Por que contratar um advogado correspondente hoje mesmo

Já reparou como tem ficado cada vez mais fácil obter informações sobre causas tramitadas em outras comarcas atualmente? Pois isso se deve, em grande parte, ao trabalho do advogado correspondente, que presta serviços essenciais a pessoas físicas e jurídicas que necessitam se fazer representadas, por um ou outro motivo, em circunscrições onde não possuem filiais.

Você por acaso já teve que lidar com questões sobre foro privilegiado de ações de consumo, trabalhistas e envolvendo pessoas da terceira idade? Então vai entender sem maiores problemas por que a contratação de advogados correspondentes é mais que essencial para o desenvolvimento das atividades cotidianas do seu escritório. Pronto? Acompanhe:

No que consiste o trabalho do advogado correspondente?

Advogado correspondente é aquele que não tem contato direto com o cliente, mas pode prestar serviços de apoio a ele em outras comarcas, Estados e regiões, tanto dentro do mesmo país como no exterior. Esse profissional normalmente subscreve as peças em conjunto com outros advogados do escritório, para fins de protocolo, de vista do processo, de carga dos autos e até mesmo para a participação em audiências.

Esses profissionais do Direito também prestam serviço nas secretarias, despacham com juízes e desembargadores, além de agilizarem o andamento de processos. Assim, eles basicamente atuam como os advogados das causas em comarcas distantes, mas sem elaborar as principais peças processuais, nem responder diretamente pelos atos praticados em defesa dos clientes. Dessa maneira, a responsabilidade principal sobre o processo continua sendo do advogado que o contrata.

Há ganho de agilidade?

Mas o que exatamente você tem a ganhar com a contratação de um advogado correspondente? Pois uma das principais vantagens está no ganho de agilidade e de eficiência na prestação de serviços advocatícios, já que assim, em vez de ter que se deslocar até a cidade ou comarca onde está o processo, você pode simplesmente requerer um trabalho por e-mail, realizando, em um mesmo dia, todas as diligências necessárias. Assim, a realização de tarefas para seu cliente não sofre com a perda de prazos e você passa a ter mais tempo para se dedicar a outras atividades, que demandem mais atenção.

E sobre os custos desse serviço?

Esse tipo de organização do trabalho também é menos custosa tanto para você como para seu cliente. No caso de ter que se deslocar para lidar você mesmo com qualquer desenvolvimento da ação, seria preciso, além de arcar com os custos de transporte até a comarca onde seriam realizadas as diligências, deixar de se dedicar a demais tarefas do dia a dia do escritório, o que também tem um custo de oportunidade para sua firma. E é somando tudo isso que se vê claramente que os custos de contratação de correspondentes são significativamente menores!

Como fica o atendimento aos clientes?

A verdade é que seu cliente também tem muito a ganhar com esse serviço! Além de ter que arcar com menos custos — afinal, os gastos com transporte do advogado normalmente são repassados ao cliente —, ele terá um processo que anda mais rápido, com informações precisas e ágeis, bem como a certeza de um trabalho bem prestado se o advogado correspondente tiver competência e boa formação.

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

Agora que você já sabe em que medidas contratar um advogado correspondente é vantajoso para seu escritório, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Aproveitando de todas as vantagens que esse serviço tem a oferecer no site do Juris!

 

Dê uma nota a este post

Um comentário em “Por que contratar um advogado correspondente hoje mesmo”

  1. Sou advogada e me cadastrei nos sites de correspondentes, o que me trouxe alguns clientes novos. Moro há pouco tempo em Santo André, e estou atuando como advogada correspondente nas Comarcas de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e São Caetano.
    Sempre leio o artigos do blog juris correspondente. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *