As tecnologias se modernizam a todo instante: isso tem impacto direto nas relações pessoais, mas também, evidentemente, nos artifícios e conexões profissionais. As ferramentas usadas para a comunicação interpessoal alcançaram um novo parâmetro com o acesso cada vez mais popular da Internet, o que fez com que corporações e profissionais dos mais diversos ramos passassem a aproveitar toda a potencialidade da rede mundial de computadores para divulgar seus serviços e produtos, além de estreitar laços comerciais e favorecer o networking.
No nosso artigo Presença digital: saiba por que ela é essencial para seu escritório de advocacia , conferimos sobre a grande importância da presença digital para os escritórios de advocacia. No post de hoje, vamos tratar de uma das ferramentas fundamentais para promover a interação com o público e consolidar a marca de um negócio na web: as mídias sociais. Acompanhe e descubra como usar estas redes como verdadeiras aliadas do seu escritório!
Aproveitando os benefícios da Internet
Com o campo jurídico, não foi diferente – a Internet chegou para oferecer vários benefícios, desde a otimização da pesquisa de jurisprudência e busca de artigos científicos de teor jurídico em revistas virtuais especializadas, a utilização de e-mails para conversar rapidamente com clientes e tribunais até algumas vantagens ainda em fase de instalação e teste, como o processo eletrônico. Muita gente da área, no entanto, ainda não consegue nem visualizar todo o potencial a ser usufruído.
É neste contexto que as redes sociais, como Facebook, Orkut, Twitter e LinkedIn, por exemplo, se inserem como mais um recurso importante que, se aproveitado da forma correta, atua como um eficiente canal de informação, comunicação e marketing direto (ou indireto) com as pessoas. Você sabe usar as redes sociais a favor de seu escritório?
Descobrindo o que as redes sociais têm a oferecer
A primeira coisa a ser feita é tentar descobrir onde está o seu público-alvo, ou seja, em quais das redes sociais os parceiros e os clientes em potencial do seu escritório estão mais atuantes. Também é muito conveniente que você goste do ambiente virtual onde vai interagir com as pessoas e esteja familiarizado com as funcionalidades e ações dentro da rede social. É importante não demorar, desta forma, para aprender as utilidades que uma rede social específica proporciona.
O Facebook, por exemplo, é interessante porque oferece muito potencial de interação entre os usuários, além de permitir o uso de textos, imagens e vídeos. No Orkut, rede social que perdeu em inscritos, mas permanece em operações, as comunidades são mais dinâmicas para discussões e trocas de informações. O LinkedIn é muito voltado para o networking amplo e a divulgação de currículos, e o Google+ oferece estratégias interessantes, como os Hangouts, que se tratam de videoconferências que podem ser feitas ao vivo com diversas pessoas, gravadas e depois enviadas por e-mail ou pelo Youtube.
Potencializando o uso das redes sociais
Após definir as redes sociais de que se vai participar (lembrando que é importante optar por aquelas nas quais parceiros e público-alvo mais marcam presença), chegou a hora de estabelecer o tipo de conteúdo a ser publicado em nome de seu escritório. Uma estratégia de conteúdo é importantíssima para promover o engajamento dos usuários e definir o negócio como autoridade em determinado assunto. Neste sentido, vale não reproduzir simplesmente os materiais encontrados em outros locais na Internet, mas procurar criar algo original e relevante para as pessoas com quem se vai interagir.
Com este intuito de oferecer informações que sejam realmente valiosas para seu público, pesquise quais são suas dúvidas e problemas mais pertinentes e ofereça soluções que sejam criativas, informativas e esclarecedoras. No entanto, não exagere nas opiniões pessoais e procure fugir de posicionamentos que possam gerar controvérsias e polêmicas. Relacione-se atentamente com os usuários e responda as questões e dúvidas que forem publicadas em sua página da forma mais completa e rápida possível. De fato, de nada adianta marcar presença em inúmeras mídias sociais se não houver dedicação, feedback e cuidado com a interação, deixando o espaço virtual “às moscas”: é importante manter uma periodicidade de postagem de conteúdo, além de responder sempre às diversas interações do público, ainda que sejam negativas.
Atualmente, as redes sociais são um importante suporte para fazer com que seu escritório e suas atividades se tornem muito mais conhecidos e respeitados. Do mesmo modo que seus futuros clientes estão espalhados por aí no mundo real, também estão camuflados no mundo virtual. Através das redes sociais, eles podem ser facilmente contatados – você já parou para pensar sobre isso?
Diante do advento inegável da web e sua presença cada vez mais determinante no meio corporativo, empresas de todos os segmentos têm se reinventado para tornarem-se autoridades nas redes sociais, construindo uma boa reputação e prospectando novos clientes.
Além disso, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.
E você, o que está esperando para inserir seu escritório de advocacia nesta realidade?