gerenciando um escritório de advocacia

Os 4 principais erros de gestão em um escritório de advocacia

Cuidar da gestão de um escritório de advocacia é tarefa importante para garantir que o escritório esteja sempre pronto para atender os clientes de maneira lucrativa e eficiente. Cometer erros nesse sentido, portanto, pode comprometer seriamente a atuação do negócio.

No geral, alguns deslizes são considerados graves, e mesmo assim são muito frequentes. Conhecê-los é o primeiro passo para evitá-los. A seguir, você vai conferir os quatro principais erros de gestão em um escritório de advocacia e vai descobrir como se prevenir contra eles.

Não ter uma área de atuação definida

A área de atuação de um escritório de advocacia pode ser bastante ampla. Há uma série de especializações jurídicas e, dentro delas, tantas outras atuações possíveis voltadas para cada nicho de mercado específico.

Tentar oferecer tudo ao mesmo tempo, entretanto, só vai fazer com que o seu escritório não seja ótimo em nada. Além disso, a falta de definição para a atuação da área fará com que seu escritório deixe de observar oportunidades que poderiam ser aproveitadas e levar ao desenvolvimento do escritório.

Ignorar a importância do setor financeiro e contábil

Assim como qualquer negócio, o escritório de advocacia precisa tomar muito cuidado com o setor financeiro e contábil. Em relação à contabilidade, por exemplo, o escritório precisa se enquadrar no regime de tributação adequado para pagar menos tributos e manter a regularidade fiscal necessária.

Quanto à gestão financeira, é necessário cobrar valores adequados de honorários e manter controle sobre quais pagamentos foram feitos. Ter um fluxo de caixa, inclusive, é importante para conhecer as necessidades específicas do escritório e se preparar adequadamente.

Sem esse tipo de preocupação com a gestão, o escritório corre o risco de ficar sem recursos ou mesmo de ter uma atuação legalmente incorreta.

Para te auxiliar nesse ponto, preparamos um e-book com dicas para maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos: Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.

Não possuir um plano de marketing jurídico

O marketing jurídico possui algumas pontualidades a respeito da ética e de como deve ser executado. Conhecê-lo adequadamente, portanto, evita que o seu escritório cometa erros que podem acabar levando a punições.

Mas somente entender de técnicas de estratégias de mercado, relacionamento e divulgação de seus serviços não basta, já que é essencial colocar isso adequadamente em prática. Julgando ser uma parte desnecessária do negócio, muitos escritórios de advocacia erram na gestão, ao não possuírem um plano de marketing jurídico.

É essa estratégia que estabelece, primeiramente, quais são as posturas que podem e devem ser tomadas para a captação de clientes e, em segundo lugar, como elas podem ser feitas. Sem essa estruturação, a aquisição de novos clientes e a própria retenção da atual clientela acaba ficando prejudicada.

Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.

Pecar na fidelização de clientes

Por falar em fidelizar clientes, um dos principais erros da gestão consiste justamente em não garantir que a clientela fique satisfeita o bastante para ser leal ao seu escritório em demandas futuras. Além de as pessoas retornarem em um ocasional novo processo, clientes fidelizados também indicam os serviços de seu escritório para outros clientes em potencial. Isso, portanto, diminui o custo de aquisição do cliente e favorece os resultados do empreendimento.

Para garantir o retorno dos clientes é conveniente investir em sua satisfação. Um atendimento preparado e de altíssima qualidade, cobrança justa e clara de honorários e o acompanhamento dinâmico dos processos são fatores que estimulam a percepção positiva de clientes em relação aos seus serviços.

Os erros de gestão do seu escritório de advocacia podem comprometer a continuidade do seu negócio ou então podem estar limitando o sucesso do empreendimento. Conhecendo esses erros, que vão desde o marketing ao setor financeiro, você terá mais chances de corrigi-los e, portanto, de dar ao seu escritório mais chances de sucesso.

Você comete ou já cometeu algum desses erros no seu escritório de advocacia? Compartilhe sua opinião conosco.

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2 comentários em “Os 4 principais erros de gestão em um escritório de advocacia”

  1. o melhor site que fala sobre advogado e sobre advogados correspondentes é o Juris Correspondente e falo sem sombra de dúvida isso

    agora quanto ao texto gostaria de dizer que quando se fala:

    (…) O marketing jurídico possui algumas pontualidades a respeito da ética e de como deve ser executado. Conhecê-lo adequadamente, portanto, evita que o seu escritório cometa erros que podem acabar levando a punições. (…)

    gostaria de dizer que isso realmente afeta a forma como é tratada a concorrência na advocacia pois quem tem um marketing bom acaba tendo mais clientes de quem não tem que acaba perdendo clientes a verdade é essa

    outro ponto que gostei bastante d abordagem é o título

    “Pecar na fidelização de clientes”

    nossa isso é muito dificil pois a maioria dos profissionais precisam ganhar dinheiro e fidelizar é o segredo mas olha ,acredito na máxima de que se fizer um bom trabalho eles te indicam sempre.

    é a verdade no texto “clientes fidelizados também indicam ”

    seja você correspondente
    seja você advogado consultor
    seja você advogado analista

    vocÊ precisa de clientes e eu demorei a ver isso só quando parou de “pingar” que vi a necessidade de uma marketing que por sinal é dificil de se fazer se não souber a forma que seu cliente te encontra ou muito menos onde ele te procura

    cito aqui que vi pessoas entregando papeis para captar cliente (prática vedada) na frente de empresas como
    fornecedoras de água ,luz e bancos

    ora seria isso o leão de cada dia que todo profissional deveria enfrentar?acho que não
    mas se olhar por outro lado quem nunca ouviu “dentista orçamento” “self service sem balança” em locais assim

    gostaria novamente de agradecer por este site ser um site incrível que nos force tudo que nós estudantes de direito precisamos uma boa informação e útil

    deus abençõe a cada dia este portal e
    a todos que compõe a equipe e a pessoa que vai aprovar este comentário
    vlw
    até mais

    1. Olá, Dr. Anielton, tudo bem?
      Agradecemos por suas contribuições ao assunto do texto, e ficamos felizes que você esteja gostando de nosso conteúdo!
      Continue nos acompanhando para mais postagens sobre o tema.
      Estamos à disposição.
      Att.,

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