Quais funções um advogado correspondente pode desempenhar?

As funções de um advogado correspondente  são de suma importância no dia a dia de um escritório de advocacia, motivo pelo qual têm se tornado presença constante nos corredores dos fóruns do país inteiro.

Durante os últimos anos, muitas sociedades se deram conta do quanto têm a ganhar com esse modelo de trabalho e, como consequência, tornaram sua prática profissional mais enxuta, competitiva e adequada à dinâmica processual trazida pelas inovações que ampliaram substancialmente o acesso à justiça e o volume de causas distribuídas ao advogado.

O advogado correspondente é um profissional qualificado que oferece um amplo leque de serviços para os quais está capacitado, sendo que os limites de sua atuação dependerão sempre do que for previamente pactuado com o contratante.

Mas o que exatamente esse colaborador pode fazer? Confira agora mesmo nosso artigo e conheça algumas das diligências que podem ser delegadas a esse profissional:

Estabelecimento de limites

Talvez uma das maiores vantagens de se contar com o apoio de um advogado correspondente seja o fato de que sua atuação se dá na exata medida das necessidades do escritório. Não há, portanto, uma regra a ser seguida ou uma fórmula mágica que funcione para todos os casos.

Os substabelecimentos a eles conferidos podem conter a limitação de poderes para realizar um único ato processual ou podem contar com um conteúdo mais amplo, permitindo uma intervenção maior. Tudo depende do que for devidamente convencionado entre as partes.

Realização de audiências

A realização de audiências de conciliação ou de instrução e julgamento, principalmente no âmbito dos juizados especiais, tem sido uma das tarefas mais buscadas pelos escritórios. Trata-se de um ato em que a presença do advogado é indispensável, no entanto, nem sempre há a necessidade de que esse advogado seja um dos membros da equipe do escritório.

Muito pelo contrário, na maioria das vezes, a função exercida pelo procurador e pelo preposto se limita a realizar a composição amigável do litígio com base em valores previamente autorizados pelo cliente ou simplesmente não realizar o acordo, remetendo-se à peça de defesa ou à petição inicial.

Suporte logístico

Outra circunstância em que o trabalho do advogado correspondente se mostra bastante útil é na realização de diligências acessórias ao processo. Sabe-se que da distribuição da petição inicial até a emissão da certidão de trânsito em julgado, o advogado deve recolher custas e taxas judiciais, atender tempestivamente às ordens do magistrado, protocolizar petições e recursos, realizar o pagamento dos honorários de peritos e tomar conhecimento dos atos praticados pela parte adversa e pelo juiz por meio da vista aos autos.

Todas essas atividades podem ser realizadas por um advogado correspondente e, na maioria dos casos, sem a necessidade de substabelecimento de poderes, desde que, evidentemente, a demanda não tramite sob segredo de justiça. O objetivo é fazer com que a equipe de advogados do escritório possa se dedicar a outras atividades, como o atendimento aos clientes e a elaboração de petições e recursos, otimizando o tempo e os custos administrativos do escritório.

Resta apontar que nem sempre todas as respostas aparecem de imediato. Toda mudança pressupõe algum período de adaptação. Assim, é natural que o escritório e seus advogados correspondentes iniciem suas atividades conjuntas de forma tímida, para, com o passar do tempo, intensificarem as operações.

O importante é que o relacionamento seja pautado pela confiança mútua e pela boa comunicação, sendo certo que nem uma nem outra são adquiridas instantaneamente. Construa uma boa relação com esses profissionais e conte com uma ajuda extremamente qualificada sempre à disposição!

Como se destacar como correspondente jurídico

Para construir uma boa relação com os escritórios de advocacia e se destacar no mercado da advocacia de apoio, é fundamental que algumas práticas sejam exercidas. Separamos algumas delas:

Mantenha uma boa comunicação com seus clientes

O advogado correspondente deve entender que, sobretudo nas primeiras contratações, o escritório pode demonstrar algum tipo de insegurança. Afinal, o correspondente atuará em nome do patrono dos autos, de modo que qualquer erro será incumbido a ele.

Dessa forma, o contratado deve primar pela boa comunicação para transmitir segurança, mas também para garantir que o trabalho será desempenhado exatamente nas datas e formas que o contratante solicitou.

Assim, é fundamental acordar com o escritório todos os termos do cumprimento da diligência, tirar todas as dúvidas que venha a ter sobre o seu cumprimento, assim como sanar as dúvidas que seu cliente possa apresentar, sempre de maneira ágil e com cordialidade.

Seja organizado em seu dia a dia

O advogado está acostumado a trabalhar com controle de prazos, pois isso não pode ser diferente no trabalho como correspondente. Nesse contexto, é muito importante que se mantenha a rotina organizada, a fim de cumprir todas as obrigações como advogado de apoio, dentro do tempo disponibilizado pelo contratante.

Assim, é importante separar o horário e os dias da semana em que serão cumpridas as diligências, sempre que a flexibilidade do seu cumprimento permitir. Isso porque algumas diligências devem ser cumpridas nos horários designados, como as audiências. Desse modo, é interessante reservar um horário livre para alocar essas diligências.

Atualmente, existem alguns aplicativos que podem ajudar nessa organização, como o Google Agenda e o Evernote. As ferramentas tecnológicas devem ser exploradas para auxiliar na boa prestação do serviço.

Busque conhecimento sempre

O trabalho de diligência pode ser prestado nas mais diversas áreas do Direito e pode ser de diversos tipos, desde um simples protocolo de petição, passando por uma audiência de instrução e julgamento, até serviços de cartórios. Essa diversidade, por sua vez, não pode servir como óbice à prestação do serviço, e sim como incentivo.

No entanto, é fundamental que o advogado procure sempre aprender e pesquise antes de fazer alguma diligência inédita, não só para não fazer errado, como também para se enriquecer profissionalmente, contando com uma ampla base de conhecimento.

Seja responsável com o seu trabalho

Pode parecer desnecessário destacar essa dica, mas o trabalho do advogado correspondente deve ser prestado com responsabilidade e seriedade, na medida em que um erro pode implicar na perda de uma causa para um colega de profissão e, consequentemente, na sua desmoralização como advogado.

Nesse sentido, se não for possível realizar a diligência no dia combinado, entre em contato com o contratante e se certifique de que pode ser feita no dia seguinte. Caso contrário, peça a um colega para cumpri-la.

Se se comprometer a fazer uma audiência, principalmente de instrução e julgamento, procure ler o processo e sanar todas as eventuais dúvidas com o advogado responsável. Se não souber alguma coisa, essa é a oportunidade de aprender. Mas nunca faça algo sem saber como deve ser feito.

Atuar em qualquer uma das funções de um advogado correspondente requer organização, dedicação e zelo, mas será uma ótima oportunidade de aprender, de fazer contatos e de se destacar na carreira.

Agora que você já sabe quais as funções do advogado correspondente e quer se especializar ainda mais nessa área de atuação, não deixe de baixar nosso E-book: O Guia Definitivo da Advocacia Correspondente.

Você já trabalha ou pensa em trabalhar como correspondente jurídico? Quer se aprofundar no assunto? Aproveite para ler nosso post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Dê uma nota a este post

2 comentários em “Quais funções um advogado correspondente pode desempenhar?”

  1. Quando eu era estagiário, nós éramos tidos como “escraviários” ou mulas. Seria o “correspondente” algo similar?

    1. Boa tarde Dr. Luiz, tudo bem?

      O Correspondente não tem chefe e tem plena liberdade para cobrar quanto quiser pelas diligências prestadas!

      A receita obtida vai toda para o Correspondente!

      Enfim, não enxergamos qualquer analogia com a prática de estágio.

      Abraços!

      Equipe Juris

Os comentários estão fechados.