiros que lidam com a vida, que não são obrigados a prestar um exame, que chega a ser ridículo, para testar sua capacidade de ser médico. Ademais, como vai testar se uma pessoa é bom advogado ou não se primeiro fazem a prova somente por uma matéria de direito daí passam e vão advogar noutra completamente diferente, segundo msm assim não testa capacidade pois os cursinhos treinam para q eles respondam as questões e façam a peça processual.Muitos passam não pq são bons mas pq tiveram melhor percepção do que aprenderam nos cursinhos, por respostas muitas vezes prontas, decoradas, e por conta do estado emocional. Se OAB acha que isso mede conhecimento de alguém tá ruim viu. Mas tenho q concordar com alguns que a finalidade deste exame é tão somente arrecadação de dinheiro para os cofres da OAB pq testar a capacidade de alguém passa é longe.

  41. Este projeto de Lei, a PL – 832/2019, está sendo primordial para dar empregos pelo Artigo 05º inciso XIII da CF/88, e retirar o monopólio da tal OAB na vivencia da corrupção, onde vivem na informalidade sem Lei Vigente para se manter regular no Brasil, estando extinta pelo DP-11/91, e mais além a Lei nº 8906/1994, não existem aprovações pela Câmara Federal e Senado Federal, e sansão Presidencial em 1992, onde temos irregularidades de crimes aplicados, contra a tal “OAB”, que se intitula na reserva de resguardar o direito e punir o Advogados, sem moral e ética jurídica para este ato, e para estas exigências em cima dos Advogados, com aplicação de um exame da ordem, que se vincula em termos de ter somente arrecadação, sem apreciar a capacidade do Bacharel em Direito, no vinculo de arrecadação financeira, para manter as Regionais nos Estados do Brasil comprovadamente.

    1. Não é do acabar com o exame tem que ir atrás do dinheiro roubado pela OAB desde início do exame da OAB, tem de ver o porque o STF sempre protegeu essa bandidagem passando por sobre a constituição federal.

  42. Sim.A autarquia e/ou sui generis a oab esta para a CIA para o trump.
    A CIA preside os EUA o resto e pao e circo!
    A Oab manda em senadored, deputados,presidente e nada ocorre!
    Se os bachareis partirem para a advocacia iriam sobrar de 7-8milhoes de empregos num rapido instante..pois tem bachsreis Uber,
    Manicures,stendented lojistas entre milhares de outras profissoes.

    Ah@ de se falar que muitos precisam para advogar em cauda propria, para familiares e ate mesmo pro bono
    .o diplona esta escrito;tudo de plenos poderes??quais??????

  43. Washington
    Sou contra o exame de ordem, pois fere a Carta Magna . Parabéns ao Sr Presidente Bolsonaro em Crítica recente
    Já eleito presidente, Bolsonaro manifestou contra o Exame de Ordem aplicado aos recém-formados. Na ocasião, ele disse que o Exame cria “boys de luxo de escritórios de advocacia”. Portanto, sou a favor do fim e já dessa escravidão “ exame de ordem “.

  44. José Carlos Borges Vieira
    Sou Bacharel em direito não exerço nem uma atividade ligada ao direito mas quero aqui deixar meu comentário. Primeiro – Quando se fala que as universidade não formam advogados e sim bacharéis. Preguntaria então? Quem forma advogado? “a OAB talvez” nunca tive aula e nem ouvi falar que alguém desse aula para formação de advogado. Quanto se fala que é uma forma de saber qual o desempenho das universidades perguntaria? Oque a OAB faz com relação ao baixa aprovação dos alunos e certas universidades. “proíbe os cursos” Não porque não tem poder nem um sobre elas, pelo contrario quanto menos qualificados forem os alunos mais vão arrecadar nas provas. Vou citar aqui pequenos exemplos de curso que não fazem prova para exercer a profissão: curso de enfermagem, engenharia civil, contabilidade, jornalismo, medicina, etc. Veja que, parte destes cursos trabalham com vida e até mesmo veterinário não faz prova para exercer a atividade. Agora se falarem que é uma forma da OAB arrecadar veba ai vou concordar o resto é uma falacia, e mais até para exercer o cargo no pode legislativo ou executivo não se exige nem o primeiro grau escolar. Esses argumentos da OAB é uma falacia de quem não quer perder a arrecadação milionária.

  45. O exame da Ordem, É constitucional, e já tem jurisprudência pacíficada sobre o assunto. Este tem o intuito de aferir a capacidade técnica do profissional, pois o curso de bacharel em Direito, não forma advogados. Assim como você presta exames para as mais variadas carreiras jurídicas, como Defendor Público, promotor, delegado de policia, juiz, entre outras, você deve prestar o exame da Ordem. É necessária porque temos que buscar os melhores profissionais, pois há um interesse público. Além dos Advogados, os médicos, engenheiros, entre outras profissões, também deveriam avaliar os profissionais que entram no mercado de trabalho… não vejo com bons olhos, o término deste exame, assim como entendo que não será tão fácil assim a sua extinção.

    1. Esse sindicato de classe foi extinto pelo decreto 11/91 pelo então presidente Fernando Color de Melo. Vcs bachareis entrem no site da ANBD no YouTube e se informem melhor. Esse sindicato corrupto está com os dias contados. Todos os seus atos são nulos esse sindicato foi extinto. Nem a Receita Federal os considera com ativo.

    2. Não existe nenhum lugar no mundo onde para vc sindicalizar a um sindicato de classe privado, ainda mais corrupto, vc tem que passar em uma prova.O curso de Direito forma Advogados. Afamigerada prova desse sindicato apenas entrega a carteira ao advogado que foi aprovado nessa arapuca. Essa é a diferença de quem faz parte da máfia para quem não faz.

  46. Acredito que todo aquele que acaba de se formar está habilitado a exercer a profissão de advogado, contudo, a grade curricular deve ser voltado à formação de advogado, estendendo-se o curso por mais 02 semestres para que o acadêmico faça uma espécie de residência, o que seria feito na seccional ou subseção da OAB na qual irá se cadastrar e em seguida sairá especialista em determinada área.

  47. Sou contra o exame de.ordem , a CF e.clara quando diz qie todos sao.iguais perante a lei.vamos exemplificar, o.medico sai da faculdade deedicina e.log0 ja vai tra akhar como clínico geral sem precisar provar mais nada para o CRM

  48. O exame da “OAB é a galinha de ovos de ouro da entidade”,pois só serve para alimentar esse sistema corrupto.O presidente Bolsonaro tem que acabar com essa aberração,pois só faz mal as instituições de ensino. Eu sou a favor que se crie no término do curso, um estágio preparatório de um ano, sem nenhum custo para o Bacharel que paga tão caro para se formar, e ainda tem que pagar uma taxa de inscrição tão alta.

  49. O Adv. Marco Aurélio Choy esta equivocado, seu comentário visa a manutenção do famigerado exame. E bom lembrar que não se trata de concurso para o exercício da advocacia. Se assim fosse os advogados seriam remunerados, e não haveria pagamento de contribuição para poder exercer a advocacia. O Dr Choy esta equivocado, vez que, o dever da OAB e fiscalizar o desempenho dos advogados. Quanto os cursos a competência de fiscalizar e do MEC e não da OAB.
    l

  50. Tem que acabar este exame da OAB que .. ou se cria uma nova profissão parta advogado ai estuda na
    OAB .

  51. TODOS OS QUE DEFENDEM A PROVA DA ORDEM NÃO FIZERAM, LAMACHIA, LFG, TODOS OS MIN DO STF, ETC. OS MÉDICOS MEXEM COM VIDAS E NÃO FAZEM PROVA PARA OBTER O CRM. POR QUE SÓ OS BACHARÉIS EM DIREITO?

  52. Todo mundo precisa trabalhar e exercer sua formação, os estágios são exigidos pelas universidades, para que possam adquirir experiência na sua área, não faz sentido esse exame, médicos, engenheiros, fazem o estagio e começam a trabalhar, o setor responsável, já recebe taxas, para fiscalizar o trabalho dos profissionais, assim com CREA e CRM e outros.

  53. Esse sindicato de classe foi extinto pelo decreto 11/91 pelo então presidente Fernando Color de Melo. Vcs bachareis entrem no site da ANBD no YouTube e se informem melhor. Esse sindicato corrupto está com os dias contados. Todos os seus atos são nulos esse sindicato foi extinto. Nem a Receita Federal os considera com ativo.

  54. Eu sou a favor de acabar com a prova, pois além de gasto, a prova não torna ninguém melhor profissional. Sou totalmente a favor

  55. Uma pergunta de que servem, os estágios nos NPJ de cada Universidade, também os feitos em escritórios e alguns até nas diversas Varas, bem como em alguns outros, como, Defensoria Publica, MP e etc. E por derradeiro as avaliações feitas nos últimos 4 períodos sendo que a ultima é com a banca da OAB presente, que avalia junto com a instituição de ensino o académico. O objetivo não é de ver a capacidade técnica do arguido. Ora se tem satisfeito os questionamentos de seus arguidores é óbvio que o inquirido esta apto a exercer nobre oficio. Não vejo porque exame de ordem após esta longa jornada académica. Eu fui um destes indagados durante meu período académico já fazem 13 anos que me graduei e até hoje não consegui passar nesta como diz o colega descabida Inquirição obrigatória da OAB.

  56. A prova da OAB e uma máquina se dinheiro,passar na prova não que dizer q ele é.um bom advogado ,o tempo vai fazer ele experiente, por isso que tem que acabar com a prova.. estudam 5 anos..paga mais de 90 mil no curso..É ainda tem q pagar o exame..acho que as provas da faculdade já basta para saber se ele vai ser um bom advogado..

  57. boa noite apos a formação em direito o formado e obrigado a passar novamente por uma a avaliação este exame não qualifica ninguém o certo e trabalhar nos fóruns e escritórios de advocacia e ser orientado por um veterano na área e adquirir experiencia.

  58. Sou manifestamente contrário ao exame de ordem. Não se trata, por parte da instituição, de um controle de qualidade, mas de quantidade. Acho, inclusive, que, a Ordem dos Advogados do Brasil, deveria arcar com os custos dos exames, pois é sua a imposição para que o bacharel faça parte do seu quadro e possa exercer a profissão de advogado. Inclusive obstruindo o acesso ao mercado de trabalho, selecionando quem pode, ou não pode, ganhar o seu sustento.

  59. Sou totalmente contra esse exame da OAB.Maneira de ganhar dinheiro dessa instituição chamada OAB, principalmente desses cursinhos preparatório, que cobram uma fortuna de pessoas que sacrificam o que não tem para estudar. Essa prova da OAB, não qualifica o profissional que passou 5 anos numa instituição, ou seja, numa universidade.

  60. SIM É JUSTO UMA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA.Todavia a controvérsia sobre pontos essenciais da própria questão consoante.

  61. Quer tornar o exame de ordem justo, então que seja feito exame para as outras profissões, a mesma lei que diz que todos são iguais é a mesma que tornam a vida do bacharel em direito desigual em relação as outras profissões, para mim fere a própria constituição a cobrança deste exame pois o mesmo não é cobrado para médicos e engenheiros que também cuidam de vidas humanas, se um médico erra o paciente morre, se um engenheiro erra e um edifício cai por conta de um erro de calculo estrutural várias pessoas morrem porém estes não prestam qualquer concurso para provar que está apto a trabalhar, acho injusto e discriminatório que só o bacharel em direito seja perseguido e tratado de forma desigual, é lógico que quem já é advogado defende o exame de ordem, pois o exame gera uma reserva de mercado muito favorável aos advogados aprovados.

  62. Fim do exame de ordem!! Tem muitos advogados que tem carteira da OAB, e seu conhecimento bebum lixo… Passa vergonha mesmo esses..

  63. Acho uma bobeira o exame de ordem, pois não diz o profissional que vc pode ser. Só acho q é a única profissão q vc precisa fazer prova p exercer a profissão.

  64. Oi, sou Fernando, com 83 anos de idade. Nao sou contra os exames da OAB, mas me pergunto: medicos têm nossas vidas nas mãos, então porque nao sao submetidos a um exame tao sever quanto o da OAB? engenheiros têm nossas vidas nas mãos, se um edifico desmorona, perguntamos: Por que nao foram submetidos a exames tão rigorosos quanto os da OAB? Agradeço resposta. Obrigado. fernando

  65. O exame da OAB só serve para limitar o número de advogados existente no Pais porque conheço estudante do 8º semestre do curso de Dirito que foi aprovado na primeira fase, e na segunda fase não computaram a nota de várias questões certas só para reprovar o examinando, e vou mais longe, conheço bacharel em direito reprovado no famigerado exame de ordem que é quem faz as petições e recursos para advogados. O exame da OAB é o que existe de mais imoral no País. Tão merecedor da Polícia federal quanto a corrupção.

  66. E UMA VERGONHA OAB LADRONA DE DINHEIRO TEM BAIXAREIS QUE E MELHOR DO QUE PASSA NA PROVA DA ORDEM ROBA O BOLSO DO BAXAREIS

  67. Sou contra a prova da OAB, pois essa prova não qualifica ninguém, além de ferir o princípio da isonomia, pois se médicos que salvam vidas não precisam de nenhuma prova e nenhuma outra profissão torna obrigatório aplicação de provas que determinem se o profissional é ou não qualificado para exercer sua profissão. Eu gostaria muito de saber para onde vai toda essa verba arrecadada por tais provas.

  68. DIFICILMENTE ALGUM PROJETO QUE ACABE COM O EXAME DA ORDEM CHEGA AO SEU FINAL, INFELIZMENTE A OAB TEM UM FATURAMENTO EXORBITANTE COM O QUE DIZ RESPEITO AO EXAME DA ORDEM….PORTANTO, PARA DETERMINAR O PAGAMENTO A UM DEPUTADO, SENADOR OU QUEM QUER QUE SEJA, VALOR PARA AJUDA EM CAMPANHA SERIA MUITO FACIL. O QUE SERIA 1 MILHAO DE REAIS PARA OAB ?… NADA …. FATURAM MAIS DE 100 MILHOES ANO… VEJAMOS QUE MUITOS POLITICOS JA ENTRARAM COM ESSE PEDIDO, NEM TODOS AVANÇARAM ,…. QUAL SERIA O MOTIVO ??? OBVIAMENTE, UM CALA BOCA DE 1 MILHAO PARA ESSE POLITICO OU MINISTRO FOI O SUFICIENTE PARA DESISTIR .

  69. Ao meu ver o exame da ordem (OAB) fere uns dos mais importantes princípios constitucionais o da isonomia, já que outras profissões não precisão de exames para serem exercidas, visto que é prerrogativa do MEC exercer fiscalização e controle a instalações de ensino e educação. (Formação dos profissionais do país). A OAB como entidade de classe tem a função de fiscalização, de apoio ao profissional. Mais vejo um grande interesse econômico, inclusive de afastar a concorrência. Pois a OAB é uma entidade regulada, administrada por advogados e não pela União como as outras.

  70. Interessante!
    Vejo esta quantidade de bacharéis todos já formados e aprovados pelas instituições de ensino famosas.
    Entendo, que são as principais instituições responsáveis pela aprovação de cada aluno após a conclusão do curso de direito.
    Referente a metodologia da OAB em tomar a frente para decidir quem poderá ser um advogado!
    no obstante, desconheço a instituição OAB pelo simples motivo de nunca ter recebido um representante da mesma dentro de um sala de aula antes da conclusão do curso de direito.!
    A FORÇA DOS BACHARÉIS ESTA NAS REDES SOCIAIS VAMOS ACORDAR!!!!!!!
    Afinal já passou da hora dos próprios bacharéis de direito estarem juntos e lutar contra este exame de prova pelas redes sociais invocando a todos os baixareis para não pagarem esta prova que na verdade acabam sendo o valor de uma anuidade sem se quer ter seu direito de trabalho.
    VAMOS TODOS JUNTOS PROTESTAREM ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS PELO FIM DO EXAME DE ORDEM.

    A OAB de nada serve para a advocacia…não passa de mais um grupo de associação como as demais que já existem no mercado !!!!!

  71. Sou totalmente contra a OAB, não faz nada pelos advogados.
    Advogado não tem que pagar anuidade.

  72. Um exame nefasto,ao qual uma entidade de classe quer impor sua vontade,passando por cima das instituições de ensino,e do MEC…

  73. Sou totalmente CONTRA o Exame de Ordem. Passei no exame quando me formei em 1998, porém sempre achei absurdo o exame, sou sim a favor de ser obrigatório um estágio com práticas e aprendizados no que ocorre no dia a dia do advogado. Para mim, mais uma forma da OAB ganhar dinheiro cobrando por cada exame,

  74. Ivan -Se é tão essencial a prova da ordem, então não deveriam cobrar taxa de inscrição para realização da prova, hoje em R$ 260,00. Todos deveriam ser isentos dessa obrigação.
    O interesse maior é o financeiro, creio.

  75. Sou a favor do exame da ordem. Quanto ao valor concordo com a maioria de que é exorbitante,portanto, quem não tem realmente condições de pagar a taxa pode pedir isenção. O exame é necessário e não é tão difícil assim. O advogado deve estar preparado tanto intelectualmente como também psicologicamente para encarar os desafios da advocacia. Nem tudo são flores.

  76. Boa tarde, temos que levar esse caso em direito ONU.
    Sou jurista , vivo e trabalho em Genebra. Estou disponivel para entregar o caso as autoridades competentes.

  77. ADVOCACIA É A ÚNICA PROFISSÃO, QUE VOCÊ JÁ COMEÇA COM DÍVIDAS.
    ESTUDA,SE 5 ANOS, PARA DEPOIS CONTINUAR PAGANDO PARA EXERCER A PROFISSÃO.
    CADÊ A JUSTIÇA?
    PL.832/19 JÁ

  78. Sou a favor da extinção pois antes de 1988, na existia a prova da Ordem e advogados somente faziam suas inscrições com o diploma .Após foi criado a prova da Ordem e os que defendem são os também não fizeram prova alguma para advogar isso mostra a fragilidade da prova e sim pode ser extinta e criado um tempo através de um estagio controlado pela Oab e após ser dado a inscrição definitiva ai mostraria que não seria tolhido o direito de que os bacharéis a trabalhar e sim dar o direito a todos como se diz na carta magna.

  79. Eu me pergunto, qual a competência da OAB em examinar bacharéis?

    A OAB é entidade de classe ou sindicato? Qual a competencia que um ou outro tem em substituir o MEC??

  80. Sou contra! Como tantos outros já deram seus pareceres, e concordo com os que são contrários ao exame da Ordem. É ridículo este ser o único curso do qual estuda muito, e não serve para nada se não for aprovado em suas provas, das quais não são corrigidas e nem elaboradas por advogados.
    Esta prova serve apenas para enriquecer os cursinhos.
    Ela é tão ridícula, que um advogado quando vai fazer uma peça está amparado pela internet, livros, e diversos materiais para escrever tal peça, e o pretenso advogado tem que fazer um texto enorme, manuscrito, identificar a peça sob pressão psicológica, sendo que no mundo real não é assim.
    Quem regula o bom profissional é mercado, e caso este cometa algum erro o conselho de ética está ai para isso.
    FIM DO EXAME DA ORGEM!!! PL 832/19 JÁ!!!

  81. Extinção do Exame da OAB

    O EXAME DA OAB, criado em 1994, o exame já afastou do mercado mais de 750 mil bacharéis, apesar de seus diplomas serem reconhecidos pelo MEC e validados pela Lei 9.394/96 (LDB) e pela Constituição Federal.

    Argumento único da OAB
    “A OAB defende a prova dizendo que ela existe em outros países, inclusive nos Estados Unidos”.

    A DIFERENÇA ENTRE O EXAME AMERICANO E O BRASILEIRO

    O Bar Examination reúne três exames administrados pelos Governos Estaduais e é supervisionado e controlado pela Suprema Corte, Corte de Apelação ou pelo Tribunal Superior.

    As dezenas de associações e ordens de advogados americanas não participam em nenhuma fase do processo.

    Não regulamentam a prática do Direito, não dão permissão para advogados trabalharem e não punem advogados!

    Um dos exames é o Multistate Bar Examination – MBE, aceito na maioria dos Estados. São 200 questões de múltipla escolha, que devem ser respondidas em seis horas. Embora tenha mais questões do que o Exame da OAB, o tempo é suficiente porque a prova americana não tem “pegadinhas” ou perguntas feitas para induzir ao erro. As questões são elaboradas por Comitês Estaduais de Redação, formados por peritos nomeados pela Suprema Corte, reconhecidos nas diversas áreas temáticas do exame. Antes de serem selecionadas para o exame, as questões passam por um processo de revisão complexo, ao longo de vários anos. Isso mesmo: vários anos! Além da revisão rigorosa pelo Comitê Estadual, cada pergunta é revisada também por especialistas nacionais e, só depois de passarem com sucesso por todos os comentários e análises, é que são incluídas no exame!

    O Multistate Essay Examination – MEE, feito obviamente em outro dia, é uma prova discursiva de 9 questões, devendo o candidato responder 6, num prazo de 3 horas. O interessante é que, para fazer a prova, entre outras coisas, o aluno pode levar: dois travesseiros, uma estante para livros, um apoio para os pés e, veja só: um notebook com conexão à internet para ele baixar o exame e responder as questões via on line!

    Os exames americanos são rigorosos sim, mas não são feitos para eliminar o candidato, controlar o mercado de trabalho ou auferir lucro. O aluno tem todas as condições para fazer uma prova justa, democrática e elaborada com transparência.

    Tendência nos EUA, é o que já ocorre no Estado do Wisconsin. Lá eles praticam o Diploma Privilege (Privilégio do Diploma) que é justamente o reconhecimento do Diploma do bacharel, dispensando-o do Bar Examination. Em New Hampshire, desde 2005, o Daniel Webster Scholar Honors Program, dá uma certificação que também dispensa a exigência dos exames.

    Nos Estados Unidos, os exames são elaborados, aplicados e corrigidos pelo Estado, sob a vigilância e controle constitucional do Judiciário e com o reconhecimento, pelas “OAB´s” de lá, de que somente o Poder Público detém a soberana função de qualificar, avaliar e habilitar um estudante para a profissão de advogado.

    No Brasil, é o contrário: a OAB, um conselho de classe, com interesses privados, afirma ser a única que pode qualificar, avaliar e habilitar os advogados – já que não reconhece o diploma do bacharel em Direito -, atropelando as prerrogativas constitucionais do Estado/MEC, impõe aos bacharéis um Exame elaborado, aplicado e corrigido somente por ela, não admitindo a participação do Judiciário no processo e não aceitando que o Tribunal de Contas da União controle e fiscalize as suas contas.

    Situação, no mínimo, estranha.

    É um sistema fundamentado na inconstitucionalidade.

    1. se estivéssemos em um país sério quem estaria gerenciando esta prova seria o mec! a única questão que faz com que a oab resista em manter o exame é a arrecadação! muita “gente boa” leva e não querem perder. quem cuida do ensino nacional do país é o mec!

  82. Sou Totalmente contra o Exame da Ordem, a maioria passa mas na pratica sabe muito pouco, Ademais quem regulamenta as profissões no BRASIL é a CONTITUIÇÃO DE 1988, outrossim se torna Injusto é o único Curso Superior que não pode atuar depois de formado, sem ter essa ( Aprovação da OAB) Isso é muito injusto com os Bacharéis em Direito. Precisamos Mudar essa Lei que foi alterada em 19994.

  83. Sou contrária ao exame da OAB. Não é o exame que vai provar o quão qualificado é o profissional. Muitos fatores podem contribuir para um desempenho não favorável em uma prova. Penso que o exame da Ordem só prevalece por mera ganância. Nenhuma prova é capaz de medir a ética, o caráter, a competência e o profissionalismo de alguém.

  84. Não concordo com.exame da ordem ficamos 5 anos na faculdade apresentamos TCC passamos nas provas aplicadas e ainda temos que prestar exame da OAB isso sobre a prova e um caça níqueis, para extorquir os bacharéis em direito , já não basta o que pagamos nos 5 anos de faculdade

  85. SOU EXTREMAMENTE CONTRA ESSE EXAME. É mais do que escancarado, escandalosamente explícito que é apenas um meio de arrecadar $. Cada prova num valor de R$ 200,00??? Absurdo. Esse exame não testa ninguém. Trabalho em um setor que atendo vários advogados. Se eu for falar aqui vários que atendi com total falta de ética e conhecimento jurídico vocês ficarão assustados. Tem muitos advogados por aí com carteirinha, “habilitados” neste exame, que não são habilitados na práticas. Então é conversa fiada destes presidentes da OAB afirmando que se trata de avaliação. A EXCLUSÃO DESTE EXAME tem que ocorrer urgente.

  86. Bom dia a todos ,
    Sou bacharel formado em uma das melhores faculdades de direito de BH. No dia 13 de junho , domingo , fui fazer o famigerado exame de ordem e fiquei impressionado com o grau de dificuldade da prova. Questões extensas e com o claro objetivo de confundir o candidato. Diante de tal grau de dificuldade, e analisando alguns outros exames da oab, além de sair do exame exausto e psicologicamente abatido, chego a triste conclusão que , infelizmente, essa prova tem realmente o objetivo claro de eliminar candidatos e reservar o mercado para aqueles que já advogam .
    Portanto, infelizmente , profissionais bacharéis em direito, formados legitimamente para exercer á profissão e sustentar suas famílias, ainda ficam dependente de um exame com o claro objetivo arrecadar valores e eliminar novos profissionais de mercado.
    Sendo assim , eu pergunto aos senhores até quando vamos suportar essa situação?

  87. Cobra o mínimo? kkkkkkk
    Eu te desafio fazer qualquer prova da ordem e principalmente esse ultimo exame XXXII !
    Além de ter que pagar um absurdo de taxa para fazê-lo ne !
    Fala serio meu amigo !!!!!!kkkk

  88. essa entidade de classe é uma vergonha! o Brasil viu isto no XXXIII exame da primeira fase, onde haviam pelo menos cinco questões com erros grotescos e comprovados por professores e operadores do direito; tocou-se o barco sem ao menos dar uma satisfação a quem pagou caro para realizar o exame!

  89. DrEvandro Severino dos Santos Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José/RJ disse:

    Sou contra a prova da OAB, pelo menos nesse modelo atual, que não garante que quem passa é realmente o melhor.
    Se tem que haver uma prova que ela seja justa, que permita ao bacharel em direito criar, teses de defesa para cada caso concreto apresentado na prova, e fazer a vontade de uma banca, que não tem nenhum interesse em medir o conhecimento, mais sim arrecadar cada vês mais.
    Sou prova disso pós já fiz duas vezes essa prova da OAB e não passei, mas em contra partida venho atuando bem no judiciário, a nível de Juizado Especial Civil, processos em que atuei sozinho sem a ajuda de advogado, Pro nº 0008040-09.2018.8.19.0204,
    Pro nº 0805951-38.2022.8.19.0204, Pro nº 0806839-07.2022.8.19.0204, o primeiro já transitou em julgou em meu favo, os outros dois estão na fase de instrução e julgamento, já estou com mai duas petições, iniciais para serem protocoladas.
    Faço meu trabalho tão bem, como qualquer advogado credenciado pela Ordem, passar na prova de Ordem, com as devidas vênias, não significa que alguém está qualificado, para atuar como advogado.

  90. DrEvandro Severino dos Santos Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São José/RJ disse:

    Fazer uma pequena correção no texto, na terceira linha.
    A onde está, e fazer a vontade de uma banca, digo e não fazer a vontade de uma banca, (o que no meu entendimento viola o Principio da Legalidade, quando impõe ao Bacharel em Direito que ele de, a resposta que ela acha que é correta, impedindo que o Bacharel expresse seu conhecimento jurídico), Um exemplo claro seria se o Juiz dissesse ao jus postulandi o que ele tem que pedir.

  91. Sou a favor que termine o exame da ordem m, afinal para avaliar a qualidade de ensino temos o ENADE, nem curso de medicina é tão rigoroso, como o direito, muito estressante você se dedicar 05 anos para ficar impedido de exercer a profissão! Acaba jogando tempo dinheiro fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *