Há algumas semanas, fizemos um post acerca das melhores séries jurídicas disponíveis no Netflix, para que você pudesse fazer sua maratona no feriado de 12 de outubro. Agora, com outro feriado se aproximando, eis aqui a segunda parte do post, desta vez abordando os melhores filmes para advogados para assistir na plataforma. Ou seja, uma excelente pedida para quem pretende passar o feriado em casa, na companhia de pipoca e refrigerante.
Pronto? Então faça seu login no Netflix e divirta-se!
O Sol é Para Todos
No Netflix, é possível encontrar verdadeiros clássicos do cinema e que são verdadeiros triunfos em roteiro, atuações e direção. É o caso de O Sol é Para Todos, por exemplo. Este clássico conta a história de Atticus Finch (o vencedor do Oscar Gregory Peck), um íntegro advogado da cidade de Maycomb, no Alabama. Viúvo, ele cuida de seus dois filhos, Jem e Scout, que vivem uma infância feliz e descomplicada. Porém, a rotina idílica de sua família é abalada quando Finch é o único advogado na região que aceita defender o negro Tom Robinson, acusado de estuprar uma mulher branca. Enfrentando o racismo típico da região, Finch se mantém firme, enquanto ensina uma lição de vida a seus filhos – e aos habitantes de Maycomb. Além disso, a cena climática do longa, passada num tribunal, entrou para a história do cinema, na qual Finch faz uma defesa apaixonada e comovente contra o preconceito, o racismo e a intolerância.
O Vento Será Tua Herança
Este drama fala sobre um professor de uma escola americana do interior, levado a julgamento por ensinar o darwinismo para seus alunos, o que era proibido pelas leis do Tennessee na época. Batalhando nos tribunais pelo futuro do professor estavam dois renomados advogados: o estudioso da Bíblia e adversário do darwinismo Matthew Brady (Fredric March) na acusação e o controverso (e inimigo de longa data de Brady) Henry Drummond, num confronto que irá opor fé e ciência.
Kramer vs. Kramer
Um dos filmes mais marcantes dos anos 1970, esse emocionante drama conta a história de Ted Kramer (Dustin Hoffman) um executivo que valoriza mais o trabalho do que a família, até que sua mulher, Joanna (Meryl Streep) decide se divorciar. Deixado para cuidar sozinho de seu filho pequeno, Billy, Ted acaba finalmente formando laços com a criança. Porém, Joanna retorna e exige de volta a guarda integral da criança. Assim, começa uma longa e difícil batalha jurídica pela custódia de Billy, onde os pontos de vista do pai e da mãe serão valorizados e confrontados. Um grande clássico, vencedor de 5 Oscars (incluindo prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e de Ator e Atriz Coadjuvante para Hoffman e Streep), e um filme essencial para quem estuda ou trabalha com Direito de Família.
As Duas Faces de um Crime
O astro Richard Gere interpreta neste suspense o rico e bem sucedido advogado Martin Vail, que adora se manter nos holofotes da mídia. Assim, logo que o arcebispo de Chicago é encontrado morto, Vail logo vê uma chance imperdível de aparecer nas manchetes novamente, e aceita representar, sem cobrar honorários, o principal suspeito do crime, o coroinha Aaron Stampler (o então novato Edward Norton, no filme que o revelou em Hollywood). Porém, este é apenas o começo de um longa repleto de tensão e reviravoltas chocantes, que irão manter o espectador tenso durante todo o longa. Logo, conforme Vail aceita investigar o caso, ele descobre que a verdade é muito mais perturbadora do que ele poderia imaginar.
Amistad
Uma das únicas incursões de Steven Spielberg, o mago por trás de obras como Tubarão, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida e E.T.: O Extraterrestre, nos filmes de tribunal foi com Amistad, um drama passado no período da escravidão nos EUA. Na trama baseada em fatos reais, um grupo de escravos a bordo se rebela e consegue tomar posse do navio negreiro La Amistad, que os levava para a América. Porém, sem saber como voltar para a África, acabam sendo enganados por dois tripulantes, que os conduzem até a costa de Connecticut, onde acabam presos e julgados pelo assassinato da tripulação. O caso toma proporções enormes, envolvendo até o presidente Martin Van Buren (Nigel Hawthorne) e a Rainha Isabella II da Espanha (Anna Paquin). Porém, é a atuação do ex-presidente americano John Quincy Adams que será decisiva para o destino dos escravos. No elenco, astros do calibre de Morgan Freeman, Matthew McConaughey e Anthony Hopkins, indicado ao Oscar por sua atuação como John Adams.
A Qualquer Preço
Este drama foi baseado na história real do advogado Jan Schlittman, aqui interpretado por John Travolta. O protagonista, inicialmente, é sócio de uma firma cujo objetivo não é vencer os casos, mas sim garantir acordos financeiros lucrativos. Porém, isto muda quando ele aceita pegar o caso de oito famílias, cujas crianças morreram por causa de duas poderosas empresas que têm despejado produtos tóxicos na água que abastece a cidade de Wooburn, Massachusetts. O caso é levado a julgamento, que se prolonga por vários anos, ao ponto de levar a firma de Schlittman à beira da falência, o que faz com que seus colegas o abandonem para cuidar sozinho do caso.
Código de Honra
Caso você esteja mais afim de ver assistir a um thriller, repleto de suspense e reviravoltas chocantes, procure por Código de Honra. Este longa é protagonizado por Chris Evans (o Capitão América dos filmes da Marvel) no papel do advogado Mike Weiss. Ele é um homem problemático, com uma vida marcada pelo abuso de drogas, ao passo em que seu parceiro Paul Dazinger (Mark Kassen, também co-diretor do filme) é um homem de família. Os dois aceitam o caso de Vicky Rogers (Vinessa Shaw), uma enfermeira que, após ser infectada pelo vírus HIV, inventou, com a ajuda de um engenheiro, uma agulha especial que se retrai em caso de introdução forçada – o que poderia salvar muitas vidas. O problema é que ninguém se dispôs a comprar a patente. Investigando o caso mais a fundo, Mike e Paul descobrem uma conspiração perturbadora, envolvendo uma poderosa companhia médica, disposta a tudo para derrotar os dois advogados nos tribunais.
Se quiser outras boas indicações, não deixe de baixar nosso e-book com 50 Filmes e 10 Séries que Todo Advogado Precisa Conhecer.
E aí, já escolheu os filmes de tribunal que você vai ver no fim de semana? Comente conosco!
Não estão no Netflix, mas são imperdiveis; “Testemunha de Acusação”, de Billy Wilder (1957); Anatomia de um Crime, de Otto Preminger (1959); Julgamento em Nuremberg, de Stanley Kramer (1961). e o maravilhoso “O Veredito”, de Sidney Lumet (1982), com a brilhante interpretação de Paul Newman.
E Demolidor cadê?
Faltou o : EU MATEI MINHA ESPOSA,AGORA PROVE!
alguém… Já assistiu?
Faltou o fantástico “Rainmaker” (O homem que fazia chover) de Francis Ford Coppola.
Faltou o Advogado do Diabo. Classico
Faltou Tempo de matar.
O título deveria ser assim: 7 Filmes para Advogados, 05 estão no Netflix.
E tem muitos outros filmes inspiradores no ramo do Direito: A Condenação, com Hilary Swank (Menina de Ouro) e conta uma história real; Advogado do Diabo, com Al Pacino; A firma, com Tom Cruise; Filadélfia, com Tom Hanks (levou o Oscar pelo papel)- antigo e chocante, mas é inspirado em fatos da vida real; e a lista é longa, e nenhum está disponível no Netflix.
O Netflix é muito bom, mas o acervo é limitado. Tem muitas opções de todos os gêneros, porém os filmes que são clássicos ou tiveram grande bilheteria ainda não estão disponíveis.
Isso mesmo
Hmm, eu acrescentaria filme “The Whole Truth” nesta lista.
O meu acervo tem mais de 160 dvds dobre advogados, tribunais e juízes, essa Netflix nem perto!
nossa 160??? busco diariamente filmes nessa segmentação e nunca encontro nada bom… seria um prazer ter esse acervo comigo, seria possivel?? obrigada!!!!!!!
Você poderia fazer uma lista do seu acervo?
Eu adoraria descobrir filmes q não assisti.
Um abraço
Gostaria muito de saber quais são esses filmes.
Obg.
Clissya Batista
Faltou o melhor!
O advogado do diabo!
Pessoal, poderiam me ajudar, procuro um filme com no qual o Robert De Niro era um advogado que ficava rondando pela cidade a procura de uma boa causa para representar, e essas causas eram sempre contra pessoas ricas contra pobres que sofreram algum mal por eles. Podem me ajudar, pois nao consigo encontrar o nome desse filme. Obrigado a todos.