5 dicas para escolher o melhor estágio para a sua carreira

É bastante comum que a diversidade de possibilidades de carreiras ligadas ao direito faça com que o estudante se sinta confuso na hora de buscar de um estágio na área jurídica. Alguns graduandos, já avançados no curso e com a permissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para trabalhar como advogados correspondentes, contam com muitas oportunidades.

Entre elas, estão as opções de fazer um concurso público, trabalhar para outros advogados, entre outros. Mas qual tipo de estágio escolher? E como tomar essa decisão? Nesse post, vamos dar algumas dicas para te ajudar na escolha! Acompanhe:

Decida a área em que quer atuar

Existem três grandes grupos na área jurídica, nas quais o estudante pode atuar: órgãos públicos, escritórios de advogados ou trabalhar diretamente para empresas particulares, prestando assessoria.

Nessa hora, o graduando realmente tem as suas dúvidas sobre o que escolher na hora de buscar um estágio em Direito. Cada um deles tem as suas vantagens e limitações, mas é importante que o estudante busque priorizar uma determinada área e investir na mesma.  

Não hesite em experimentar

A única forma de uma pessoa ter certeza da área na qual vai seguir carreira é fazendo o estágio. Dessa forma, o futuro advogado tem como se aproximar, se familiarizar com o Direito de uma forma mais prática e dinâmica.

No caso de o estudante escolher uma determinada área e não gostar, é preciso trocar de estágio. Em muitos casos, diversificar é a melhor escolha, especialmente quando a pessoa ainda está insegura e precisa de uma maior vivência profissional para se decidir. E, quanto mais diversificados forem os estágios, maiores serão as suas chances em ascender e se desenvolver profissionalmente.

Converse com profissionais da área

É importante que o estudante de Direito seja curioso e tenha vontade de aprender, saber como funcionam as mais diversas áreas do direito, para assim escolher a sua e começar a traçar o seu próprio caminho.

Durante a faculdade, o graduando tem a oportunidade de conhecer e conversar diretamente com os profissionais já atuantes e entender mais como é a carreira, quais são as suas possibilidades nessa ou naquela área e pegar algumas dicas extras para ser um bom advogado.

Procure saber todos os detalhes

Antes de iniciar um estágio em Direito, é importante que o graduando procure saber quais são os salários, horários, benefícios e possibilidades de crescimento que aquela vaga pode lhe trazer.

Muitas vezes, o estágio é ótimo, paga muito bem, mas tem um horário muito apertado, o que dificulta a vida do estudante. Por isso, é preciso analisar cada detalhe, para que o estágio não interfira em seus estudos de forma negativa e, ao mesmo tempo, possa atender às suas necessidades e expectativas.

Não pense apenas em remuneração

Não se pode negar que, na hora de escolher qual área do Direito a seguir, o salário é algo que deve ser, sim, levado em conta, mas não pode ser o fator determinante na hora de escolher um estágio. Afinal, qual é o aprendizado para quem vai para algo totalmente fora de seu perfil? Isso gera apenas frustração e decepção para o estudante.

Por isso, escolha a área que mais te agrada, te motiva, pois o salário também depende muito do empenho do profissional. E, quanto mais a pessoa aprende e gosta daquilo que faz, mais experiência relevante ela adquire e o dinheiro vem como a consequência de um bom trabalho.

A trajetória de um acadêmico em Direito é construída passo a passo, de forma gradativa, com o acúmulo de conhecimentos que se tem na faculdade e as experiências fora dela, como as atividades extracurriculares e estágios.

Depois de escolher a sua área e conseguir um estágio em Direito nela, é a hora de investir em livros mais específicos, fazer um networking com profissionais mais experientes e também pensar em uma pós-graduação, concursos públicos ou até mesmo começar a poupar para, no futuro, abrir o seu próprio escritório. Tudo isso depende apenas de você, do seu talento e determinação.

Está difícil conseguir o seu tão sonhado estágio? Você sabia que é possível ser um correspondente e ganhar experiência profissional?  Mas atenção, somente Advogados e Estagiários regularmente inscritos na OAB podem exercer atividades exclusivas da advocacia, sendo que os Estagiários somente sob a supervisão de Advogados.  Porém, existem algumas atividades que podem ser feitas por quem não é regularmente inscrito na OAB. Quer saber mais?Não deixe de conferir o nosso e-book gratuito: O guia completo de serviços que estudantes de Direito, estagiários e bacharéis podem fazer.

Gostou do artigo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe conosco as suas experiências!

 

Dê uma nota a este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *