Como você já deve saber, o aumento no número de escritórios de advocacia e de profissionais jurídicos é cada vez maior. Para se diferenciar, o profissional precisa pensar em estratégias e em uma atuação cada vez mais fora da caixa.
Nós separamos hoje 4 exemplos de táticas praticadas por grandes escritórios de advocacia para inspirar seu trabalho. Confira:
Especialização
Uma vez que o mercado está cada vez mais especializado, um profissional que conhece mais profundamente um determinado assunto será mais valorizado, recomendado e procurado. Tornar seu escritório de advocacia referência em um setor é uma das maneiras mais acertadas de conquistar novos clientes, de ser demandado inclusive por outros escritórios para serviços de correspondência e de se tornar visível.
Networking
Networking é uma palavra-chave para qualquer profissão contemporânea, o que inclui, claro, a advocacia. A criação e a manutenção de círculos sociais profissionais permite uma interação que pode render ótimos frutos. E embora esse seja um exercício diário, muitos profissionais erram ao vê-lo como uma obrigação. O bom networking é o orgânico. Como você pode fazer isso? Veja:
- Tenha cartão de visita e distribua-o entre clientes e potenciais parceiros
- Participe de eventos sobre o mercado jurídico e tendências
- Já pensou em dar aulas ou palestras?
Só não se esqueça de que o networking é uma via de mão dupla que tem a confiança como base. Assim, a indicação deve vir naturalmente de ambos os lados.
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Profissionalismo
Realize um trabalho de qualidade, cumpra o que prometeu ao cliente, não gere falsas expectativas e esteja disponível: essas são as principais bases para um escritório de advocacia ser reconhecido por seu profissionalismo. Um erro comum de escritórios de advocacia que estão começando é fazer promessas impossíveis de prazos sobre a duração de um processo ou até mesmo garantir ganho de causa em certas ações. Peças mal redigidas, falta de pesquisa e dificuldade de contato são outras reclamações bem comuns. Isso gera má reputação tanto ao escritório de advocacia como ao profissional em si, dificultando a prospecção futura e as indicações de clientes e outros escritórios.
Veja outros 6 erros comuns de quem está começando um escritório de advocacia
Jamais se esqueça de que o profissionalismo é a marca de um bom negócio — e isso vale para absolutamente qualquer área! Estabeleça prazos plausíveis para entrar com uma ação, seja coerente com a média de duração de um processo, faça um trabalho de qualidade e deixe clara sua disponibilidade ao cliente. Isso mostrará a seriedade do seu trabalho, automaticamente agregando valor ao escritório. Vale lembrar que também faz parte do profissionalismo admitir quando não se é capaz de realizar o trabalho proposto, mesmo que os honorários sejam de valores significativos ou o caso seja interessante. Além disso, entenda desde já que dizer não é uma excelente oportunidade de praticar o networking, ao indicar um outro escritório de advocacia que trabalhe na área.
Proatividade
Especialmente porque muitos clientes procuram advogados em situações de desespero, nessas horas é imprescindível ser proativo em vez de apenas reagir. Já durante o decorrer natural do processo, manter essa proatividade também conta bastante. Por isso, esforce-se para informar ao cliente sobre alterações no processo, mantenha o contato e atue como conselheiro. Faça-se presente para se tornar uma referência. E a proatividade tem uma outra face muito interessante, que permite que você controle a relação. Assim, se você mostra que está atento e que entrará em contato nas movimentações, poderá fazê-lo conforme sua agenda. Essas pequenas questões permitem controle na rotina e aumentam sua otimização do tempo, tornando-o um profissional diligente e capaz.
Viu como, com essas estratégias, ficará muito mais fácil organizar e fazer seu escritório de advocacia crescer? Que outras lições já aprendeu com os grandes escritórios? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus conhecimentos conosco!
Artigo pertinente! Foram diretamente consultados grandes escritórios em que essas práticas foram apontadas como fator determinante de sucesso?