Quanto devo cobrar à empresa por um serviço prestado?

Uma dúvida que sempre passa pela cabeça do advogado que está começando no mercado de trabalho (ou daquele que já é um pouco experiente, mas se depara com um tipo de serviço jurídico novo) diz respeito ao valor que será cobrado do seu cliente pelo serviço prestado.

Com isso em mente, elaboramos este post para suprir esta dúvida tão comum para quem atua na área. Confira os apontamentos que compilamos a seguir e saiba quanto deve cobrar por seus serviços à empresa contratante!

Em primeiro lugar, tenha em mente qual é o segmento no qual vai atuar

Antes mesmo de oferecer suas atividades para o potencial cliente, é importante que o advogado tenha em mente quais os tipos de serviços jurídicos ele está mais capacitado a prestar, considerando seu conhecimento intelectual para a tarefa. Isso significa que ele não só pode, como deve, delimitar bem os tipos de serviços e seu segmento de atuação.

Esta perspectiva, inclusive, vale tanto para quem trabalha como autônomo como para quem participa de uma sociedade de advogados ou pretende operar como advogado correspondente. Vale ressaltar que você não precisa prestar todos os tipos de serviço, mas fazer bem aquilo que se propõe a cumprir.

Depois, é preciso saber quanto custa o seu trabalho

Antes de aceitar qualquer demanda de afazeres jurídicos, o advogado deve aprender a calcular com precisão os custos que terá com aquele serviço, como despesas com passagens e cópias de processos. Também deverá presumir o tempo que lhe será tomado para que determinada etapa daquela preparação ou diligência seja completada, ou ainda o período necessário para que o serviço seja aperfeiçoado até seu último evento. Estes dados são fundamentais para que o profissional consiga cobrar um preço justo pelos seus serviços.

A OAB do Estado em que cumpre suas atividades constantemente atualiza e disponibiliza uma Tabela de Honorários Advocatícios em sua sede e em seu portal, a fim de que os advogados da comarca utilizem os valores lá indicados como referência para determinados serviços descritos neste catálogo.  Os valores nela contidos servem de referência para o mínimo que pode ser cobrado como um ponto de partida e auxiliam o advogado a adotar uma postura condizente com a importância da função que exerce.

Resta ainda considerar que existem pelo menos três tipos de honorários advocatícios que, a depender do caso, o advogado pode ter direito, de acordo com o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94): aqueles convencionados por contrato, os fixados por arbitramento judicial e os de sucumbência. A sucumbência, que é paga pela parte vencida no processo ao advogado da outra parte, também não pode ser esquecida quando se fala em reivindicações pelos serviços prestados.

Enfim, é preciso decidir e acordar com o cliente o tempo do pagamento

Além do valor total a se cobrar, existe também outro fator importante que o advogado deve ter em mente: o tempo de pagamento pelo serviço, que pode ser definido de diversas formas. O advogado e o cliente poderão estipular, por exemplo, que o pagamento será por etapas cumpridas, cabendo uma parte no início do serviço, outra na prolação da sentença pelo juiz, e o restante ao término do trabalho. Poderão estabelecer, ainda, que a cobrança integral será feita somente com o encerramento da prestação. Do mesmo modo, não existem empecilhos ao diálogo e à liberdade de negociação neste ponto.

Muito se diz que, na advocacia em geral, a remuneração é o resultado do trabalho bem-feito. Mesmo que a vitória em um determinado caso em litígio judicial não dependa exclusivamente da vontade e do empenho do advogado, ele deve prestar o melhor trabalho possível na defesa dos interesses de seu cliente ou da empresa para a qual trabalha.

Para te ajudar ainda mais, não deixe de conferir algumas dicas imperdíveis nos artigos: Precificação: o que considerar ao calcular seus honorários e Como cobrar seus primeiros honorários como advogado?

E você, já tem uma ideia melhor do valor que irá cobrar pelos seus serviços como advogado? Ficou alguma dúvida a respeito desta remuneração ou algum ponto a ser esclarecido? Deixe seu comentário e participe do debate conosco!

 

Dê uma nota a este post

8 comentários em “Quanto devo cobrar à empresa por um serviço prestado?”

  1. SOU UMA JUIZA DE PAZ E PRESTO VARIO SERVIÇOS COM, FAZER TRANSMISSÃO DE DOCUMENTO DE PESSOAS PARAN O ADVOGADO,ENVIO PESSOAS PARA AGENCIA DE EMPREGO QUANDO A VAGA É CERTA, E VOU NBUSCAR DCUMENTO NAS CASAS QUANDO AS PESSO NÃO TEM CONDIÇOES DE LEVA-LOS ATE O ADVOGADO QUANTO DEVO COBRAR POR ISSO?

    1. Boa tarde Luciana, tudo bem?

      Você pode usar a tabela de honorários da Ordem dos Advogados do seu estado para se orientar.

      Estamos à disposição!

      Obrigado.

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

    1. Bom dia Wilson, tudo bem?

      Que tipo de ajuda precisa por favor?

      Estamos à disposição!

      Obrigado.

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

  2. Sou reu, paguei o valor da causa ao advogado do autor um dia antes da audiência, no entanto ele me cobrou honorarios, esta correto? o certo nao seria eu pagar os honorarios ao meu advogado e a parte autora pagaria os honorarios do seu advogado? mesmo com acordo antes da audiencia tenho que pagar honorarios ao advogado da parte contraria??

  3. Estou em início de carreira. Gosto advogarde advogar na área trabalhista e cível. Mas tenho pouquíssimo conhecimento técnico Em Processo Civil. Quero saber se um curso de aperfeiçoamento seria útil pra mim. Ou uma pós graduação. No aguardo.

    1. Boa tarde Dra. Julienne, tudo bem?

      Se o seu objetivo é aprimorar os conhecimentos técnicos sugerimos um curso de aperfeiçoamento e estudo!

      Agora, se precisa de um conhecimento mais aprofundado e teórico sugerimos a pós-graduação.

      Conte conosco!

      Abraços!

      Equipe Juris

      Agora,

  4. Quero Sou formada em direito e gostaria de um treinamento para futuramente minha carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *