8 motivos para ser um advogado correspondente

Uma forma de atuação profissional que poucos estudantes vislumbram quando ainda estão cursando Direito é ser um advogado correspondente. Existem diversas vantagens de atuar como advogado correspondente para outros escritórios e empresas, por isso essa pode ser uma boa opção tanto para quem está iniciando sua carreira, como para quem já tem seu próprio escritório de advocacia. Inclusive, é possível ser advogado correspondente mesmo tendo seus próprios clientes e atividades advocatícias.

Pensando nisso, elaboramos um post com 8 motivos para ser um advogado correspondente! Confira!

1. Rotina de trabalho mais tranquila

Para quem tem interesse em ter uma rotina mais tranquila de trabalho, sem horários tão apertados quanto os de um escritório, a advocacia correspondente pode ser uma solução. Normalmente, é viável organizar a rotina do dia para realizar todas as atividades pela tarde, por exemplo. Assim, deixa-se o resto do dia livre.

2. Os serviços prestados pelo advogado correspondente são bem mais simples

Ao contrário da vida de um advogado em escritório, os serviços prestados por correspondentes são mais simples: distribuição de ações e cartas precatórias, protocolos, obtenção de cópias, etc. Vez ou outra, acaba-se fazendo uma audiência, mas isso não é regra. Assim, o trabalho fica menos estressante e mais fácil de realizar.

3. É uma forma de aprimorar seus relacionamentos profissionais

Para aqueles profissionais que estão apenas começando na profissão, trabalhar como correspondente também ajuda a estabelecer contatos com outros advogados e escritórios pelo Brasil. Networking é essencial para quem quer crescer suas atividades e eventualmente se tornar um escritório de referência.

4. Não é preciso lidar diretamente com o cliente final

Muitos advogados não querem lidar diretamente com o cliente e com suas ligações constantes para saber os resultados das demandas. Advogados correspondentes não têm que se preocupar com isso e lidam com outros advogados que compreendem exatamente a demora do Poder Judiciário.

5. Recebe-se mais rapidamente

Já é difícil saber quanto cobrar por seus serviços como correspondente, mas ao contrário da advocacia em escritórios, recebe-se bem mais rápido. Muitos advogados só veem seus honorários quando o processo foi encerrado, interpostos os recursos e transitado em julgado. Correspondentes recebem logo após a realização da diligência.

Ainda nesse tema, como uma das grandes dificuldades de qualquer advogado é a precificação de seus serviços, não deixe de conferir algumas dicas imperdíveis nos artigos: Precificação: o que considerar ao calcular seus honorários e Como cobrar seus primeiros honorários como advogado?

6. É uma ótima forma de começar a advogar

Para quem ainda precisa adquirir um pouco de experiência profissional, atuar como advogado correspondente é uma boa forma de descobrir na prática como são os ritos processuais, as características de cada órgão do judiciário, etc. Vale a pena conseguir um pouco de experiência com essas atividades.

7. É possível advogar, mesmo estando desempregado

Perdeu o emprego no escritório por causa da crise? Os concursos desapareceram nos últimos anos? Que tal trabalhar como advogado correspondente para suprir sua renda? Muitos advogados desempregados acabam trabalhando como correspondente por esse motivo!

8. É possível conciliar o trabalho com outras tarefas

Para quem estuda para concursos, está fazendo sua especialização, ou mesmo tem alguma outra atividade profissional paralelamente à advocacia, atuar como advogado correspondente é uma excelente maneira de liberar a agenda para aumentar as sessões de estudo durante o dia. Muitas pessoas fazem isso da própria sala de casa, saindo à rua apenas para fazer diligências. Assim, fica mais fácil estudar nas horas vagas e correr atrás de outros rumos profissionais que o correspondente eventualmente tenha.

Já pensou em ser um advogado correspondente? Agora você já pode realizar esse sonho: cadastre-se no Juris Correspondente gratuitamente e comece já!

Dê uma nota a este post

6 respostas para “8 motivos para ser um advogado correspondente”

    1. Boa tarde, Dra. Loridane, tudo bem?

      Você pode se cadastrar para ser correspondente em nosso site no link abaixo:

      http://bit.ly/AdvogadonoJurisCorrespondente

      No Juris, você cria seu perfil e escolhe as cidades em que irá atender. Assim, contratantes que necessitam realizar uma diligência nessa região poderão entrar em contato com você e lhe solicitar o serviço.

      Seja bem vinda ao Juris!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *