4 lições de grandes escritórios de advocacia para se inspirar

Como você já deve saber, o aumento no número de escritórios de advocacia e de profissionais jurídicos é cada vez maior. Para se diferenciar, o profissional precisa pensar em estratégias e em uma atuação cada vez mais fora da caixa.

Nós separamos hoje 4 exemplos de táticas praticadas por grandes escritórios de advocacia para inspirar seu trabalho. Confira:

Especialização

Uma vez que o mercado está cada vez mais especializado, um profissional que conhece mais profundamente um determinado assunto será mais valorizado, recomendado e procurado. Tornar seu escritório de advocacia referência em um setor é uma das maneiras mais acertadas de conquistar novos clientes, de ser demandado inclusive por outros escritórios para serviços de correspondência e de se tornar visível.

Networking

Networking é uma palavra-chave para qualquer profissão contemporânea, o que inclui, claro, a advocacia. A criação e a manutenção de círculos sociais profissionais permite uma interação que pode render ótimos frutos. E embora esse seja um exercício diário, muitos profissionais erram ao vê-lo como uma obrigação. O bom networking é o orgânico. Como você pode fazer isso? Veja:

  • Tenha cartão de visita e distribua-o entre clientes e potenciais parceiros
  • Participe de eventos sobre o mercado jurídico e tendências
  • Já pensou em dar aulas ou palestras?

Só não se esqueça de que o networking é uma via de mão dupla que tem a confiança como base. Assim, a indicação deve vir naturalmente de ambos os lados.

Baixe o nosso Guia Completo sobre Marketing Jurídico e veja dicas mais profundas sobre networking.

Profissionalismo

Realize um trabalho de qualidade, cumpra o que prometeu ao cliente, não gere falsas expectativas e esteja disponível: essas são as principais bases para um escritório de advocacia ser reconhecido por seu profissionalismo. Um erro comum de escritórios de advocacia que estão começando é fazer promessas impossíveis de prazos sobre a duração de um processo ou até mesmo garantir ganho de causa em certas ações. Peças mal redigidas, falta de pesquisa e dificuldade de contato são outras reclamações bem comuns. Isso gera má reputação tanto ao escritório de advocacia como ao profissional em si, dificultando a prospecção futura e as indicações de clientes e outros escritórios.

Veja outros 6 erros comuns de quem está começando um escritório de advocacia

Jamais se esqueça de que o profissionalismo é a marca de um bom negócio — e isso vale para absolutamente qualquer área! Estabeleça prazos plausíveis para entrar com uma ação, seja coerente com a média de duração de um processo, faça um trabalho de qualidade e deixe clara sua disponibilidade ao cliente. Isso mostrará a seriedade do seu trabalho, automaticamente agregando valor ao escritório. Vale lembrar que também faz parte do profissionalismo admitir quando não se é capaz de realizar o trabalho proposto, mesmo que os honorários sejam de valores significativos ou o caso seja interessante. Além disso, entenda desde já que dizer não é uma excelente oportunidade de praticar o networking, ao indicar um outro escritório de advocacia que trabalhe na área.

Proatividade

Especialmente porque muitos clientes procuram advogados em situações de desespero, nessas horas é imprescindível ser proativo em vez de apenas reagir. Já durante o decorrer natural do processo, manter essa proatividade também conta bastante. Por isso, esforce-se para informar ao cliente sobre alterações no processo, mantenha o contato e atue como conselheiro. Faça-se presente para se tornar uma referência. E a proatividade tem uma outra face muito interessante, que permite que você controle a relação. Assim, se você mostra que está atento e que entrará em contato nas movimentações, poderá fazê-lo conforme sua agenda. Essas pequenas questões permitem controle na rotina e aumentam sua otimização do tempo, tornando-o um profissional diligente e capaz.

Viu como, com essas estratégias, ficará muito mais fácil organizar e fazer seu escritório de advocacia crescer? Que outras lições já aprendeu com os grandes escritórios? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus conhecimentos conosco!

 

Dê uma nota a este post
cta-ebook-recem-formado

Um comentário em “4 lições de grandes escritórios de advocacia para se inspirar”

  1. Artigo pertinente! Foram diretamente consultados grandes escritórios em que essas práticas foram apontadas como fator determinante de sucesso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *