Como anda a imagem do seu escritório no mundo online? Se a resposta for um sonoro “não sei”, é hora de rever essa postura. Isso porque a construção da reputação online é fundamental tanto para a fidelização dos clientes já existentes como para a divulgação do trabalho a fim de atrair os novos. Neste cenário, uma ferramenta simples e de alta eficiência que chega ao público-alvo com custos baixíssimos é o e-mail marketing. Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company aponta, inclusive, que o e-mail ainda é a forma mais eficiente de conquistar clientes: os resultados são 40 vezes maiores do que os obtidos via Facebook e Twitter.
Diante de todas essas informações, não é difícil concluir que um escritório de advocacia que tem como objetivo se tornar top of mind em sua área de atuação na comunidade deve apostar nesse canal de comunicação de alto retorno. O e-mail, além de ser uma arma importantíssima de marketing direto para a geração de tráfego, pode ainda levar tópicos jurídicos do mundo real para o digital e, assim, construir relacionamentos e aumentar o engajamento do cliente. Para que a ferramenta gere os resultados esperados, no entanto, é importante que ela faça parte de uma estratégia maior de comunicação eficaz com o público-alvo.
Afinal, por que investir em e-mail marketing?
No Brasil, a Internet é a mídia mais acessada pelo população, ultrapassando a televisão, de acordo com pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau. Neste contexto de grande abrangência da web, o e-mail ainda se destaca como sendo a atividade online mais popular, atingindo 94% dos usuários da rede. Dentre eles, 72% checam a sua caixa de entrada seis vezes ou mais ao longo do dia, e 75% utilizam o e-mail para fins comerciais. Vale ressaltar também que a tecnologia móvel tem grande peso nessas estatísticas: 56% dos brasileiros acessam a Internet pelo tablet ou pelo celular. Ignorar esses números pode significar perder clientes ou, no mínimo, deixar de conquistá-los. É por este motivo que, em meio à construção da presença digital do seu escritório, a elaboração de campanhas atraentes e eficazes de e-mail marketing é ação fundamental, e deve ser considerada ainda uma estratégia voltada para acessos mobile.
Os benefícios da ferramenta, entretanto, não se resumem ao seu grande poder de alcance. Dentre as vantagens do e-mail marketing, podemos citar ainda:
- A mensuração dos resultados da sua estratégia de marketing no e-mail é bastante fácil e simplificada. Do número de e-mails enviados na sua campanha, é possível saber qual é a taxa de abertura (quantos e-mails foram abertos pelos usuários), a taxa de rejeição (mensagens não abertas), o número de cliques e os telefonemas e contratos gerados através da estratégia, e assim por diante.
- O e-mail marketing possui a grande vantagem de operar por meio da permissão dos usuários, isso é, as mensagens só serão enviadas para quem deu sua autorização expressa para recebê-las. Isso evita que seus e-mails sejam confundidos com SPAM, mantém a boa reputação do seu escritório e ainda aumenta a eficiência da estratégia.
- Outro benefício importante da ferramenta é a segmentação. Por meio do marketing por e-mail, é possível filtrar seus envios ao máximo para determinados contatos da sua base, o que permite especificar o conteúdo e a abordagem para públicos específicos, personalizando a abordagem, oferecendo serviços e conteúdos voltados para aquele público e aumentando também, por conseguinte, a chance de conquistar resultados positivos e uma alta taxa de conversão.
Tenha um diferencial no mundo online
Destacar-se entre as enxurradas de propagandas que chegam diariamente na caixa de entrada dos usuários é o grande desafio do e-mail marketing. Para isso, o conteúdo deve ser muito interessante, com linguagem simples e sem “juridiquês”. Newsletters, boletins sobre o mercado jurídico que afetam a vida do cliente ou uma espécie de clipping com matérias de interesse geral são boas dicas de conteúdo relevante para sua estratégia. Artigos de autoria dos advogados do escritório sobre temas de sua especialidade ou participações em eventos especiais também são ótimas pedidas.
Como fazer um e-mail marketing de qualidade
O primeiro passo é ter uma base de clientes e interessados no envio atualizado e de qualidade do seu conteúdo via e-mail, assim como ter a autorização dos destinatários. Caso contrário, o e-mail marketing corre o risco de cair na caixa de SPAM. De acordo com estudo realizado pela Return Path, líder mundial em inteligência de e-mail, 59% dos e-mails brasileiros enviados chegam à caixa de entrada, 15% caem na caixa de SPAM e 25% são perdidos ou bloqueados.
Layout atraente também é fundamental, assim como a periodicidade no envio dos e-mails. Como o assunto do meio jurídico é mais denso, o destinatário deve receber as mensagens com periodicidade mais espaçada para dedicar tempo à leitura, assimilando melhor seu conteúdo. O e-mail marketing, ainda, sempre deve conter os dados de contato do escritório para que o cliente possa interagir com seu remetente, bem como um cabeçalho de apresentação do local.
É importante ressaltar, por fim, que vale a pena contatar uma agência especializada para a criação de uma estratégia de e-mail marketing e o gerenciamento do disparo. Além disso, a mensuração dos resultados (etapa extremamente importante do processo) deve estar alinhada ao planejamento das ações de comunicação: longe de ser uma ação isolada, a ferramenta pode – e deve – ser aliada a outras ações e investimentos nas mídias tradicionais.
Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.
E você, já faz uso do grande poder do e-mail marketing em seu escritório? De quais estratégias utiliza para conseguir bons resultados junto ao público? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!