Uma das características mais marcantes das sociedades modernas de advogados é a preocupação com a boa gestão do escritório. Isso significa otimizar a utilização de recursos financeiros e humanos de modo a zelar pelo patrimônio do cliente e oferecer um serviço cada vez mais competitivo ao mercado. Afinal de contas, sabemos muito bem que o trabalho do advogado deve prezar não somente pela qualidade do serviço, mas também pela moderação na cobrança dos honorários, certo?
No caso dos escritórios formados por profissionais liberais, como é o caso dos advogados, pequenas despesas supérfluas, desnecessárias ou redundantes vão se somando ao longo do mês e podem fazer toda a diferença no longo prazo! Com isso em mente, abordaremos ao longo deste artigo alguns dos clássicos ralos de dinheiro presentes no dia a dia dos escritórios de advocacia e como evitar essas armadilhas. Então confira:
1 – Produtividade deficiente
Geralmente, empresas e grandes corporações conseguem obter bons resultados mesmo com um ou outro funcionário apresentando uma performance abaixo da esperada, não é verdade? Mas escritórios de advocacia, especialmente os menores, dependem muito mais de cada um de seus colaboradores, podendo ter sérios problemas financeiros caso esse tipo de situação ocorra. Assim, monitorar de perto o rendimento tanto de funcionários administrativos como de advogados associados é extremamente importante para implementar ações corretivas o mais rapidamente possível, redistribuindo cargos e funções ou, até mesmo, dispensando colaboradores que não se encaixem no perfil desejado.
2 – Desconhecimento do potencial
Antes de tomar medidas drásticas, como redesenhar todo o quadro de funcionários do escritório ou demitir colaboradores improdutivos, é preciso ter um contato pessoal com cada um. Isso é importante para que se consiga enxergar a situação através de seu ponto de vista. Já pensou, por exemplo, que a produtividade de um advogado pode estar em baixa porque ele está com uma carga de trabalho muito grande ou porque está realizando um trabalho muito aquém de seu potencial? No melhor dos mundos, o ideal é alocar cada colaborador para trabalhar com aquilo para que tem vocação, constantemente os desafiando com tarefas novas e casos peculiares para manter sua motivação.
3 – Falta de apoio
Alguns escritórios acabam gastando muito com passagens, diárias de hospedagem e alimentação de advogados que se ausentam da sede para realizar audiências ou outras diligências processuais secundárias. Com relação a essas tarefas simples — como obter cópia dos autos e protocolar petições no fórum, por exemplo — muitos escritórios já descobriram o segredo para a economia: contratar os serviços de advogados correspondentes. Isso faz com que os advogados membros da equipe do escritório possam dedicar seu tempo a tarefas mais relevantes, sem se ausentar da sede e perder tempo com deslocamentos desnecessários.
Para não errar na hora de contratar um advogado correspondente, não deixe de ler nosso artigo com 3 dicas para encontrar um bom advogado correspondente.
Vale lembrar que houve uma série de modificações processuais ao longo dos últimos anos, todas com a intenção de adaptar a prestação do serviço jurisdicional às novas necessidades da população brasileira, aumentando o acesso à justiça e dando celeridade na apreciação das demandas — grandes exemplos disso são a reforma do judiciário, o Código de Defesa do Consumidor e o novo Código de Processo Civil. Essas mudanças são, sem dúvida, bem animadoras, mas é preciso que os escritórios se adaptem a essa nova dinâmica, o que passa pela reestruturação de pessoal e pela terceirização de mão de obra, principalmente no que diz respeito às atividades de apoio realizadas pelo advogado correspondente.
Além disso, se você quiser maximizar o seu lucro e reduzir seus gastos não pode deixar de conferir o Guia de redução de custos para escritórios de advocacia.
Agora comente aqui e nos conte se você já conseguiu identificar alguma dessas falhas em seu escritório! O que pretende fazer para mudar essa realidade? Compartilhe suas experiências e expectativas conosco!