5 dicas para ser aprovado no exame da OAB de primeira!

Ser aprovado no exame da OAB é uma etapa fundamental para que o estudante ou bacharel de Direito tenha uma carreira de sucesso no futuro. Ao contrário do que muitos pensam, passar na prova não é um bicho de sete cabeças. Com muito foco, organização e disciplina, é possível ser aprovado logo na primeira tentativa.

Preparamos o post de hoje com 5 dicas valiosas que proporcionarão excelentes resultados no exame da Ordem. Siga a leitura e confira!

1. Estude em casa

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas muitos estudantes acreditam que só de frequentar as aulas na faculdade já terão base suficiente para enfrentar o certame. Erram os que pensam dessa forma, pois, a cada exame, o nível da prova é mais alto e exige mais dedicação do aluno.

O próprio estilo de exame dificulta que o estudante se prepare apenas com as aulas da faculdade: a primeira fase exige memorização de dispositivos da lei e a segunda cobra uma peça processual e questões discursivas que requerem muito treino.

Uma estratégia muito utilizada pelos concurseiros para driblar a falta de vontade de estudar em casa e a procrastinação é elaborar planos de estudos e estipular objetivos. Alcançar metas é uma excelente forma de incentivo e um indício de que os estudos estão progredindo.

Se tiver dificuldades para criar sua rotina de estudos, não deixe de conferir nosso artigo sobre a Prova da OAB: 5 estratégias para estudar de forma eficiente.

2. Procure ajuda

Para ser bem-sucedido na prova é muito importante que o estudante busque ajuda de alguma forma: por meio de um material adequado de apoio ou se inscrevendo em um cursinho preparatório. De nada adiantará perder noites de sono estudando se essa prática não estiver sendo direcionada ao conteúdo que é cobrado e à forma como ele é abordado. Por isso, cerque-se de bons materiais: há inúmeros disponíveis de forma gratuita na internet.

3. Faça estágio durante a faculdade

Viver o dia a dia da prática jurídica é a melhor forma de fixar os conteúdos hipotéticos e teóricos ministrados na faculdade. O estágio faz com que os termos técnicos sejam incorporados à realidade do futuro bacharel, tornando o aprendizado muito mais natural.

Alunos que fizeram estágio durante a graduação relatam que lembraram de certos pontos da matéria com mais facilidade na hora da prova. A prática é essencial não só como uma ajuda na aprovação do exame da OAB, mas para uma formação completa do profissional do Direito.

4. Mantenha o controle emocional

Muitos candidatos bem preparados, que teriam condições de ser aprovados, fracassam na prova porque não conseguem relaxar e se manter tranquilos. O nervosismo prejudica a memória e faz com que a pessoa esqueça os conteúdos estudados, além de afetar a administração do tempo de prova. Quando o estudante se dá conta, o exame já está no final e ele ainda não fez muitas questões porque ficou nervoso.

A melhor forma de manter o controle emocional é não se cobrar. Embora seja o desejo de todos alcançar a aprovação logo na primeira tentativa, isso não deve ser uma obrigação, afinal de contas, há três exames por ano. Tentar de novo não é um sinal de fracasso, mas, sim, um indício de perseverança e foco.

5. Administre bem o tempo de prova

O exame da OAB é famoso por vencer os candidatos pela falta de tempo. As duas fases trazem muitas questões extensas que, se não houver uma boa distribuição do tempo, realmente fica muito difícil resolver todas até o final.

A dica é sempre começar pelas questões consideradas mais fáceis e pular as mais complicadas. No final, quando sobrar tempo, retorne e tente resolvê-las.

Passar no exame da OAB é muito mais que uma conquista: é, de certa forma, fechar com chave de ouro a graduação e dar os primeiros passos para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais concorrido.

Você sabia que é possível ser um correspondente e conciliar os estudos com uma fonte de renda? Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um e-book gratuito com diversas dicas para você equilibrar rotina e carreira: O guia completo de serviços que estudantes de Direito, estagiários e bacharéis podem fazer.

Gostou das dicas de hoje? Comente conosco!

 

Dê uma nota a este post

2 respostas para “5 dicas para ser aprovado no exame da OAB de primeira!”

  1. Putz,‌ ‌aprendi‌ ‌demais‌ ‌com‌ ‌seu‌ ‌post…‌ ‌Hoje‌ ‌em‌ ‌dia‌ ‌está‌ ‌complicado‌ ‌achar‌ ‌informação‌ ‌de‌ ‌
    qualidade‌ ‌na‌ ‌internet.‌ ‌:/‌ ‌…‌ ‌Tanta‌ ‌coisa‌ ‌repetida.‌ ‌Mas‌ ‌realmente,‌ ‌esse‌ ‌post‌ ‌vai‌ ‌fazer‌ ‌muito‌ ‌
    diferença‌ ‌pra‌ ‌mim‌ ‌daqui‌ ‌para‌ ‌frente!!!‌ ‌:)‌ ‌
    Sou‌ ‌uma‌ ‌devoradora‌ ‌de‌ ‌conteúdos‌ ‌e‌ ‌procuro‌ ‌‌sempre‌‌ ‌por‌ ‌qualidade,‌ ‌e‌ ‌foi‌ ‌assim‌ ‌que‌ ‌eu‌ ‌
    encontrei‌ ‌esse‌ ‌treinamento‌ ‌SENSACIONAL!!‌ ‌Para‌ ‌nós‌ ‌que‌ ‌queremos‌ ‌passar‌ ‌na‌ ‌OAB‌ ‌é‌ ‌
    essencial!!‌ ‌Mudou‌ ‌completamente‌ ‌a‌ ‌minha‌ ‌vida.‌ ‌
    Valeu!‌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *