5 Thrillers Jurídicos Para Você Ler Durante o Recesso do Judiciário

O fim do ano finalmente está aqui. Com ele, muitas festas, reuniões de família, celebrações com os amigos e, claro, um merecido descanso depois de um ano inteiro de trabalho duro, inclusive para os advogados. O Recesso do Judiciário irá paralisar as atividades jurídicas no fim do ano e início do seguinte, dando a oportunidade aos profissionais jurídicos de relaxarem e se desligarem um pouco da rotina diária. E quer melhor forma existe para se descansar do que se perdendo nas páginas de um bom livro?

Pensando nisso, nós da redação do Blog Juris Correspondente elaboramos um pequeno guia com os melhores thrillers jurídicos literários para você ler durante o próximo Recesso. Confira e depois comente conosco o que achou das obras!

Acima de qualquer suspeita (Presumed Innocent) – Scott Turow

Lançado pela primeira vez nas livrarias em 1987, Acima de Qualquer Suspeita foi o primeiro romance escrito por Scott Turow, um dos principais autores de thrillers jurídicos da literatura americana. Ele conta a história de Rusty Sabich, um promotor de justiça do Condado de Kindle, que é encarregado de investigar a violenta morte de Carolyn Polhemus, sua colega e ocasional amante.

Porém, na medida em que as provas vão surgindo, surgem novas evidências de que o próprio Rusty foi o assassino de Carolyn. Colocado no banco dos réus, ele contrata o experiente advogado Sandy Stern (que depois viria a ser o protagonista do livro seguinte de Turow, O Ônus da Prova), contra o implacável promotor Nico Della Guardia nos tribunais.

Sucesso de crítica e de vendas nos EUA, o livro inaugurou a renomada carreira literária de Turow como escritor de thrillers jurídicos, e foi adaptado para os cinemas em 1990, num filme dirigido por Alan J. Pakula e estrelado por Harrisson Ford como o protagonista Rusty. Assim como outras obras posteriores do autor, Acima de Qualquer Suspeita traz um clima de suspense e reviravoltas constantes que manterão o leitor intrigado até a última página.

Em Defesa de Jacob (Defending Jacob) – William Landay 

A tranquilidade de Newton, no Massachusetts, é abalada por um terrível crime, quando o corpo de Ben Rifkin, um garoto de 14 anos, é encontrado nos arredores de um parque. Andy Barber, o promotor adjunto, é convocado para investigar o caso, e logo encontra seu primeiro suspeito, um pedófilo condenado que vivia nos arredores.

Porém, logo as evidências apontam para um novo suspeito, que teve a oportunidade e os meios para cometer o crime: ninguém menos que seu próprio filho adolescente, Jacob Barber. Este é o começo do inferno pessoal de Andy e de sua família: eles são pressionados pela comunidade, ansiosa por condenar um assassino, abandonados pelos amigos, segredos do passado voltam à tona e o casamento do promotor com sua esposa é abalado conforme ela cede cada vez mais às pressões sobre sua família.

Mesmo assim, Andy se mantém leal ao seu amor pelo filho, com uma determinação tocante em acreditar na inocência de Jacob. Entretanto, o autor não oferece respostas fáceis, discutindo temas como uma possível predisposição genética do ser humano em matar ou se o ambiente em que os filhos influencia numa personalidade violenta.

Levantando mais perguntas do que respostas, e com um final surpreendente, Em Defesa de Jacob foi bem recebido pela crítica e logo entrou para a prestigiosa lista de best sellers do New York Times na época de seu lançamento, em 2012.

O Advogado da Vida – Jean Postai

Quem disse que autores brasileiros também não podem escrever thrillers jurídicos interessantes e relevantes? O Advogado da Vida é um romance do autor e advogado Jean Postai, e discute sobre um dos temas mais polêmicos de nossa sociedade: o direito ao aborto.

Na trama, o jovem advogado David, de 25 anos, está no aniversário com sua noiva, quando recebe à ligação do Dr. Arthur Galanidel, um médico preso por realizar abortos em sua clínica, inclusive numa menor de idade. Logo, começa um polêmico embate nos tribunais, entre o médico idealista Arthur, representado por David, e o Ministério Público e a Igreja, que desejam ver o doutor atrás das grades a qualquer custo.

O Advogado da Vida é uma obra ousada e bem escrita, que procura discutir um dos maiores tabus de nossa sociedade sem apresentar heróis e vilões, mas sim mostrando os dois lados da discussão. Para quem se interessa, e quer conhecer mais sobre o tema, mas não tem tempo para ler longos artigos acadêmicos, o livro de Jean Postai é uma ótima pedida.

Olhos de Criança (Eyes of a Child) – Richard North Patterson

Todos sabemos que o divórcio e a batalha nos tribunais pela guarda dos filhos é um momento doloroso e difícil para qualquer família. Mas, no caso da família Arias, seu processo de separação atingiu proporções trágicas quando o marido, Ricardo, foi encontrado morto, com um tiro no rosto. Tudo parece apontar para o suicídio do personagem, até que novas evidências perturbadoras são encontradas no difícil processo de divórcio entre Ricardo e sua esposa, Terri, além de uma feroz batalha pela custódia da filha de seis anos do casal, Elena.

O principal suspeito do assassinato de Ricardo é o advogado de San Francisco Christopher Paget, embora os motivos não sejam claros: seria por causa do caso entre Paget e Terri? Ou o caso está conectado à suspeita de que o filho adolescente de Paget cometeu abuso sexual contra Elena? Segredos do passado ressurgem numa longa e dolorosa batalha nos tribunais, que pode revelar verdades que muitos (de ambos os lados do caso) prefeririam que ficassem escondidas.

O autor, Richard North Patterson, além de suas incursões na literatura, também é um respeitado comentarista político, tendo atuado em programas da TV americana como Good Morning America, enquanto mantém uma coluna fixa no site de notícias Huffington Post. Seu livro Olhos de Criança foi lançado em 1995 nos EUA, e dois anos depois, pela editora Record, aqui no Brasil. Por se tratar de uma obra mais antiga, atualmente não existem novas edições, mas você pode encontrar cópias seminovas ou usadas à venda em sites como o Buscapé e Estante Virtual.

Tempo de Matar (A Time to Kill) – John Grisham   

Aqui no Blog Juris Correspondente, já contamos a história de John Grisham, um dos autores de thrillers legais mais reconhecidos da literatura americana, e suas obras mais famosas. Seu livro, Tempo de Matar, foi seu primeiro best seller publicado nos EUA, e foi o escolhido por nossa redação para representar o autor (indispensável para quem gosta e se interessa por livros do tema) neste post simplesmente por ser um dos favoritos entre os fãs, mas, no lugar dele, também poderiam entrar outras obras essenciais, como A Firma, O Cliente e O Homem que Fazia Chover.

Tempo de Matar explora o racismo e o preconceito presentes no Sul dos Estados Unidos, e conta a história de Carl Hailey, um homem negro julgado pelo assassinato de dois supremacistas brancos, que estupraram sua filha de dez anos. Contratado para defendê-lo, está o advogado idealista Jake Brigance, que precisa enfrentar o preconceito da comunidade onde vive e os ataques do grupo racista conhecido como Ku Klux Klan para garantir a liberdade de seu cliente.

Uma das principais obras de Grisham, ela já foi adaptada para os palcos da Broadway, e para as telas do cinema, num filme estrelado por Matthew McConaughey como Jake Brigance e Samuel L. Jackson como Carl Hailey. Em 2013, 24 anos após a publicação da obra original, o livro ganhou uma sequência, A Herança (Sycamore Row, no original), que acompanha Brigance num novo e complicado caso, três anos após o julgamento de Hailey.

Se quiser outras boas indicações, não deixe de baixar nosso e-book com 50 Filmes e 10 Séries que Todo Advogado Precisa Conhecer.

Quais thrillers legais você pretende ler nas próximas férias? Conhece algum outro que não entrou na lista? Comente conosco logo abaixo.

 

Dê uma nota a este post

Uma resposta para “5 Thrillers Jurídicos Para Você Ler Durante o Recesso do Judiciário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *