O que é necessário para seguir carreira na promotoria?

Os bacharéis em Direito tomam vários rumos em sua vida profissional, e em muitos momentos é difícil escolher um. O extenso leque de possibilidades de atuação jurídica é, inclusive, um dos motivos pelos quais muitos optam por esse curso. Uma das áreas com muita procura é a carreira na promotoria. Separamos algumas informações a respeito dela, continue a leitura e entenda mais.

Função e perfil de um promotor de Justiça

O promotor de Justiça é um representante do Ministério Público (MP), e atua na esfera estadual ou federal (MPE ou MPF), na justiça comum ou especializada (Militar, Eleitoral e do Trabalho). Esse órgão é responsável por defender os interesses da sociedade e os direitos dos cidadãos, e não é subordinado a nenhum poder.

Assim, são funções do MP e, consequentemente, do promotor de justiça, conforme dizeres do próprio Ministério Público:

  • defender a ordem jurídica e o regime democrático;
  • defender os interesses sociais e os direitos individuais indisponíveis (direito à vida, ao trabalho, à liberdade, à saúde etc.) e os direitos difusos e coletivos (consumidor, meio ambiente, patrimônio público, criança, adolescente, idoso etc.);
  • propor a ação penal pública e fiscalizar a lei na ação penal privada.

Um bom promotor apresenta características como:

  • bom poder de persuasão, já que atua, em muitos casos, perante o juiz;
  • facilidade de argumentação;
  • interesse pelo estudo de áreas tangentes ao Direito, como Filosofia, Ética, Economia etc.
  • boa capacidade de comunicação oral e escrita;
  • comprometimento e dedicação com o interesse público;
  • personalidade firme para garantir uma atuação independente de suas funções;
  • discrição e seriedade na vida pública e na vida privada.

Carreira na promotoria

Para se tornar um promotor, você precisa ficar sempre atento aos editais, mas em regra o interessado deve atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro;
  • ser bacharel em Direito;
  • ter 3 anos de experiência (atuação jurídica, que pode ser na advocacia, no serviço público etc.);
  • estar quite com o serviço militar, se homem;
  • gozar dos direitos políticos;
  • não apresentar antecedentes criminais incompatíveis com o exercício da função;
  • ser aprovado no concurso público, no exame médico e no exame psicotécnico.

O processo seletivo do concurso público pode variar conforme o órgão que o faz (MPE, MPT, MPF etc.). Em geral, são 5 etapas: prova objetiva, prova dissertativa, peça prática e avaliação de títulos (mestrado ou doutorado).

Progressão na carreira de promotor

Aquele que ingressa no Ministério Público se torna Promotor de Justiça. O primeiro nível da carreira é o Promotor de Justiça Substituto, que ocupa o cargo quando necessário (licença-médica, férias, licença-gestante etc.). Ele pode atuar em todo o Estado sob jurisdição do MP ao qual se vinculou.

A promoção na carreira, feita por antiguidade ou merecimento, leva o Promotor Substituto a se tornar Promotor de Justiça de entrância inicial, intermediário e final (nesta ordem). A classificação se relaciona com o tamanho da cidade.

Ao atingir a entrância final, o Promotor poderá se tornar Procurador de Justiça, caso obedeça aos requisitos exigidos para tal.

Seguir a carreira na promotoria requer muito estudo para a aprovação no concurso. Dedicação e paciência são duas das chaves para o sucesso de quem deseja ser promotor e desfrutar das vantagens do funcionalismo público. Para que você possa ter sucesso nessa empreitada, não deixe de conferir as dicas no nosso artigo: Profissão concurseiro: como criar uma rotina de estudos e ter sucesso nas provas

Você sabia que é possível ser um correspondente e conciliar os estudos com uma fonte de renda? Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um e-book gratuito com diversas dicas para você poder equilibrar rotina e carreira: O Guia Definitivo do Advogado Recém-Formado.

 

Dê uma nota a este post
cta-ebook-recem-formado

16 respostas para “O que é necessário para seguir carreira na promotoria?”

  1. ótima informação.
    mais eu quero saber ser, eu como funcionário publico aposentado na área militar posso ser promotor de justiça

    1. se você já tiver concluído a faculdade de direito, ter, no mínimo, 3 anos atuando na área, passar na prova e alguns critérios a mais, sim, você pode ser promotor.

  2. Boa Tarde, você precisa ter se formado em direito, ser advogado ativo com inscrição na OAB, com no minimo 3 (três) anos de atividade jurídica (Atividade Jurídica não é só atuação como advogado, com pelo menos 5 causas por ano. Mas pode ser também outra atividade jurídica, como conciliador ou arbitragem, ou mesmo emprego, cargo ou função publica. Salvo engado, o policial civil pode computar o tempo de serviço como atividade jurídica. Algumas pós-graduações especificas, como a escola da magistratura também são contadas como atividade jurídica, etc.), e claro, ser aprovado no concurso do Ministério Público para promotoria. No seu caso, serviço militar, só contará, se você exerceu alguma função compatível atividade jurídica. O simples fato de ser militar não computa tempo de atividade jurídica. Enfim, espero ter te ajudado de alguma forma.

    1. Sim, precisa estar ou atuando como advogado a três anos, ou exercendo alguma outra atividade jurídica (como algum tipo de concurso público da área).

      1. Para ser promotor de justiça não precisa ser advogado conforme a lei orgânica no m.p. apenas é necessário ter concluído a faculdade de direito, não precisa ter OAB.

  3. se as pessoas fazem perguntas neste nível depois de terem lido a pagina, imagina passar na prova..

  4. É cada tipo de pergunta que dá vontade de, não sei se chorar ou sorrir……
    Brasileiros com preguiça de ler a matéria, só pode.

  5. Eu gostaria de saber em qual área eu posso atuar durante esses 3 anos de serviço. Por exemplo, se posso exercer esses anos de experiência trabalhando na polícia ao invés de advogar. Grata

  6. sou funcionaria da prefeitura, bacharel em direito concursada na educação, mais a tre,s anos trabalho no anexo de viol. doméstica devido uma parceria com a pref., será que isso conta como pratica jurídica?

    1. Bom dia, Neiva, tudo bem?

      Com base na súmula 683 do STF a regra é que não existe idade mínima para carreira no MP, normalmente o que se exige é tempo de prática jurídica.
      De qualquer maneira, como cada prova possui um edital diferente, basta conferir o que for de seu interesse.

  7. Estou no 2 ano do ensino medio estou procurando uma faculdade que me interesse entrei nesse sait amei super explica o que é um promotor e onque precisa para se tornar um amei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *