Para a advocacia, a internet foi revolucionária em todos os aspectos, dos eminentemente jurídicos — consultas online, processo eletrônico, etc — até mesmo a forma como tratar e prospectar clientes. O marketing digital jurídico surge como uma forma de se poder atuar na construção do nome profissional sem ferir o código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil.
Não surpreende, portanto, que o marketing digital tenha tido tanto sucesso entre os advogados, especialmente quando falamos de advogados correspondentes. Hoje, a forma mais comum de se encontrar e contratar advogados correspondentes é pela internet, por meio de sites especializados ou mesmo procurando pelo Google.
Para isso, apresentamos abaixo as 4 estratégias de marketing digital para advogados correspondentes, confira!
1. Criar o seu próprio site na internet
Uma estratégia de marketing simples de ser implementada é a criação de seu próprio site na internet. Com um site oficial, você poderá ser encontrado na internet por pessoas que estiverem buscando por um advogado – correspondente ou não – e assim captar clientes em potencial que de outra forma talvez não conhecessem os serviços prestados por seu escritório. Além disso, é possível utilizar sua página para publicar artigos jurídicos, o que é essencial para o nosso próximo item, e para reforçar a comunicação visual de seu escritório.
2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia em gerar conteúdo que interesse e engaje o público-alvo, atraindo sua atenção. Essa é uma das melhores estratégias para advogados correspondentes, pois permite não apenas criar tráfego em seu site e blog, como demonstra sua expertise.
Para utilizar essa estratégia de marketing digital é essencial ter uma plataforma de publicação, segmentar suas áreas de atuação e gerar conteúdo atrativo. Também é importante ter um bom conhecimento de SEO e CTA, formas de conseguir relevância de busca na internet e envolvimento.
3. E-mail Marketing
O uso de e-mail marketing é uma dos mais controversos no marketing digital, pela prática de Spam. Mas, considerando o Código de Ética da OAB, os advogados apenas podem enviar informações e e-mails para sua lista ativa de clientes ou interessados, portanto, a prática de spam é, desde já, vetada.
Criar um newsletter interessante, constante e que tenha conteúdo e chame a atenção é essencial para uma boa campanha de e-mail marketing. Sua lista deve ser formada por assinantes, para não correr riscos. Deve-se tomar cuidados para o newsletter não ser impessoal, frio ou distante. Unindo-se a prática do e-mail marketing com o marketing de conteúdo, é possível criar uma lista de clientes que tenham sempre seu nome em mente!
Lembre-se, com a LGPDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) é preciso pedir autorização dos usuários para o recebimento e-mails. No próprio link de cadastro a pessoa pode ter a opção de clicar em uma caixa informando sua intenção.
4. Inbound Marketing
O inbound é uma prática de marketing digital focada no relacionamento com o cliente, criando um vínculo horizontalizado, mas, ainda assim, profissional. É também uma forma de fazer networking. Para uma boa prática de inbound marketing, aconselha-se uma forte presença e uso das redes sociais, mantendo constante o fluxo de conteúdo, envolvimento e publicações. Os advogados correspondentes podem se projetar para fora com essa estratégia, criando uma carteira de clientes relevante.
Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.
Essas são algumas das estratégias de marketing digital que advogados correspondentes podem utilizar! Alguma outra que conhece ou dúvidas? Comente abaixo!
Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!
Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.