Top 5 filmes jurídicos clássicos para ver no fim de semana

Com o final de semana chegando, nada melhor que dar um tempo do trabalho e dos estudos, comprar pipoca e refrigerante e fazer uma sessão de cinema em casa com toda a família, não é verdade? Para o profissional ou estudante do Direito, o cinema está repleto de filmes jurídicos estrelados por advogados, juízes, jurados e promotores, e que também são verdadeiros clássicos imperdíveis da Sétima Arte. Nós do Juris Correspondente separamos cinco deles para você conhecer no fim de semana:

1. 12 Homens e Uma Sentença (1957)

Dirigido pelo grande Sidney Lumet, e com um elenco estrelado que inclui Henry Fonda, 12 Homens e Uma Sentença é um clássico imperdível. O longa conta a história do julgamento de um jovem porto-riquenho acusado de assassinato. Os jurados (os “doze homens nervosos” do título original) se reúnem para decidir a sentença. Onze estão convictos de que o rapaz é culpado, porém o décimo segundo acredita que uma melhor investigação é necessária. Assim, se dá o início de um tenso debate entre os jurados, passado em tempo real, em que o destino do jovem será posto em jogo pelas diferentes interpretações dos fatos. Para o estudante ou o profissional de direito, o filme é uma verdadeira aula, mostrando as falhas na argumentação dos dois lados da história e confrontando as provas apresentadas no caso. Perceba, particularmente, como Lumet vai deixando a situação cada vez mais claustrofóbica no decorrer do filme, quando as tensões entre os jurados começam a aumentar. Imperdível a todos aqueles que amam cinema de qualidade.

2. Kramer vs. Kramer (1979):

 

Grande marco do cinema americano da década de 1970, Kramer vs. Kramer é estrelado por Dustin Hoffman e Meryl Streep, ambos vencedores do Oscar por suas performances. Hoffman interpreta Ted Kramer, um verdadeiro executivo workaholic, que não dá a devida atenção à sua esposa Joanna (Streep) e ao filho Billy. Cansada desta situação, Joanna decide se divorciar do marido, e deixar o marido e o filho pequeno. Assim, Ted acaba precisando aprender a cuidar de casa e da criança e, logo quando ele começa a formar laços com Billy, Joanna retorna, exigindo a guarda da criança. Assim, os dois vão à julgamento, para decidir quem irá ficar com o menino. Além das grandes atuações de todo o elenco, Kramer vs. Kramer é um emocionante drama sobre direito dos pais e alienação parental. Contando com personagens profundos e dilemas complexos, trata-se de uma excelente pedida para todos aqueles que estudam, trabalham ou mesmo gostem de Direito de Família.

3. Anatomia de um Crime (1959):

 

Dirigido por Otto Preminger e estrelado por James Stewart, Anatomia de Um Crime conta a história do advogado Paul Biegler, contratado pela femme fatale Laura Manion para defender seu marido, o tenente Frederick “Manny” Manion. O militar foi acusado do assassinato de um estalajadeiro, a quem ele clama ter estuprado sua esposa. Enquanto Biegler investiga o que realmente aconteceu, ele descobre que terá de enfrentar o conceituado promotor Claude Dancer (George C. Scott), que baseia sua argumentação no fato de que Laura de fato tinha um caso com a vítima. Boa parte do filme se dá no embate entre Biegler e Dancer no tribunal. Cada um é um profissional exemplar, buscando o tempo todo desconstruir a argumentação do oponente. O realismo do longa ao retratar todo o procedimento jurídico, da entrevista com o cliente até o veredito do júri, levou o professor da Universidade de Direito de Stanford Michael Asimow a declará-lo o “melhor filme de julgamento já feito”. O longa também foi indicado a sete prêmios Oscar, inclusive pelas atuações brilhantes de Stewart e Scott.

 

4. O Sol é Para Todos (1962)

 

Estrelado por Gregory Peck, este belíssimo drama é parte filme de tribunal e parte história do gênero coming-of-age (que conta o crescimento e o amadurecimento dos protagonistas ao longo do tempo). Ele conta a história de Jean Louise Finch, apelidada de Scout, que, quando adulta, relembra de sua infância na cidade de Maycomb, no Alabama, durante a década de 1930, junto a seu irmão mais velho Jeremy “Jem” Finch. Órfãos de mãe, os dois são criados pelo pai, o carinhoso e íntegro advogado Atticus Finch, e levam uma vida tranquila, resolvendo os principais desafios da infância, como os vizinhos misteriosos e os colegas da escola. Esta rotina muda, porém, quando Atticus decide defender o jovem negro local Tom Robinson, acusado de estuprar uma mulher branca. Atticus (eleito o herói número 1 da história do cinema pelo American Film Institute), que acredita na inocência de seu cliente, terá de enfrentar não apenas o desafio no tribunal como também a população enfurecida e altamente preconceituosa de Maycomb, liderada pelo vingativo pai da moça. O diferencial deste longa é o fato de mostrar um tribunal através dos olhos das crianças, que podem perder sua visão inocente de mundo – mas também ganhar um herói para admirar. Um filme emocionante e com uma temática extremamente atual.

5. Glória Feita de Sangue (1957)

 

Dirigido pelo grande cineasta Stanley Kubrick (responsável por filmes inesquecíveis como 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado), Glória Feita de Sangue é estrelado por Kirk Douglas, no papel de um coronel do exército francês, durante a Primeira Guerra Mundial. Ele precisa defender três soldados perante uma corte marcial, acusados de covardia no campo de batalha. Porém, na verdade os combatentes estavam sob as ordens do ambicioso General Mireau, que havia ordenado um ataque suicida a seus próprios pelotões, para atingir seus próprios objetivos escusos. Além da grande atuação de Douglas como um íntegro e honesto defensor dos soldados, Glória Feita de Sangue é um dos filmes mais humanistas e ardorosamente anti-guerra de Kubrick. Sua emocionante cena final e sua mensagem a favor da paz ficarão marcados nas memórias dos espectadores por muito tempo.

Se quiser outras indicações, não deixe de conferir nosso e-book com 50 Filmes e 10 Séries que Todo Advogado Precisa Conhecer.

E você, conhece algum outro filme jurídico clássico que faltou em nossa lista? Compartilhe nos comentários.

 

Dê uma nota a este post

2 respostas para “Top 5 filmes jurídicos clássicos para ver no fim de semana”

  1. Assisti 12 homens e uma sentença nas duas versões: a original em preto e branco e nova versão em cores. Sensacional, filmaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *