Liderança: construindo um time de advogados campeão

Sabe-se que à frente de um grande time de advogados há sempre a figura de um líder, uma pessoa capaz de inspirar e movimentar a equipe em direção às metas e aos objetivos do escritório. Essa postura mental coletiva acaba fazendo com que o trabalho gere resultados mais eficazes.

É bom ressaltar, no entanto, que chefia e liderança são conceitos bastante distintos, ainda que compatíveis. Levando em consideração a importância do tema dentro da estrutura interna de uma sociedade de advogados, abordaremos pontos importantes a respeito do tema durante este artigo. Então não deixe de conferir!

Afinal, o que é liderança?

Não há um consenso absoluto sobre a definição de liderança, o que faz com que uma tentativa de conceituação acabe impondo limitações desnecessárias. Pode-se dizer, no entanto, que liderar é inspirar, animar e motivar ideias, pessoas e projetos. Ou seja, um bom líder é aquele que desperta a vontade de colaboração, que dá ânimo e vitalidade, que direciona e coordena os esforços para que os objetivos possam ser devidamente atingidos.

Qual a diferença entre liderança e chefia?

O chefe é, na verdade, o ocupante formal de um cargo ou uma posição hierárquica. O líder, por sua vez, é o indivíduo que possui um conjunto de características e virtudes que o habilitam a conduzir um grupo de pessoas ou um projeto de modo que os resultados tragam benefícios coletivos e difusos.

Pode-se dizer, assim, que ao chefe se obedece e ao líder se segue, procura e admira. Todo grande líder deve ter a capacidade de corrigir sem ofender e orientar sem humilhar, já que ele não precisa demonstrar poder. O poder do líder está justamente nas ideias e na inspiração que ele oferece. É importante destacar, porém, que nada impede que o chefe seja também um líder. Muito pelo contrario, o ideal é que o chefe seja ambos!

Qualquer um pode ser um bom líder?

Todos têm potencial para ser grandes líderes, mas nem todos estão preparados para efetivamente liderar. É preciso notar que a liderança é uma virtude, não um dom — ou seja, não se nasce com ela, mas é possível desenvolvê-la ao longo do tempo.

No entanto, é perceptível que a experiência é um atributo fundamental para o líder, mas é preciso fazer a certa distinção entre experiência e tempo de serviço. Imagine, por exemplo, que um homem devidamente habilitado há mais de 20 anos dirige seu automóvel esporadicamente, digamos que por cerca de 2 dias na semana. Esse indivíduo pode não ser — como provavelmente não o é — um motorista tão experiente quanto outro que dirige há apenas cinco anos, mas diariamente.

Como identificar um líder?

O líder é uma pessoa que tem uma insatisfação positiva, isto é, uma inquietude que o faz querer fazer sempre mais e melhor. Pode-se resumir essas características em uma única palavra: ambição. É preciso ter muito cuidado, porém, para não confundir ambição com ganância. O sujeito ganancioso quer sempre mais para si mesmo, a qualquer custo, enquanto o ambicioso quer o melhor para todos, dentro, claro, de um limite ético.

Outro ponto que merece ser mencionado é a sensibilidade. Muitas vezes a boa capacidade de liderança é vista como uma arte, e essa comparação não se fez à toa. O líder deve ser sensível a ponto de enxergar além do óbvio. Ou seja, ele deve ter o diferencial de analisar questões sob diversos enfoques, pensando fora da caixa.

Para você se tornar um Expert em liderança, não deixe de conferir nosso artigo com 4 dicas de gestão de pessoas para seu escritório.

E então, conseguiu se reconhecer nas características de um líder? Que outros atributos você acha que um bom líder precisa ter? Comente aqui e compartilhe suas opiniões conosco!

 

 

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