4 motivos para abrir seu próprio escritório de advocacia

Com a aura da estabilidade e da segurança trazida pelos concursos, os jovens advogados que desejam abrir seu próprio escritório de advocacia são a minoria. Mas será que esse é mesmo o melhor caminho? No post de hoje enumeramos alguns dos melhores motivos para você esquecer de vez a monótona e nada garantida rotina de preparação para concursos para se dedicar a um projeto empreendedor que certamente trará bons frutos no futuro! Confira:

1- Autonomia do negócio próprio

Apesar de os escritórios de advocacia seguirem as regras de sociedades civis que tecnicamente não exercem atividade empresarial, ser dono de um escritório se traduz na plena autonomia de gerir seu próprio negócio, de implementar suas ideias e de tomar suas próprias decisões. Ter essa autonomia é, sem dúvida, muito gratificante para os profissionais da área do Direito, permitindo que os advogados tenham liberdade para captar novos clientes e atuar da maneira que entendam ser a mais adequada, caso a caso.

2- Satisfação pessoal

Via de regra, a maior parte dos escritórios de advocacia com bons administradores em nosso país trilha trajetórias de sucesso. Talvez isso se deva ao enorme volume de demanda pelo ajuizamento de ações judiciais ou à necessidade de consultorias jurídicas nos mais variados setores da economia, que nunca deixam faltar serviço a quem está realmente disposto a trabalhar duro.

Contudo, independentemente das causas desse sucesso todo, o que você deve guardar em mente é que abrir um escritório de advocacia certamente é um dos caminhos mais gratificantes para desempenhar uma atividade que trará resultados. E ter orgulho do que se faz através da satisfação dos seus clientes e da colheita dos resultados de uma boa gestão é, sem dúvida, parte essencial da realização pessoal de qualquer indivíduo.

3- Crescimento profissional

Ser um empreendedor traz para o advogado uma oportunidade de experiência profissional única, com uma carga de aprendizado muito grande. Um gestor de escritório aprende diariamente sobre negócios, gestão, liderança, marketing jurídico, retenção de clientes e muitas outras áreas.

O crescimento, tanto pessoal como profissional, vivenciado pelos gestores dos escritórios de advocacia contribui para uma experiência incomparável, que, independentemente de seu desfecho, automaticamente se torna um diferencial de currículo muito bem avaliado por empresas e analistas de RH.

4- Resultado financeiro

Sem sombra de dúvida, a recompensa financeira de se ter um escritório de advocacia autônomo é a cereja do bolo no quesito convencimento ao empreendedorismo. Lembre-se de que, além dos honorários cobrados do cliente assim que ajuíza a ação ou presta um parecer consultivo, quando uma causa é bem-sucedida, o advogado ainda recebe o chamado honorário de sucumbência, porcentagem do valor da causa que a outra parte no processo tem que pagar ao advogado vencedor. E existe ainda o natural crescimento do escritório que, tendo bons resultados, crescerá obtendo mais clientes.

Se ainda está em dúvida sobre abrir um escritório ou atuar de forma autônoma, você pode acessar o artigo Sozinho ou em grupo? Como começar seu negócio na advocacia

Deixe seu comentário aqui e compartilhe suas expectativas conosco!

 

Dê uma nota a este post
cta-diligencia

Uma resposta para “4 motivos para abrir seu próprio escritório de advocacia”

  1. Sou advogada a 4 anos os clientes que tenho são inadimplentes e está difícil atrair novos clientes, oque fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *