3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente

Provavelmente você já conhece as diversas vantagens relacionadas à advocacia correspondente, mas você sabe qual é a melhor maneira de contratar um advogado correspondente? Se você não conhece, clique aqui.

É importante saber quais são as principais formas de encontrar um correspondente na cidade desejada para fazer uma boa contratação e garantir que a diligência seja realizada com o maior zelo e profissionalismo possível.

Continue lendo nosso post e confira algumas dicas para encontrar advogado correspondente em qualquer lugar que precisar!

1 – Contrate um advogado correspondente por meio da OAB

Existem duas formas de entrar em contato com um correspondente jurídico por meio da OAB: encontrar alguém pelo próprio site da Ordem, ou ligar para a subseção da comarca onde você precisa de um correspondente e pedir uma indicação. Ambas as formas podem ser bastante efetivas, econômicas e interessantes, mas por motivos diferentes.

Receber por telefone uma indicação de algum funcionário da OAB é um sinal de que aquele advogado tem um bom relacionamento e reputação junto à Ordem. Além disso, normalmente trata-se de profissional já habituado a realizar muitas diligências e, portanto, já é indicado para outros escritórios.

Por outro lado, quando você pesquisa por meio do site da OAB, é possível encontrar advogados de acordo com suas especialidades — Civil, Trabalhista, Tributário etc. —, o que ajuda muito quem precisa de um serviço especializado, como uma audiência na Justiça do Trabalho.

O problema é que muitas vezes as subseções da OAB não gostam de indicar um advogado específico e os sites não estão atualizados.

2 – Peça indicação de colegas advogados

Essa é outra maneira de encontrar advogados correspondentes, porque muitos colegas de profissão já atuam há um tempo considerável com esse tipo de contratação. Escritórios de advocacia com anos de mercado e experiência costumam manter sua própria lista de contatos de correspondentes das principais cidades de atuação.

As indicações desses advogados costumam ser boas, já que se trata de profissionais que já prestaram alguma diligência e tiveram seus serviços bem avaliados. Por esse motivo, o serviço e a reputação podem ser respaldados. Assim, fica muito mais fácil checar as referências desses correspondentes, inclusive temos um artigo com algumas dicas para você: O que conferir antes de contratar um advogado correspondente.

O único problema é que nem sempre seus colegas de profissão e amigos têm algum advogado para indicar na área do Direito ou na comarca em que você precisa de serviços advocatícios. Por exemplo, pode haver indicações de advogados na comarca onde está seu processo cível, mas esses profissionais somente atuam na área trabalhista. Por isso, fica tão difícil confiar apenas nas indicações de colegas para garantir bons nomes de correspondentes para suas demandas.

3 – Faça sua busca em sites especializados

Para encontrar advogado correspondente pela internet, existem sites que são especializados em intermediar a relação entre o escritório de advocacia ou advogado que desejam contratar o serviço e o profissional interessado em prestá-lo.

Plataformas como o Juris Correspondente possuem uma vasta base de dados. Nelas, advogados correspondentes se cadastram, incluem suas especialidades, formação acadêmica, comarca onde realizam seus serviços e o que mais otimiza a procura: quais diligências estão dispostos a fazer e sua área de atuação, entre outras informações imprescindíveis na hora de contratar um correspondente.

A consulta por advogados é gratuita, o que também já ajuda a diminuir os gastos do escritório, porque nem mesmo uma ligação interurbana é necessária. Além disso, é uma maneira muito mais rápida e eficiente de buscar correspondentes, já que você economiza seu tempo precioso de trabalho e não há a necessidade de o escritório fazer um cadastro, pois basta acessar o site e selecionar a cidade e o tipo de diligência para encontrar o correspondente.

Enfim, é uma ótima maneira de encontrar o profissional que você deseja e precisa com facilidade e segurança.

Como encontrar o advogado correspondente ideal em uma plataforma especializada

Para encontrar o melhor advogado correspondente em uma plataforma digital, siga este passo a passo:

Opte por um site especializado que seja de confiança

Não são poucos os sites que oferecem o serviço de conectar correspondentes jurídicos aos que precisam contratá-los. No entanto, para contratar um bom advogado correspondente, o primeiro passo é escolher um site que seja confiável.

Alguns indicadores podem ser levados em consideração nessa escolha, como o tempo em que o site está em funcionamento, o número de cidades atendidas e, também, o número de profissionais cadastrados como correspondentes. Isso porque os bons advogados têm o cuidado de se cadastrarem em plataformas sérias e comprometidas com a qualidade.

Por isso, outra dica é pesquisar reclamações contra determinadas plataformas em sites de busca e sempre contar com indicações de outros colegas de profissão.

Verifique as informações dos correspondentes disponibilizadas pelo site especializado

Confiar o trabalho de seu escritório a um profissional com quem você nunca teve contato é difícil, por isso algumas medidas precisam ser observadas antes de fechar a contratação. Uma dessas medidas é tentar conhecer melhor o advogado, e isso pode ser feito por meio da própria plataforma.

Nesse sentido, dê preferência aos sites que oferecem informações sobre os correspondentes jurídicos, como instituição de formação, área de atuação e recomendações, ou seja, um verdadeiro minicurrículo do profissional. Quanto mais informações sobre a pessoa a ser contratada, maiores as chances de a diligência ser bem prestada.

Cheque a metodologia de trabalho da plataforma

Como citado anteriormente, são muitos os sites que oferecem o serviço de conectar correspondentes aos escritórios que precisam de diligência em comarca distinta de onde atuam. No entanto, nem todos contam com uma boa metodologia de trabalho. Por isso, antes de escolher a plataforma, é interessante entender como ela funciona e se atende bem o seu escritório.

Uma boa metodologia tende a ser aquela que permite um bom refinamento nos processos de busca do correspondente, permitindo selecionar, além da cidade onde o serviço deve ser prestado, dados como o tipo de demanda jurídica, a matéria e o prazo máximo para o seu cumprimento. Esse refinamento de pesquisa permite que se encontre o advogado mais qualificado especificamente de acordo com o serviço jurídico a ser prestado.

Dessa forma, encontrar advogado correspondente não é tão difícil, porém, para encontrar um profissional bem capacitado, devem ser observadas as dicas que acabamos de apresentar a você.

O Juris Correspondente é a melhor plataforma para encontrar o correspondente jurídico em inúmeras cidades do Brasil, pois, além de ser confiável, rápida e eficiente, conta com boa metodologia de trabalho e reúne os melhores profissionais do Direito.

Gostou do post e deseja se cadastrar para atuar como correspondente jurídico ou selecionar um profissional para prestar esse serviço para o seu escritório? Então acesse nosso site agora mesmo!

 

Dê uma nota a este post

4 respostas para “3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente”

    1. Olá, Doutores Sampaio & Mariz, agradecemos os elogios! Por favor, contem conosco para sempre entregarmos o melhor conteúdo jurídico para advogados, estudantes e escritórios.

  1. Preciso contratar um advogado em Manaus para distribuir uma Ação de Cobrança. Necessito apenas para isso.

    Fico no aguardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *