Expanda seu escritório de advocacia com a ajuda de advogados correspondentes

Por maior e mais completo que seja um escritório de advocacia, é impossível estar em todas as comarcas ao mesmo tempo. Além de muito caro, esse tipo de estrutura requer contratação de pessoal, controle rígido de qualidade dos serviços prestados e a contração de muitos riscos para o escritório como um todo. A alternativa que a maioria dos advogados encontra, hoje em dia, para a expansão de escritório de advocacia é contratar advogados correspondentes em comarcas específicas, de acordo, claro, com o aparecimento de demandas. Já pensou em alcançar novas oportunidades para seu escritório dessa forma? Pois veja como isso não só é possível, como é extremamente vantajoso!

O que é um advogado correspondente?

Também chamado de advogado de apoio, o correspondente auxilia o representante primário de uma parte a realizar atos processuais e diligências sem que este precise exercer presença física no local de tramitação do processo. O advogado correspondente presta serviços jurídicos a escritórios ou advogados distantes da comarca de atuação.

Importante: Somente Advogados e Estagiários regularmente inscritos na OAB podem ser correspondentes jurídicos, sendo que os Estagiários somente sob a supervisão e responsabilidade de Advogados. Porém, existem algumas atividades que podem ser feitas por quem não é regularmente inscrito na OAB e você pode conferir esses serviços no e-book gratuito: O guia completo de serviços que estudantes de Direito, estagiários e bacharéis podem fazer.

A atividade do profissional correspondente não exime o patrono original da causa de responsabilidade durante o processo. Pelo contrário, serve apenas como uma forma de prestar auxílio por meio de diligências, cópias de documentos, realização de audiências, protocolização de peças etc.

O correspondente subscreve as peças processuais, mas em conjunto com o advogado contratante, e não é representante jurídico direto da parte no processo.

Como contratar um advogado correspondente?

Existem diversas formas de contratar os serviços de um advogado correspondente (à distância, é claro), mas nem todas elas garantem a qualidade dos profissionais.

Uma delas é por indicação de outros profissionais ou conhecidos confiáveis, mas isso não só limita o rol de opções de contratação, como provavelmente significará pouca escolha de especialidades e mesmo valor cobrado, já que pode se tratar de alguém bem estabelecido, com renome no mercado e, consequentemente, que cobra um valor mais elevado para seus serviços.

Outra opção é pedir à própria OAB nomes de advogados que atuem na região desejada, conforme os registros de profissionais junto ao órgão. No entanto, os indicados podem não atuar normalmente como correspondentes ou ser indicados sem tanto rigor e diversidade de escolha.

É possível também procurar online, em sites ou redes sociais de profissionais ou escritórios de forma individual. No entanto, a melhor opção é procurar em páginas da internet especializadas em advocacia por correspondência.

Esses sites reúnem as informações, perfis e qualificações de diversos profissionais dispostos a atuar como correspondentes jurídicos. Assim, garante-se que haverá um grande rol de profissionais disponíveis, advogados especializados em áreas variadas e maior extensão de informações sobre os possíveis contratados.

Em páginas especializadas no assunto, advogados se cadastram para atuar como correspondentes e prestar seus serviços jurídicos em todo o Brasil.

Descubra agora qual é o melhor site para encontrar um advogado correspondente!

Quais as vantagens de contratar advogado correspondente?

Existem diversos benefícios em contratar os serviços de correspondentes jurídicos. Confira alguns deles!

Diminuição de custos

A contratação de advogados correspondentes e a consequente terceirização de serviços jurisdicionais representam uma grande economia de custos para qualquer escritório e também para seus clientes.

Tendo em vista que a maioria das atividades delegadas a correspondentes são simples e de fácil realização — como protocolos, vistas e cargas em processos, distribuições e assim por diante —, qual a justificativa para se gastar com o envio de um membro do escritório até outra comarca, pagando deslocamento, diária e estadia, além de consumir um tempo enorme, que poderia ser muito melhor gasto na sede?

Na verdade, contratar correspondentes faz muito mais sentido em matéria de economia, além de otimizar o tempo de todos os envolvidos, incluindo aí o próprio cliente, ao proporcionar uma maior agilidade na realização das diligências. Assim, acelera a expansão de escritório de advocacia sem prejudicar tanto os seus recursos.

Expansão do raio de atuação do escritório

Ao contar com a ajuda de advogados correspondentes em várias comarcas de sua região e de tantas outras espalhadas pelo Brasil afora — de acordo com as necessidades de seus clientes —, um escritório consegue expandir seu raio de atuação, englobando jurisdições antes inatingíveis. Isso também aumenta o respaldo de seus advogados, que podem melhor defender os interesses dos clientes até mesmo em comarcas distantes do escritório.

À medida que um escritório se tornar mais conhecido, obviamente, mais demandas receberá. A tendência contemporânea, dentro do contexto da globalização, da comunicação instantânea e da digitalização dos serviços, é a atuação ampla, nacional e até internacional.

Quanto maior é o território coberto pelo escritório, mais chances não só de prestar serviços locais para novos contratantes nas regiões em que realiza atividades, como de alcançar clientes maiores, a exemplo de empresas de âmbito nacional que desejam unificar suas atividades jurídicas no país.

Oferta de serviços mais completos

Por falar em clientes, a contratação de advogados de apoio também é uma ótima oportunidade para aumentar a cartela de serviços oferecidos pelo escritório contratante. Essa é uma excelente forma de manter os clientes atuais e ainda conseguir mais demandas para o escritório no futuro.

Os advogados correspondentes podem ser especializados em diversos ramos do direito e diversificar as áreas de atuação do escritório contratante. Além disso, outros interessados, em comarcas mais distantes, podem procurar seus serviços já que têm a garantia de que os correspondentes conseguirão executar diligências anteriormente impossíveis.

Não só mais atividades são possíveis, como são realizadas em um tempo bem menor, em comparação com o que poderia fazer apenas um escritório com estrutura e pessoal limitados. Ademais, os advogados contratantes podem concentrar sua atenção nas peças processuais e outras questões-chave do processo, enquanto deixam advogados correspondentes atuarem em matérias processuais menos complexas, como realizar protocolos.

Estabelecimento de contato com profissionais qualificados

Para atender bem seus clientes, é preciso contar com uma ampla rede de contatos, não é mesmo? Pois bons advogados de apoio são confiáveis, não perdem prazos e realizam diligências de forma rápida e eficiente.

Com o tempo e à medida que um escritório for trabalhando com mais correspondentes pelo Brasil, será possível identificar o perfil desses profissionais e estabelecer mais e mais formas de cooperação e de contratação de serviços.

Dessa maneira, será possível construir uma rede de suporte extremamente valiosa, o que só ajuda em relação à prestação de serviços advocatícios cada vez mais satisfatórios. Vale ressaltar que, em sites de advogados correspondentes, a concorrência garante que esses profissionais procurem fazer um trabalho de excelência, sob pena de não serem mais escolhidos, em detrimento daqueles mais qualificados.

Assim, o bom trabalho é sempre valorizado, diante de um ambiente de alta competitividade. Essa atividade é tão importante hoje em dia que é possível que escritórios em ascensão também atuem como correspondentes, usufruindo desse tipo de serviço e realizando-o ao mesmo tempo em sua região de origem.

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

Pronto para expandir a atuação do seu escritório e otimizar seus serviços? Acesse agora o Juris e encontre o advogado correspondente ideal para realizar a sua diligência!

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *