Como um advogado correspondente pode transformar seu escritório

O número de advogados correspondentes tem crescido dia após dia. E esse fenômeno pode ser explicado pelo constante aumento no volume de trabalho dos escritórios, ocasionado por uma significante melhoria nas condições de acesso à justiça nos últimos anos e também pela necessidade de racionalização dos gastos ao longo da tramitação dos processos. Como consequência, a delegação de alguns atos processuais para um advogado de apoio tem sido um serviço bastante demandado, já que possibilita o corte de custos e uma agilidade maior na realização das diligências. Quer saber mais sobre como a atuação desses profissionais pode causar uma verdadeira transformação na rotina de um escritório? Então confira agora mesmo nosso artigo:

Corte de custos

A contratação dos serviços de um advogado correspondente é sinônimo de economia tanto para o cliente como para o escritório. Audiências e diligências realizadas fora da comarca, por exemplo, demandam gastos com transporte, alimentação e hospedagem, que simplesmente passam a inexistir com a atuação de um advogado de suporte que já esteja devidamente a postos naquela localidade. Em muitos casos, inclusive, a quantia gasta com diárias e deslocamento acaba superando o valor de uma eventual condenação ou mesmo o valor do pedido pleiteado, fazendo com que esses custos sejam até irracionais.

Agilidade processual

Quando se desloca um profissional que pertence ao time de advogados do escritório para realizar um ato processual em uma comarca mais distante, cria-se o que se convencionou chamar de tempo morto. Ou seja, o tempo que o profissional passa em deslocamento é simplesmente perdido. Com um advogado correspondente, o escritório ganha tempo para elaborar suas petições, já que toma ciência dos atos praticados pela outra parte com maior rapidez, tornando o contraditório mais dinâmico.

Otimização do tempo

Ainda que as diligências processuais devam ser realizadas na própria comarca em que o escritório se situa, o comparecimento a audiências, a juntada de documentos e petições e a obtenção de cópias são atividades que exigem bastante tempo. Com um advogado de suporte atuando sob sua devida orientação, a equipe do escritório fica livre para se concentrar apenas nas atividades que julga serem essenciais, como o atendimento ao cliente e a elaboração de petições, por exemplo. Como consequência, nota-se que a qualidade do trabalho é positivamente afetada.

Especialização do trabalho

Por mais dinâmico que um advogado possa ser, é impossível conhecer com profundidade as características de todos os juízos perante os quais o escritório atua. Na prática, sabe-se que, muitas vezes, esses detalhes fazem toda a diferença, o que torna o advogado correspondente um profissional ainda mais qualificado, por sua especialidade e militância perante apenas um — ou alguns juízos —, tendo uma maior intimidade com a estrutura e o funcionamento do fórum em questão, bem como conhecimento sobre as características do juiz e dos servidores da justiça lotados naquela unidade.

Pode-se, assim, afirmar que a atuação do advogado de apoio auxilia o serviço prestado pelo patrono da causa, reduzindo os custos das diligências processuais, trazendo agilidade para o contraditório e otimizando o tempo da equipe de advogados responsáveis pelo processo. Então o que está esperando para começar a fazer uso desse tipo de recurso?

Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.

Você já conhecia todos esses benefícios trazidos pela contratação de um advogado correspondente? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e divida suas questões e impressões conosco!

 

Dê uma nota a este post

3 comentários em “Como um advogado correspondente pode transformar seu escritório”

  1. Excelente artigo, didático e de profundidade o ensinamento organizacional.

    1. Boa tarde Dr. Jorge, tudo bem?

      Que bom que gostou!

      Continue acompanhando o nosso Blog e participando de nossas discussões.

      Abraços!

      Equipe Blog do Juris

  2. Parabéns pelo artigo a advocacia de apoio vem se tornando uma aliada, ao trabalho de muitos profissionais do direito e escritórios de advocacia .

Os comentários estão fechados.