Vida de recém-formado: saiba quais são as áreas jurídicas com mais demanda por novos profissionais

Durante a faculdade, você tem contato com diversas áreas para guiar a sua especialização. Contudo, além da afinidade, é preciso estar atento também às oportunidades que o mercado oferece: desta forma, é possível garantir uma maior probabilidade de conquistar o seu primeiro emprego após a prova da Ordem (OAB). Para ajudá-lo nesta difícil decisão na vida de qualquer recém-formado, selecionamos as áreas jurídicas com mais demanda por novos profissionais no mercado atual. Com essas informações, você poderá ponderar os prós e contras de suas opções e, assim, conquistar mais rapidamente o sucesso na sua carreira. Confira!

Direito ambiental

O profissional que optar por se especializar e seguir carreira no Direito Ambiental tem um vasto campo de atuação, principalmente na Indústria, devido às rígidas leis que regem a área. O profissional além de trabalhar diretamente defendendo o meio ambiente , também atuará de forma preventiva e estratégica para que empresas diminuam os riscos e prejuízos que suas atividades podem gerar. Além disso, a área Ambiental, por sua amplitude, demanda que o profissional também tenha gosto por outras áreas do Direito, como o Direito Administrativo, Constitucional, Penal, Civil, Processual e do Trabalho. Versatilidade, aqui, é palavra de ordem!

Direito da Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) evolui constante e rapidamente. Com a ascensão da Internet no mercado, novos crimes digitais surgem a cada dia e, por isso, cresce também a demanda por profissionais atuantes nesta área do Direito, também conhecida como Direito Digital ou Direito da Informática.

Apesar de a legislação neste campo ainda ser precária e o acompanhamento jurídico das evoluções tecnológicas ser lento, um amplo mercado surge para profissionais que preferem a agitação de um campo com mudanças constantes, que interferem em aspectos sociais, políticos e até mesmo econômicos.

Para aprofundar mais sobre o assunto, não deixe de conferir o artigo: Você sabe o que é Direito Digital?

mini_banner_advogado_recem_formado

Direito Imobiliário

Tendo suas raízes no Direito de Propriedade, o Direito Imobiliário tem uma crescente demanda de mercado devido ao desenvolvimento econômico e social do país. Nesta especialidade do ramo do Direito privado, o profissional se envolve com locação, compra e venda de imóveis, bem como as questões ligadas ao condomínio, financiamento de propriedades e usucapião.

Para se aprofundar mais sobre nessa área, basta acessar o Guia completo sobre direito imobiliário.

Direito da Propriedade Intelectual

Apesar de antigo, o Direito de Propriedade Intelectual, que lida com direitos autorais, protegendo-os e defendendo-os, é um segmento bastante promissor no mercado de hoje. Devido às questões digitais, onde toda e qualquer pessoa pode inserir informações na rede mundial de computadores, é natural que esta área ganhe cada vez mais destaque. É importante acrescentar que a falta de profissionais especializados no ramo gera uma grande oportunidade de mercado para os recém-formados. Fique atento!

Direito Tributário

Área bastante tradicional, o Direito Tributário é sempre citado como um dos campos nos quais mais faltam profissionais especializados. Geralmente, além da especialização em si, é recomendado a estes profissionais que busquem entendimento específico e aprofundado também na área de contabilidade e, por isso, é muito importante que o aspirante ao segmento tenha afinidade com os números e também com as burocracias fiscais e tributárias específicas de cada mercado.

E você, já sabe em que a área irá atuar? Já considerou alguma desses segmentos em alta no mercado? Sempre vale a pena ressaltar que ser um advogado correspondente é uma excelente alternativa para quem está começando a investir na construção da sua carreira na área de Direito.

Unem-se às áreas do Direito mais bem pagas outras diversas surgidas com a evolução da sociedade. O Direito, afinal, está passando por grandes mudanças proporcionadas principalmente pelas inovações digitais e para você se aprimorar na Era do Direito 4.0, não deixe de aprender diversas novas habilidades em nosso curso Ganhe dinheiro na nova era do direito.

Deixe seu comentário abaixo para entrar em contato conosco e comece a trilhar agora um caminho profissional de sucesso!

cta-ebook-recem-formado

Dê uma nota a este post

24 respostas para “Vida de recém-formado: saiba quais são as áreas jurídicas com mais demanda por novos profissionais”

  1. Realmente, muitas dúvidas nos cercam quando da conclusão do curso e com a aprovação no exame de ordem!

    1. Boa noite Lucas, tudo bem?

      Esperamos ter contribuído para o esclarecimento de algumas dúvidas!

      Obrigado!

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

    1. Boa tarde Paulo, tudo bem?

      A área de Direito Civil é boa pois está muito ligada aos problemas cotidianos de pessoas físicas e jurídicas.

      A área de Direito Penal é boa pois não está sujeita às crises do mercado.

      A área de Direito Trabalhista é boa porque as ações são resolvidas mais rapidamente e consequentemente você amplia a sua possibilidade de captar mais clientes!

      Uma dica importante: procure uma área que você tenha afinidade, assim fica muito mais fácil para estudar, atuar e captar clientes.

      Obrigado pela leitura e comentários!

      Continue acessando o Blog Juris Correspondente!

      Estamos à disposição.

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

  2. Concluo meu curso final do ano, muito boa a postagem porém gostaria de saber como se encontra no mercado a área de atuação criminal?

    1. Boa tarde Rodrigo, tudo bem?

      A área criminal é sempre muito boa, pois não está sujeita às crises do mercado.

      Continue acompanhando o Blog Juris Correspondente!

      Obrigado.

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Juris Correspondente

  3. Olá,
    Acabo de passar no exame da ordem, porém não estagiei em escritório de advocacia. Penso em abrir meu escritório, gostaria de dicas dos Doutores para essa nova jornada. Obrigada !

    1. Olá, Denise.
      Procure se associar a advogados que já estejam atuando há algum tempo.
      Se não tiver, sugiro que antes de montar sua própria banca adquira experiência trabalhando como empregada para outro profissional.
      Caso seja empreendedora e não queira se submeter à um chefe, sugiro a busca pelo Sebrae para saber como administrar seu próprio negócio.
      Se morar em São Paulo, o Governo Estadual tem programas de incentivo a pequenos empreendedores e é bom conhecer.
      Espero ter contribuído para o seu sucesso.

  4. Primeiramente Parabéns pelo Blog! Tenho minha colação de grau previsto para o primeiro semestre 2015, ocorre que já sou graduado em Biologia, adoro a área penal e ambiental. Entretanto, ainda penso como ambientalista, e isto entra de certa forma em conflito com os interesses dos eventuais clientes. No seu entender, devo optar pela área penal, ao invés ambiental?

    1. Boa tarde Dr. Luiz Antonio, tudo bem?

      Direito Ambiental e Direito Penal são áreas correlatas. No nosso entender você deve optar pelas duas áreas!

      Como consultor jurídico de uma empresa de mineração, por exemplo, você pode equilibrar os interesses da empresa com a preservação do meio ambiente!

      O importante é sempre procurarmos trabalhar com o que gostamos. A interdisciplinaridade é bem mais frequente do que imaginamos.

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Juris

  5. Primeiramente Parabéns pelo Blog! Tenho minha colação de grau previsto para o primeiro semestre 2015, mais já passei no Exame da Ordem, ocorre que já sou graduado em Biologia, adoro a área penal e ambiental. Entretanto, ainda penso como ambientalista, e isto entra de certa forma em conflito com os interesses dos eventuais clientes. No seu entender, devo optar pela área penal, ao invés ambiental?

    1. Boa tarde Dr. Luiz Antonio, tudo bem?

      Direito Ambiental e Direito Penal são áreas correlatas. No nosso entender você deve optar pelas duas áreas!

      Como consultor jurídico de uma empresa de mineração, por exemplo, você pode equilibrar os interesses da empresa com a preservação do meio ambiente!

      O importante é sempre procurarmos trabalhar com o que gostamos. A interdisciplinaridade é bem mais frequente do que imaginamos.

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Juris

  6. Bom dia , sou estudante de Direito e formarei daqui a 2 anos e meio, e sou apaixonada pelo curso, sempre procuro estudar e informa-me o máximo que puder, apesar de trabalhar com Administração 9 horas pro dia. Pretendo daqui alguns meses largar a profissão atual para engajar-me na Advocacia, mas ando com dúvidas em que área seguir, já que gosto muito de Penal, trabalhista e Previdenciário e fora outras áreas que também me extingam, mas de uns meses para cá, fiquei meio decepcionada com as remunerações ínfimas que alguns advogados vem recebendo. Gostaria de saber se isso é generalizado? E por que isso vem acontecendo?

    1. Boa tarde Dra. Michelle, tudo bem?

      Acreditamos que todas as profissões tem seus desafios e com a advocacia não é diferente!

      O profissional que estuda, se prepara, corre atrás e rala não enfrenta crises! Acredite, tudo será fruto do seu próprio esforço, não se desanime!

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Juris

  7. Bom dia , sou estudante de Direito e formarei daqui a 2 anos e meio, e sou apaixonada pelo curso, sempre procuro estudar e informa-me o máximo que puder, apesar de trabalhar com Administração 9 horas pro dia. Pretendo daqui alguns meses largar a profissão atual para engajar-me na Advocacia, mas ando com dúvidas em que área seguir, já que gosto muito de Penal, trabalhista e Previdenciário e fora outras áreas que também me instigam, mas de uns meses para cá, fiquei meio decepcionada com as remunerações ínfimas que alguns advogados vem recebendo. Gostaria de saber se isso é generalizado? E por que isso vem acontecendo?

    1. Boa tarde Dra. Michelle, tudo bem?

      Acreditamos que todas as profissões tem seus desafios e com a advocacia não é diferente!

      O profissional que estuda, se prepara, corre atrás e rala não enfrenta crises! Acredite, tudo será fruto do seu próprio esforço, não se desanime!

      Abraços!

      Att.,

      Equipe Juris

  8. Bom dia!!!! Parabéns pelo blog. Sou recém graduada e já peguei minha credencial na OAB semana passada, porém, estou querendo montar meu escritório, mas não tive a oportunidade de estagiar durante o curso, aqui na minha cidade é difícil encontrar emprego na área jurídica que pague o que é justo. Gostaria de saber quais os risco que eu corro em montar meu escritório agora.

  9. Boa noite,

    Tenho interesse em fazer minha monografia no segmento de uma das áreas citadas, Direito da Tecnologia da Informação. Como me formo ainda esse ano preciso de algumas referências bibliográficas para poder fazer este trabalho, sabe me informar, por gentileza, onde as consigo?

    Grata,

    Marcela Eliezer.

  10. Boa Tarde

    Vocês estão de parabéns, o conteúdo deste blog é magnífico.

    Sou graduando em Direito, pretendo me especializar em direito tributário, gostaria de maiores informações de mercado nesta área.

    Sds,

    José Ângelo

  11. Olá! Parabéns pelo blog, é muito interessante. Concluo o curso de Direito ano em 2016, já sou graduado na área de informática e atuo na mesma, não tive oportunidade de estagiar, fora os estágios obrigatórios da universidade. Penso em fazer o exame da OAB para Direito Empresarial, por gostar da área, porém gosto bastante de Direito de Família. Gostaria de me especializar em uma área que me permitisse aproveitar os conhecimentos da minha outra formação. O que sugeririam? Empresarial ou Família? Grato.

  12. Boa noite. Gostaria de saber se a area da Justiça Desportiva, seria uma boa opção para se especializar e atuar futuramente, pois sempre tive o desejo de atuar nesta area, mas tenho receio de estar equivocado e nao estar tomando a decisão mais correta. Poderiam me dar uma aconselhamento? Obrigado

  13. Eu gostaria de saber sobre Direito Penal, pois é uma área sobre a qual ninguém praticamente fala, e eu tenho alguma experiência nela por ter estagiado em gabinete. Sinto que é o que eu quero fazer, e não acho por aí muitos escritórios. Quando eu trabalhei no gabinete, tinham apenas alguns advogados (sempre os mesmos) que praticamente detinham o monopólio dos casos criminais, não sei se é assim em todos os lugares, se há mercado de maneira geral. Se vocês puderem sanar a minha dúvida agradeço

  14. Olá, boa tarde!
    Sou advogado, recém formado, mas ainda estou em dúvida em qual área me especializar.
    Tenho afinidade com Direito Penal e Execução Penal, áreas que estagiei e que tirava as melhores notas na faculdade. Recentemente estou atuando na área de direito imobiliário e tem me despertado bastante interesse na área, também tenho interesse na área de direito digital, principalmente na parte dos crimes digitais, estou em dúvida em qual área devo me especializar, se tiverem uma sugestão ficarei muito grato. Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *