O mercado jurídico atual exige que os escritórios de advocacia estejam cada vez mais flexíveis e habilitados para novos desafios. O mercado de trabalho é ainda mais desafiador para os escritórios que iniciaram há pouco tempo os suas atividades. No entanto, há algumas formas de ampliar a cartela de clientes e proporcionar expansão e crescimento do networking, e ainda reduzir muito os custos do escritório. Uma delas é a contratação de advogados correspondentes.
Abaixo, listamos finalmente os principais motivos de contratar advogados correspondentes:
1- Expansão da atuação
Para o crescimento do escritório, não basta prestar serviços apenas na cidade em que está instalado. É preciso também expandir a área de atuação para as cidades vizinhas e até mesmo para outros estados. No entanto, os custos com a abertura de filiais ou escritórios de apoio em outras localidades impede que muitos escritórios conquistem essa expansão. Com a advocacia correspondente, o crescimento para outras cidades será possível através da contratação de advogados correspondentes para a realização das diligências em comarcas distantes do escritório.
Além disso, proporcionará ao escritório a ampliação de sua cartela de clientes, já que o seu campo de atuação não fica restrito a apenas uma comarca.
2 – Eficiência e celeridade nos processos
A morosidade e o grande número de processos são uma realidade no judiciário. Hoje, os escritórios têm de se desdobrar para conseguir dar andamento hábil aos processos ajuizados. E é aí que encontramos mais uma vantagem da advocacia por correspondência: com uma variedade de advogados trabalhando para o escritório, a prestação de serviços fica mais célere e dinâmica.
Enquanto os advogados correspondentes realizarão os mais variados despachos e diligências, os advogados contratados ou associados do escritório terão mais tempo para se dedicar à elaboração de peças processuais e à realização de audiências e reuniões com os clientes. Ademais, há uma economia de tempo preciosa no deslocamento entre cidades.
3 – Qualidade na prestação de serviços
A competitividade aumenta quando o serviço prestado é contratado por demanda. Como o número de advogados correspondentes é alto, os profissionais se esforçam cada vez mais para realizar atividades com qualidade e competência para serem selecionados pelos escritórios.
Assim, a produtividade pode ser avaliada pelo contratante, que utilizará este parâmetro para selecionar os melhores profissionais do mercado e aprimorar cada vez mais a sua prestação de serviços.
4 – Excelente custo e benefício
A contratação de um advogado que já está trabalhando na comarca do processo traz também economia ao escritório, já que os gastos com deslocamentos, hospedagem, alimentação e manutenção de advogados em outras cidades são eliminados.
Os advogados correspondentes são uma ótima opção para os escritórios de advocacia que pretendem ampliar sua atuação e a qualidade da prestação de serviços, com um bom custo e benefício. E para contribuir ainda mais com a praticidade desse tipo de atividade, hoje existem plataformas online que possibilitam a relação de trabalho entre o escritório contratante e o advogado correspondente.
Já contratou advogados correspondentes para seu escritório? Trabalhou ou trabalha com advocacia de apoio? Compartilhe conosco as suas experiências na nossa página no Facebook ou no Twitter!