Planejamento estratégico no escritório: entenda a importância

Para prosperar, assim como qualquer empresa, os escritórios de advocacia precisam ter um planejamento estratégico e metas bem definidas. Isso dará embasamento para a tomada de decisões que favoreçam a expansão do negócio.

Contudo, o cenário desse mercado é um tanto quanto peculiar, haja visto as restrições de ações de marketing e propaganda para o tipo de negócio. Além disso, devido ao tipo de serviço prestado, a contratação de um escritório é, geralmente, baseada na reputação dos advogados que o compõe, bem como em indicações e no veredito de casos anteriormente tratados pela empresa.

Por isso, faz-se ainda mais necessário o desenvolvimento de um planejamento estratégico, assegurando que cada ação tomada beneficie a visibilidade e a reputação do seu escritório de advocacia.

A importância da definição de um planejamento estratégico

O plano de negócios tem a função de conduzir os passos de uma empresa, garantindo que eles sejam cumpridos, em busca do sucesso da organização. Ele não é ou pode ser, de forma alguma, definitivo. Pelo contrário! É indispensável acompanhá-lo de perto e ajustá-lo conforme os resultados alcançados, otimizando as estratégias.

É preciso trabalhar com objetivos gerais e específicos de forma clara, definir indicadores-chave para avaliar a performance e ter metas bem definidas para se alcançar o sucesso. Todos esses itens são considerados no plano de negócios, levando em consideração os resultados almejados no curto, médio e longo prazo. Por isso, ele tem uma função estratégica de suma importância para o desenvolvimento do negócio: orientar a todos os sócios e colaboradores sobre onde se almeja chegar e quais os passos para essa conquista.

O que definir no planejamento estratégico de seu escritório de advocacia

Ninguém melhor do que os sócios da empresa para avaliar o posicionamento atual do escritório e direcionar o caminho a ser seguido. Por isso, é importante que todos os envolvidos no processo participem das definições. Nesse sentido, é importante trabalhar em seu plano questões como:

Quais áreas de atuação serão contempladas

A prática de escolher as áreas de atuação que serão contempladas como serviço já é comum para advogados. Quando o assunto é um negócio estruturado (escritório de advocacia), o ideal é que as áreas escolhidas para trabalhar tenham alguma ligação.

Por exemplo, um escritório que atue com o Direito Empresarial pode também englobar o Direito Tributário e, assim, favorecer os negócios na prestação de serviços distintos ao mesmo cliente. O ideal para esta definição é se guiar pelas especializações dos sócios do escritório, uma vez que eles serão a linha de frente para o desenvolvimento dos trabalhos até que o escritório se desenvolva e receba novos advogados.

Qual o perfil de seus clientes

Você precisará trabalhar ativamente para que seu escritório cresça. Por isso, é preciso ter bem definido o perfil dos clientes que você pretende trabalhar: qual o porte das empresas que você almeja trabalhar ou o perfil de situação que seu escritório pretende resolver? Algum mercado específico de atuação?

Qual o investimento necessário e como as finanças serão geridas

Qual o valor das despesas fixas e variáveis, mão de obra e tecnologia precisarão englobar o seu planejamento tanto para criar, quanto para manter o escritório até que ele atinja o ponto de equilíbrio (despesas e receita se equiparam)? Como será a remuneração dos sócios? Como será a política de cobrança dos serviços prestados? Qual o lucro pretendido?

Todas as questões financeiras precisam estar previstas em seu planejamento estratégico. Isso dará a segurança necessária para que você saiba quando é preciso rever gastos ou mesmo os preços de seus serviços, por exemplo.

Quais os objetivos, metas e indicadores para avaliação dos resultados

Você precisa ter objetivos definidos no curto, médio e longo prazo. Seja ambicioso na definição deles, mas mantenha os pés no chão. Lembre-se, para esta definição, que nenhum negócio desponta do dia para a noite.

Além disso, será necessário definir metas que conduzam a realização destes objetivos, bem como indicadores que avaliem a evolução dos resultados. Com base nisso você estará munido de informações para adequar o seu plano de negócios à realidade do seu mercado.

Todas essas questões devem ser discutidas com os sócios do escritório de advocacia para uma decisão conjunta. Porém, como divergências de pensamentos e ambições sempre existem, o ideal é que antes de optar pelo caminho a ser percorrido, sejam estabelecidos os critérios de escolha. Dessa forma, você se resguardará de desavenças.

E você, já está atento à importância do planejamento estratégico para o seu escritório de advocacia? Possui alguma dúvida sobre como implementá-lo? Aproveite os comentários abaixo para esclarecê-la!

 

 

Dê uma nota a este post
cta-ebook-recem-formado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *