Muitos profissionais da área do Direito atuam em repartições públicas. No entanto essa não é a maioria. Grande parte exerce a atividade de modo autônomo, montam um escritório ou são colaboradores em empresas. Então, se você está nesta grande parte, precisa saber como divulgar o seu trabalho e ter sucesso na prospecção de novos clientes.
Sabemos que, independente da sua especialidade, o advogado precisa conseguir chegar até o interessado e mostrar que possui estrutura e habilidade para conduzir um processo para esse indivíduo.
Sendo assim, quando falamos em alcançar pessoas e atrair clientes, não podemos deixar de considerar a representatividade das redes sociais. Mais do que isso: não podemos deixar de mencionar o Instagram como a ferramenta mais poderosa para essa aproximação e relacionamento. Outro ponto importante é que, se você ainda não tem um perfil para você ou para o seu negócio, está perdendo grandes oportunidades!
Mas, não se desespere. Fizemos este artigo para você que ainda não tem um perfil ou que tem, mas sem sucesso. Veja agora quais são as 5 ações para que qualquer perfil de Instagram para advogados tenha sucesso e comece a captar clientes agora mesmo!
O por quê de estar no Instagram
Primeiro devemos explicar a você por que deve estar no Instagram, principalmente porque, com tanta vulnerabilidade, é comum que um advogado tenha receio de se exporem nas redes sociais. Também porque parece ser um meio totalmente informal, o oposto do que o Direito impõe. Mas, vamos deixar esses estereótipos de lado e vamos falar sobre o potencial desta mídia para negócios.
Devemos considerar que esta é uma rede bastante “povoada” e, se você ainda não tem um perfil, precisa repensar a ideia. Para dar mais embasamento ao que estamos dizendo, em junho de 2018, a rede chegou a 1 bilhão de usuários, sendo que mais de 80% deles interage com alguma conta comercial diariamente. Esses são dados que nos fazem garantir que seu cliente, com certeza, está usando essa rede e, provavelmente, seu concorrente também.
Outra questão importante a considerarmos, é o potencial de engajamento que ultrapassou em 10 vezes do Facebook e 84 vezes do Twitter. Não dá para dizer que é uma rede social como as outras, não é mesmo?
Mesmo com todos esses números a favor, é preciso saber como se expor e o que fazer para atrair não somente seguidores e curtidas, mas engajamento qualificado e clientes. Veja no tópico a seguir o que precisa ser feito.
5 ações de sucesso de Instagram para advogados
Vejamos, então, quais são as dicas para obter mais sucesso pelo Instagram.
1. Utilize o stories
Em maio de 2018, o Instagram alcançou uma marca de 300 milhões de usuários ativos por dia nos stories. Mas, mesmo que você não tenha muitos seguidores, ainda, eles podem alcançar muitas pessoas se você usar recursos, como as hashtags e localizadores.
Poderá, também, obter mais engajamento, ao usar as enquetes, o emoji slider e a pergunta. Esse último, ideal para estimular seus seguidores a perguntarem mais sobre sua área.
2. Use o nome da sua área
Se você é especializado em Direito Trabalhista, exponha isso em seu perfil a fim de otimiza-lo. Use no seu nome, por exemplo: João Abreu Advogado Trabalhista. Assim, se as pessoas pesquisarem pelo tema na rede, irão visualizar o seu perfil entre os primeiros resultados.
Além disso, é importante reforçar que seus conteúdos e dicas precisam estar sempre voltados para essa área e assuntos relacionados. Atraia seguidores qualificados, pelo interesse em seu conteúdo. Assim, torna-se mais possível convertê-los em clientes.
3. Interaja com seus seguidores
Os seguidores que fazem comentários em suas publicações desejam resposta. Então, esforce-se para responder a todos que deixarem algum questionamento, opinião, elogio ou crítica. Isso, além de mostrar que há algum profissional atento às interações, disposto a ajudar de fato, ainda transmite credibilidade.
Não é porque trata-se de um ambiente virtual, que as pessoas devam ser ignoradas. Elas esperam retorno tanto quanto outras que se comunicaram por outros meios.
4. Produza conteúdo
Sempre movimente o seu Instagram com conteúdo útil e interessante, que vá proporcionar engajamento entre seu público. Então, lembre-se de sempre focar na sua área de especialidade e esforce-se para apresentar conteúdo que eduque o seu mercado, que ensine coisas novas e que seja interessante.
O engajamento é uma das métricas mais importantes. Quanto mais engajamento, mais alcance suas publicações terão entre seus seguidores. Se eles marcarem usuários que não te seguem, essa publicação será ainda mais abrangente.
5. Use uma ferramenta de automação
Com todas as dicas que citamos até agora, você deve estar se perguntando se terá tempo para tudo isso, não é mesmo? Há formas de profissionalizar a sua gestão, otimizando o seu tempo e potencializando o seu resultado. A melhor delas é usar uma ferramenta de automação no Instagram.
Isso significa que, para agir de maneira estratégica, você não precisará gastar horas do seu dia com o Instagram. Basta usar uma ferramenta para fazer o trabalho operacional de interagir e atrair seguidores e de publicar nos melhores horários, independente de onde você estiver.
Podemos concluir este artigo reforçando que, para ter um perfil de sucesso no Instagram para advogados, é preciso ter alcance e engajamento. Este segundo, será possível somente se alcançar usuários qualificados e produzir conteúdos de qualidade.
Além disso, o mais importante é que é preciso ter a consciência de que estar no Instagram é necessário para alcançar as pessoas que precisam da sua ajuda profissional e que se interessam pelo seu trabalho. Então, se você quiser maximizar a sua visibilidade e suas estratégias de marketing, não deixe de conferir O Guia Completo de Estratégias de Marketing Jurídico para sua carreira e/ou escritório.
Você já está no Instagram? Tem seguido alguma das dicas acima? Comente!
Obrigada por compartilhar este artigo!!!
Também agradeço pelo compartilhamento e pela ampliação da consciência da importância dessa ferramenta de divulgação de trabalho!
Muito boa a matéria, porém, não esquecendo da ética, divulgar é preciso, mas com ética.
Dicas interessantes, exceto a de automação. Hoje em dia usar automação é punição e banimento na certa
Excelente texto!
Muito útil e iluminador.
Obrigado!
Olá Sidney!
Ficamos felizes que tenha gostado do texto! 🙂
Continue acessando o Blog do Juris, sempre temos conteúdos relevantes para todos da área jurídica!
Olá Marcus, tudo bem?
Muito obrigada pelas sugestões. Serão muito úteis em nossa revisão do texto.
Abraços!
Aqui é a Maria Clara, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Olá Maria Clara, ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo! Continue acompanhando para mais informações e dicas relevantes! 🙂
Boa a dica obrigado encontrei estou indiciando gostaria de
saber se existe alguns pacote prontos