Como separar suas contas pessoais das do escritório de advocacia

Antes de abrir seus escritórios, muitos advogados recém-formados ou até mesmo profissionais que já estão há algum tempo no mercado não refletem sobre um detalhe importantíssimo: todo escritório de advocacia é um negócio e deve ter uma gestão bem-feita.

Um dos erros mais comuns e mais graves causado pela falta de gestão (ou pela má condução de uma) é misturar as finanças pessoais com as do escritório, o que pode ser fatal para a sobrevivência do negócio. Para te ajudar a manter as coisas em ordem, preparamos algumas dicas que vão ajudar a separar as contas e garantir o seu sucesso:

Conheça todas as suas despesas

Seja impecável na organização tanto de suas despesas pessoais quanto das contas do escritório. Saber exatamente para onde está indo o dinheiro é essencial para um planejamento financeiro efetivo e até mesmo para uma possível redução de gastos. Faça anotações de todos os seus gastos presentes e futuros. Crie o hábito de registrá-los assim que forem gerados.

As contas pessoais devem chegar na sua casa. Não deixe-as junto com as do escritório para evitar a tentação de pagá-las com os recursos de lá.

Crie planilhas

A sistematização de receitas e despesas por meio de um fluxo de caixa é imprescindível para que o advogado saiba quanto dinheiro vai entrar e quanto vai sobrar no fim de cada mês. As planilhas dão uma ideia, mesmo que superficial, de como andam as finanças do escritório, se o dinheiro do caixa está sendo todo usado e não está sobrando nada é sinal de que alguns gastos precisam ser repensados. O controle do fluxo de caixa é mais simples do que parece e há vários modelos disponíveis na internet.

As planilhas também vão facilitar a cobrança de clientes inadimplentes e fazer com que todas as contas do escritório sejam pagas em dia. Lembre-se: organização nunca é demais!

Utilize a tecnologia a seu favor

Há vários softwares disponíveis para a organização de contas e podemos observar, pelo menos, duas grandes vantagens de automatizar o controle financeiro do escritório: reduzir o tempo — que já é tão escasso para os advogados — gasto com as tarefas que não são o seu core business e aumentar a segurança e precisão das informações.

A contabilidade de um escritório de advocacia pode ser bastante truncada, pois existem muitas despesas variáveis, como custas processuais, viagens e despesas de deslocamento e organizar tantos dados é muito mais fácil tendo a tecnologia como suporte — que tal adotar alguns apps que todo advogado deve conhecer?

Além da gestão, existem diversas tecnologias que podem facilitar o seu dia a dia e é sobre isso que escrevemos no artigo Conheça 7 tecnologias para escritório de advocacia.

Não retire recursos do escritório para uso pessoal

É importante que o advogado jamais faça retiradas de dinheiro quando estiver apertado com as contas de casa. Essa regra deve ser rigorosa! Para que isso seja possível, estabeleça um pró-labore que seja suficiente para a satisfação de seus gastos pessoais e, ao mesmo tempo, compatível com a realidade do escritório.

Além disso, é interessante fazer uma reserva de fundos com todos os recursos que sobram mensalmente. Mas atenção: essa reserva pode ser empregada como capital de giro ou investimento no negócio, e jamais deve ser embolsada como lucro para fins pessoais.

Contrate um contador

Um profissional especializado faz toda a diferença para a análise dos fluxos de caixa, organização das informações e cálculo de impostos. Se você não entende muito bem de finanças e gestão de recursos, pode ter enormes prejuízos se tentar economizar com a contabilidade. Além disso, o serviço contábil mantém a saúde financeira do escritório em dia e orienta os próximos passos em busca do aumento da rentabilidade.

Uma boa gestão financeira é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa. A disciplina com os gastos e a separação das contas pessoais das do escritório são o ponto de partida para que a administração seja realmente efetiva. E, para saber mais sobre como ter uma gestão vencedora no escritório, baixe gratuitamente o nosso e-book Guia de redução de custos para escritórios de advocacia!

E que tal seguir as nossas dicas para organizar suas contas? Conte para nós como tem feito a sua gestão financeira e o que achou de nosso post!

Dê uma nota a este post
cta-ebook-recem-formado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *