Posso atuar como advogado correspondente mesmo tendo escritório? Como?

O mercado de trabalho brasileiro, hoje, demanda dos profissionais, além de experiência e qualidade na prestação de serviços, muita dinamicidade e conhecimento da área de atuação. No caso do setor jurídico, há diversas formas de adquirir experiência para o mercado de trabalho, mesmo já tendo um emprego ou trabalhando por conta própria. Uma das formas mais populares é a atividade do advogado correspondente. Vamos falar abaixo sobre essa possibilidade. Confira!

Como ser advogado correspondente?

A advocacia por correspondência pode ser exercida pelos bacharéis em Direito, inscritos na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Eles são contratados para a realização de atividades típicas da carreira jurídica, como diligências, protocolos, despachos, acompanhamento de processos e participação em audiências como advogado ou preposto, etc.

A forma mais antiga de divulgação dos serviços como advogado correspondente é através de indicações entre escritórios e clientes. No entanto, muitos advogados em início de carreira não possuem um networking consolidado, nem uma vasta cartela de clientes.

Para esses advogados, com pouca experiência e ainda desconhecidos no mercado de trabalho, há algumas maneiras de oferecer serviços como advogado de apoio, através de sites de relacionamento, como o Facebook e o Linkedin. Apesar de oferecer pouca segurança nas negociações, tendo em vista que qualquer pessoa pode acessar as redes sociais e entrar em contato, essa é uma forma simples de divulgação.

Outra forma de prestar serviços como advogado correspondente é o cadastro em empresas especializadas em intermediar a contratação de serviços de apoio jurídico. Seguindo essa linha, há uma forma prática e direta de cadastro para essas atividades, por meio de sites e plataformas online especializadas.

Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.

Posso ser advogado correspondente mesmo tendo meu próprio escritório?

Na sua própria rotina de trabalho, é possível que o advogado realize também diligências, protocolos e demais atividades para outros contratantes, por correspondência, além das atividades já realizadas por ele em seu dia a dia profissional, dentro da sua região.

O serviço de advocacia por correspondência seria uma atividade a mais, executada durante o seu tempo livre, no período em que não está exercendo funções de seu emprego. E isso é possível porque a maioria dos escritórios proporciona flexibilidade de horários aos seus funcionários. O que é mais fácil ainda para os advogados que possuem sua própria sociedade de advocacia, em que a organização da rotina de atividades fica por sua conta.

Além disso, mesmo que o advogado esteja realizando atividades para seu escritório em uma determinada comarca, nada o impedirá de aproveitar a oportunidade para prestar serviços para outros contratantes. Essa é uma forma de otimizar o tempo e expandir a sua atuação.

Nesse sentido, com organização, disciplina e dinamismo, o advogado poderá associar as atividades realizadas para seu escritório com as atividades executadas como advogado correspondente, para outros contratantes.

Quais são as vantagens?

O advogado contratado ou aquele que iniciou uma sociedade advocatícia recentemente pode encontrar uma excelente oportunidade para ampliar os seus conhecimentos e as suas áreas de atuação. Assim, o advogado não ficará restrito apenas à matéria com a qual já trabalha ou está especializado. Afinal de contas, conhecimento e experiência são fatores super importantes e que fazem toda a diferença na conquista de novos clientes.

Assim, o advogado terá uma fonte de renda extra por meio da advocacia de apoio, com a prestação de serviços a outros contratantes, além dos serviços já prestados para o seu escritório.

Para que você possa se especializar nessa área de atuação, não deixe de baixar nosso e-book: O Guia Definitivo da Advocacia Correspondente.

Já prestou serviços como advogado correspondente? Tem seu próprio escritório e pretende atuar também na advocacia de apoio? Compartilhe conosco as suas experiências nos comentários.

 

cta-guia-internet

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *